Soluções digitais potencializam a conexão entre empresas e clientes

45,7% das empresas brasileiras estão implementando estratégias de transformação digital

Segundo a pesquisa da Sambatech, 45,7% das empresas brasileiras estão implementando estratégias de transformação digital, enquanto 30,5% estão em fase de desenvolvimento de ao menos uma estratégia. Um cenário que confirma o avanço das empresas brasileiras para a reinvenção, principalmente com relação a oferta de experiências diferenciadas com o objetivo de atrair e fidelizar potenciais clientes.

            Para o coordenador de tecnologias do Sebrae, Vinicius Galindo de Mello, o varejo, negócios e demais segmentos têm buscado cada vez mais um posicionamento de destaque para suas marcas. “Soluções digitais são todas as ferramentas e estratégias que fazem da adoção da tecnologia uma forma de inovação e aprimoramento de processos internos e externos das empresas. Elas são consequências da transformação digital, que trouxe ao mundo tecnologias disruptivas como softwares, aparelhos, aplicativos e outras que ajudam a conectar pessoas, empresas e atividades”.

Vinicius explica que a transformação digital e a mudança no comportamento dos consumidores exigiram que as empresas busquem alternativas igualmente disruptivas para alcançar seus consumidores, que vão desde uma presença digital marcante, até soluções inovadoras. “Criar algo novo e diferente precisa ocupar boa parte das estratégias de marketing e endomarketing, sendo que quanto mais rápida a conexão, maiores são as oportunidades de interação e efetivação do potencial da marca. Nesse processo, tanto colaboradores como consumidores e clientes precisam visualizar de forma clara e transparente quais são os objetivos da empresa, sendo que as ferramentas digitais irão estimular a confiabilidade”, explica.

            Importante destacar que num mundo cada vez mais digital, a mudança de mentalidade faz toda a diferença, sendo que as empresas que buscam se destacar, precisam entender que a tecnologia é um investimento para o futuro e não uma despesa. “A aproximação do público com a marca é fundamental para o processo de fidelização. Quando falamos da prestação de serviços isso é ainda mais impactante. Com isso é importante emitir sinais que mantenham os visitantes interessados, estimulando ações que possibilitem a conversão de leads. Com a combinação inteligente de conteúdo e dispositivos digitais, é possível impactar e criar uma imagem positiva na memória do público, além de fortalecer a presença digital e a relevância nos buscadores de pesquisas como o Google. Além disso, explorar as opções omnichannel e promover a integração de ambientes físicos com digitais, pode fortalecer muito as estratégias”, finaliza.

Na busca de ajudar as empresas de serviços a conquistarem ainda mais clientes, Vinícius destaca algumas soluções:

Inteligência Artificial: estratégia de solução digital fundamental para automatização de processos simples e corriqueiros, que ajuda a proporcionar mais agilidade e produtividade em diversos setores.

Marketing digital: fundamental para qualquer empresa que queira conquistar e fidelizar potenciais clientes, consiste em uma gama de estratégias que reforçam a presença digital, tendo como base métricas específicas para atingir o público desejado.

Investimento em tecnologia mobile: smartphones são os aparelhos mais utilizados no mundo, portanto investir em tecnologias mobile personalizadas é cada vez mais relevante.

Consultoria digital: visa resolver problemas e encontrar soluções por meio de um olhar profissional da situação atual da empresa, seus desejos e necessidades. Além disso, é uma terceirização que ajuda a tirar dos gestores o peso da responsabilidade, tornando-os mais produtivos.

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