Número de projetos brasileiros laureados no principal prêmio do design mundial bate novo recorde — maior número de prêmios alcançados até então havia sido na edição de 2024, com 71 designs nacionais premiados

O Brasil superou mais uma vez seu próprio recorde no iF Design Award, uma das mais prestigiadas premiações de design do mundo, realizada desde 1954 na Alemanha. Na edição de 2025, 85 projetos brasileiros foram premiados, reafirmando a qualidade e a criatividade do design nacional perante o cenário internacional. Entre eles, dois projetos nacionais receberam o iF Gold Award, o mais alto reconhecimento da premiação: a identidade visual do Mercado Novo, assinada pelo escritório Grego Design, e a luminária portátil jazz b, da Lumini.
O iF Design Award 2025 contou com quase 11 mil inscrições de 66 países, e apenas 75 projetos de todo o mundo são reconhecidos com o Gold. Os demais projetos selecionados são chancelados com o selo iF, concedido a projetos que atendem aos rigorosos critérios de design estabelecidos pelo júri, como inovação, funcionalidade, estética e impacto, demonstrando excelência em design no cenário global.
“O número recorde de projetos premiados reforça a qualidade e a inovação do design brasileiro, que a cada ano ganha mais notoriedade internacional. Empresas como Lumini, Docol, Itaú e muitas outras representam o Brasil este ano nesse palco de excelência. Mais uma vez, o país se destaca entre as maiores potências do design”, afirma Juliana Buso, coordenadora de projetos no Centro Brasil Design (CBD), instituição que representa o iF Design Award no Brasil.
Uwe Cremering, CEO do iF, afirma que um fator-chave para o sucesso dos designers brasileiros no iF Design Award é a criatividade marcante e a capacidade inovadora. “Os designers do Brasil sabem como combinar elementos tradicionais com técnicas modernas, resultando em criações únicas e, muitas vezes, revolucionárias”, diz o CEO.
“De maneira geral, a participação de designers e empresas brasileiras no iF Design Award tem aumentado continuamente nos últimos anos, refletindo não apenas o crescente interesse, mas também a qualidade e inovação dos projetos”, completa Cremering.
A cerimônia de premiação, o iF Design Award Night, acontecerá na noite de 28 de abril de 2025, em Berlim. Confira todos os projetos reconhecidos pelo iF Design Award 2025 no site oficial do iF.
Projetos brasileiros premiados com o iF Gold Award em 2025
O escritório Grego Design, comandado pelo designer Gustavo Greco, conquistou seu quinto iF Gold neste ano com a identidade visual do Mercado Novo. Localizado em Belo Horizonte, o espaço é um ícone modernista dos anos 1960, concebido como uma extensão do centro comercial da cidade. Desde 2018, tornou-se um polo cultural dinâmico, mesclando tradição e contemporaneidade. Inspirado nos cobogós – elementos arquitetônicos que compõem a fachada –, a identidade visual explora as sombras geométricas e utiliza um sistema de cores que reflete a passagem do tempo. O resultado é uma identidade visual flexível e vibrante, que conecta pessoas, espaços e experiências.
Já a lumini, empresa brasileira de iluminação, garantiu o quarto iF Gold Award neste ano com a luminária portátil jazz b. Inspirado no ritmo e na improvisação do jazz, a peça convida à interação e experimentação. Trata-se de uma luminária intuitiva e compacta, que remete poeticamente à tipologia clássica de uma vela. A peça combina funcionalidade e versatilidade, adaptando-se a diferentes ambientes. A fusão entre a madeira maciça e o alumínio cria um contraste harmonioso entre tradição e inovação. @cbd.org.br
Conheça todos os projetos brasileiros premiados:
ARQUITETURA
ARQUITETURA DE INTERIORES
COMUNICAÇÃO
Mercado Novo (identidade visual), por Greco Design - iF GOLD AWARD
EMBALAGEM
PRODUTO
jazz b, por lumini - iF GOLD AWARD
DESIGN DE SERVIÇO
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)