Expansão de franquias impulsiona abertura de novos malls no Brasil

O mercado brasileiro de franquias vive um momento de forte expansão com o melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos. Nos primeiros três meses de 2024, o setor teve um faturamento superior a R$ 60,5 milhões, o que representa um crescimento de 19,1% em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior. Nesse período, houve um acréscimo de 7.473 operações de franchising no país, totalizando 191.376 operações. O principal destaque foi o ramo de alimentos, que teve um crescimento de 43,9% no faturamento. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse crescimento acelerado do setor de franquias tem gerado demanda crescente por espaços comerciais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou um faturamento recorde de R$ 194,7 bilhões em 2023, com projeções de ultrapassar os R$ 200 bilhões em 2024. O número de visitantes também aumentou 4,3%, com um total de 462 milhões de pessoas por mês.

Observa-se também uma tendência crescente na expansão de centros comerciais que priorizam experiências gastronômicas, lojas selecionadas e serviços diferenciados, como é o caso dos “malls”. Em Santa Catarina, por exemplo, acaba de ser anunciada a chegada do Passeio São Vicente, mall já em construção em Itajaí, cidade com o maior PIB do estado e terceira maior valorização imobiliária do país. O empreendimento terá estrutura de 5,5 mil m², investimento inicial de R$ 30 milhões e deve gerar 300 vagas de emprego diretas. Além disso, o novo mall projeta movimentar cerca de R$ 4 milhões mensais em negócios e oferecer um mix variado de lojas, opções gastronômicas, academia, centro de saúde e entretenimento.

“O Passeio São Vicente iniciará as suas atividades no início do próximo ano e chega com o objetivo de transformar o bairro em um novo centro urbano ao oferecer um espaço moderno e multifuncional que atende às necessidades dos moradores e empresários. Com o crescimento contínuo do setor de franquias no Brasil, o mall se apresenta como uma excelente opção para aqueles que desejam empreender e abrir uma franquia em um local estratégico e em plena expansão econômica. Estamos entusiasmados em contribuir para o desenvolvimento de Itajaí e fortalecer ainda mais a economia local, além de gerar novas oportunidades de negócios”, afirma o  diretor do Passeio São Vicente, Jeferson Ferrão.

Localizado em uma área estratégica com grande fluxo de pessoas, o Passeio São Vicente deve consolidar o bairro São Vicente como um novo polo de desenvolvimento urbano e econômico na região. 

Destaque da Semana

Cultura popular do Paraná é reunida em festival gratuito em Piraquara

A diversidade, vitalidade e emoção que emanam da cultura...

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce MeuNominho acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis....

A importância de exames seguros para doenças infecciosas

  No LANAC, são realizados diariamente uma média de 200...

Jockey Plaza Shopping apresenta o Natal de Nova Iorque

Com pista de patinação como Rockefeller Center, cubo LED...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor