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ChatGPT entra no ranking das marcas mais valiosas em 60ยบ lugar

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    Da Redaรงรฃo com Assessoria
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A estreante foi avaliada em US$ 43,5 bilhรตes; Apple mantรฉm o primeiro lugar com US$ 1,3 trilhรฃo

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ChatGPT entra no ranking das marcas mais valiosas em 60ยบ lugar

As Marcas Globais Mais Valiosas alcanรงaram o valor de US$ 10,7 trilhรตes em 2025, segundo a 20ยช ediรงรฃo do Kantar BrandZ Global, um crescimento de 29% em comparaรงรฃo ao ano anterior. Desde 2006, mais de US$ 9,3 trilhรตes foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.


A Apple mantรฉm a sua posiรงรฃo no topo pelo quarto ano com um valor de marca de US$ 1,3 trilhรฃo, um aumento de 28% em relaรงรฃo ao ano anterior. A รบnica a chegar ao trilhรฃo de dรณlares, ela representa mais de 12% do valor total do ranking.


A ediรงรฃo de aniversรกrio de 20 anos mostra que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo: aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Algumas representantes neste ano sรฃo as estreantes Stripe, plataforma de serviรงos financeiros, Chipotle, rede de restaurantes, (nas posiรงรตes 85 e 86, avaliadas em US$ 26,127 e US$ 26,125 bilhรตes respectivamente) e ChatGPT, em 60ยบ lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhรตes.


โ€œAs marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente e tรชm remodelado o Top 100 Global nas รบltimas duas dรฉcadas. As mais bem-sucedidas, por exemplo, como Apple, Amazon, Google e Microsoft, hรก muito se afastaram da sua base de produtos originalโ€, afirma Milton Souza, CEO da divisรฃo Insights da Kantar Brasil.


Segundo Souza, a ascensรฃo dramรกtica do ChatGPT mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diรกrias. โ€œMas com a concorrรชncia acelerada da IA generativa, a OpenAI precisarรก investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneiraโ€, diz.


De acordo com a Kantar, marcas sรฃo construรญdas com base na exposiรงรฃo e nas experiรชncias contรญnuas. Portanto, as mais bem-sucedidas sรฃo consistentes nas suas mensagens e reconhecem os seus valores intangรญveis na mente dos consumidores.


โ€œAs empresas mais inteligentes diferenciam as suas marcas a ponto de os consumidores estarem dispostos a pagar um valor premium, porque conseguem manter ou sobreviver a aumentos de preรงos sem prejudicar a procura. Isto รฉ crucial para proteger as margens quando enfrentam pressรตes externasโ€, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.


Marcas de tecnologia no topo

Alรฉm da Apple, outras marcas de tecnologia tomaram conta do top 5, com Google (US$ 944 bilhรตes, crescimento de 25%), Microsoft (US$ 884 bilhรตes, +24%), Amazon (US$ 866 bilhรตes, +50%) e NVIDIA (US$ 509 bilhรตes, +152%).


Instagram e TikTok sรฃo dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um crescimento impressionante de 101% e 25%, respectivamente. Elas refletem a influรชncia contรญnua das redes sociais na formaรงรฃo dos hรกbitos dos consumidores e na entrega de vendas de comรฉrcio eletrรดnico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.


โ€œEm um mundo de saturaรงรฃo digital e expectativas cada vez mais exigentes dos consumidores, as marcas precisam atender ร s necessidades das pessoas, conectar-se emocionalmente com elas e oferecer algo que outros nรฃo oferecem para ter sucessoโ€, explica Souza. โ€œElas precisam ser nรฃo apenas diferentes, mas significativamente diferentes. O domรญnio de marcas como Apple, Instagram e McDonaldโ€™s sublinha o poder de uma experiรชncia de marca consistente com a qual as pessoas podem se relacionar e lembrar.โ€

Confira abaixo o TOP 10 completo.


Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025

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Classificaรงรฃo 2025

Marca

Valor da Marca 2025 (US$)

Variaรงรฃo Anual (%)

1

Apple

1,29 trilhรฃo

28%

2

Google

944,1 bilhรตes

25%

3

Microsoft

884,8 bilhรตes

24%

4

Amazon

866,1 bilhรตes

50%

5

NVIDIA

509,4 bilhรตes

152%

6

Facebook

300,6 bilhรตes

80%

7

Instagram

228,9 bilhรตes

101%

8

McDonaldโ€™s

221 bilhรตes

0%

9

Oracle

215,3 bilhรตes

48%

10

Visa

213,3 bilhรตes

13%

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Outras tendรชncias do ranking de 2025

As marcas dos EUA agora compreendem 82% do valor total do Top 100 Global, em comparaรงรฃo com 63% em 2006, mas hรก um aumento entre as marcas chinesas: elas duplicaram o seu valor ao longo dos รบltimos 20 anos, representando 6% do valor total deste ano. Enquanto isso, marcas europeias representam apenas 7%, uma queda considerรกvel dos 26% em 2006.

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Fora dos EUA, algumas marcas foram destaque: o Spotify da Suรฉcia, que reentrou no Top 100 Global na posiรงรฃo 76 (US$ 29,6 bilhรตes); a Airtel da รndia, marca de telecomunicaรงรตes de crescimento mais rรกpido no mundo chega ao 66ยบ lugar (US$ 37,1 bilhรตes); a argentina Mercado Libre, a รบnica marca da Amรฉrica Latina no Top 100 Global em 50ยบ (US$49,8 bilhรตes); a espanhola Zara, que subiu cinco posiรงรตes para 65ยบ (US$ 37,2 bilhรตes); e o RBC do Canadรก, que registou o maior crescimento anual de valor de marca (43%) de qualquer marca de serviรงos financeiros fora dos EUA, na 59ยช posiรงรฃo (US$ 44,1 bilhรตes).

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O varejo continuou a sua subida pรณs-pandemia, com o valor total do setor crescendo 48%, ร  medida que o comรฉrcio eletrรดnico e as marcas prรณprias criam valor para os consumidores em tempos de inflaรงรฃo.

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Em contraste, os valores das marcas em categorias de consumo como vestuรกrio (0%), alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%) permaneceram estรกveis ou diminuรญram, embora marcas como Uniqlo, Coca-Cola e Dove estejam crescendo e superando concorrentes.

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Jรก bebidas alcoรณlicas (-11%) tรชm estado sob pressรฃo devido ร  reduรงรฃo do consumo, especialmente entre as geraรงรตes mais jovens que se concentraram mais na saรบde e bem-estar, incluindo o aumento do consumo de bebidas com baixo/nenhum teor de รกlcool. A fragmentaรงรฃo entre destilados e cervejas artesanais tambรฉm influencia na diluiรงรฃo das marcas mais tradicionais desse setor. Duas marcas brasileiras estรฃo presentes no top 20 dessa categoria, com Brahma (9ยบ lugar, US$ 6,6 bilhรตes) e Skol (12ยบ lugar, US$ 6,1 bilhรตes), crescendo duas posiรงรตes cada.

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O setor de luxo, um dos poucos setores que cresceram durante os anos de pandemia, caiu 2% em 2025. Isso deve-se em parte ร  menor procura na China, onde o questionamento sobre as exibiรงรตes de riqueza e extravagรขncia mudou a preferรชncia dos consumidores para experiรชncias em vez de sรญmbolos de status.

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Clique em www.kantar.com/campaigns/brandz/global para baixar o relatรณrio completo do Kantar BrandZ Global 2025.

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