Adotar práticas inclusivas também faz diferença no mundo da web e um plug-in está transformando, literalmente, a forma como muitas pessoas estão utilizando os sites. O Purple-Lens é um plugin criado para páginas se tornarem acessíveis, por tecnologia assistiva, para pessoas com diversos tipos de deficiência como visão prejudicada, daltonismo, epilepsia ou dificuldades motoras. Uma vez instalado, a novidade consegue modificar qualquer site para todas as pessoas permanecerem navegando sem problemas de acesso aos conteúdos. Esta tecnologia israelense vem ao encontro da tendência pela acessibilidade da web, que está se tornando um dos fatores mais importantes para alcançar melhores posicionamentos de SEO nos buscadores. Além disso, aumenta consideravelmente as vendas através da internet depende da qualidade do que está na arquitetura do site. A acessibilidade tem relação com a satisfação do consumidor na web, na visão de Boby Vendramin, Diretor de Marketing e Mídia LATAM da Purple Lens: “Por definição, acessibilidade refere-se à possibilidade de qualquer pessoa conseguir usar ou acessar um produto. O fato da pessoa não ter acesso ao site ou algum tipo de solução, com certeza traz insatisfação”.
A falta de acessibilidade web em uma página é a maior causa de abandono na web se estivermos falando de pessoas com deficiência, como exemplifica Vendramin: “Uma pessoa cega, por exemplo, recorre a um leitor de tela para poder navegar na web. Se a página que este usuário está visitando é composta apenas por imagens, e caso essas imagens não estejam acompanhadas por uma descrição, está completamente inacessível para ela. Isso causaria um abandono já que o leitor interpretaria a página como vazia”.
Como a acessibilidade melhora a experiência? Sites acessíveis para qualquer pessoa com certo grau de deficiência resulta em três ganhos principais:
- Eficiência: o usuário satisfaz a necessidade de sua busca;
- Eficácia: o usuário consegue rapidamente atingir seu objetivo;
- Satisfação: o usuário se sentiu incluído na sociedade ao navegar no site.
“É uma das características fundamentais para que os usuários visitem tranquilamente um site e retornem ao endereço novamente, aprimorando assim a estratégia de marketing digital da empresa” completa Vendramin.