ChatGPT entra no ranking das marcas mais valiosas em 60ยบ lugar
- Da Redaรงรฃo com Assessoria
- hรก 57 minutos
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A estreante foi avaliada em US$ 43,5 bilhรตes; Apple mantรฉm o primeiro lugar com US$ 1,3 trilhรฃo
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As Marcas Globais Mais Valiosas alcanรงaram o valor de US$ 10,7 trilhรตes em 2025, segundo a 20ยช ediรงรฃo do Kantar BrandZ Global, um crescimento de 29% em comparaรงรฃo ao ano anterior. Desde 2006, mais de US$ 9,3 trilhรตes foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.
A Apple mantรฉm a sua posiรงรฃo no topo pelo quarto ano com um valor de marca de US$ 1,3 trilhรฃo, um aumento de 28% em relaรงรฃo ao ano anterior. A รบnica a chegar ao trilhรฃo de dรณlares, ela representa mais de 12% do valor total do ranking.
A ediรงรฃo de aniversรกrio de 20 anos mostra que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo: aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Algumas representantes neste ano sรฃo as estreantes Stripe, plataforma de serviรงos financeiros, Chipotle, rede de restaurantes, (nas posiรงรตes 85 e 86, avaliadas em US$ 26,127 e US$ 26,125 bilhรตes respectivamente) e ChatGPT, em 60ยบ lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhรตes.
โAs marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente e tรชm remodelado o Top 100 Global nas รบltimas duas dรฉcadas. As mais bem-sucedidas, por exemplo, como Apple, Amazon, Google e Microsoft, hรก muito se afastaram da sua base de produtos originalโ, afirma Milton Souza, CEO da divisรฃo Insights da Kantar Brasil.
Segundo Souza, a ascensรฃo dramรกtica do ChatGPT mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diรกrias. โMas com a concorrรชncia acelerada da IA generativa, a OpenAI precisarรก investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneiraโ, diz.
De acordo com a Kantar, marcas sรฃo construรญdas com base na exposiรงรฃo e nas experiรชncias contรญnuas. Portanto, as mais bem-sucedidas sรฃo consistentes nas suas mensagens e reconhecem os seus valores intangรญveis na mente dos consumidores.
โAs empresas mais inteligentes diferenciam as suas marcas a ponto de os consumidores estarem dispostos a pagar um valor premium, porque conseguem manter ou sobreviver a aumentos de preรงos sem prejudicar a procura. Isto รฉ crucial para proteger as margens quando enfrentam pressรตes externasโ, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.
Marcas de tecnologia no topo
Alรฉm da Apple, outras marcas de tecnologia tomaram conta do top 5, com Google (US$ 944 bilhรตes, crescimento de 25%), Microsoft (US$ 884 bilhรตes, +24%), Amazon (US$ 866 bilhรตes, +50%) e NVIDIA (US$ 509 bilhรตes, +152%).
Instagram e TikTok sรฃo dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um crescimento impressionante de 101% e 25%, respectivamente. Elas refletem a influรชncia contรญnua das redes sociais na formaรงรฃo dos hรกbitos dos consumidores e na entrega de vendas de comรฉrcio eletrรดnico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.
โEm um mundo de saturaรงรฃo digital e expectativas cada vez mais exigentes dos consumidores, as marcas precisam atender ร s necessidades das pessoas, conectar-se emocionalmente com elas e oferecer algo que outros nรฃo oferecem para ter sucessoโ, explica Souza. โElas precisam ser nรฃo apenas diferentes, mas significativamente diferentes. O domรญnio de marcas como Apple, Instagram e McDonaldโs sublinha o poder de uma experiรชncia de marca consistente com a qual as pessoas podem se relacionar e lembrar.โ
Confira abaixo o TOP 10 completo.
Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025
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Classificaรงรฃo 2025 | Marca | Valor da Marca 2025 (US$) | Variaรงรฃo Anual (%) |
1 | Apple | 1,29 trilhรฃo | 28% |
2 | 944,1 bilhรตes | 25% | |
3 | Microsoft | 884,8 bilhรตes | 24% |
4 | Amazon | 866,1 bilhรตes | 50% |
5 | NVIDIA | 509,4 bilhรตes | 152% |
6 | 300,6 bilhรตes | 80% | |
7 | 228,9 bilhรตes | 101% | |
8 | McDonaldโs | 221 bilhรตes | 0% |
9 | Oracle | 215,3 bilhรตes | 48% |
10 | Visa | 213,3 bilhรตes | 13% |
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Outras tendรชncias do ranking de 2025
As marcas dos EUA agora compreendem 82% do valor total do Top 100 Global, em comparaรงรฃo com 63% em 2006, mas hรก um aumento entre as marcas chinesas: elas duplicaram o seu valor ao longo dos รบltimos 20 anos, representando 6% do valor total deste ano. Enquanto isso, marcas europeias representam apenas 7%, uma queda considerรกvel dos 26% em 2006.
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Fora dos EUA, algumas marcas foram destaque: o Spotify da Suรฉcia, que reentrou no Top 100 Global na posiรงรฃo 76 (US$ 29,6 bilhรตes); a Airtel da รndia, marca de telecomunicaรงรตes de crescimento mais rรกpido no mundo chega ao 66ยบ lugar (US$ 37,1 bilhรตes); a argentina Mercado Libre, a รบnica marca da Amรฉrica Latina no Top 100 Global em 50ยบ (US$49,8 bilhรตes); a espanhola Zara, que subiu cinco posiรงรตes para 65ยบ (US$ 37,2 bilhรตes); e o RBC do Canadรก, que registou o maior crescimento anual de valor de marca (43%) de qualquer marca de serviรงos financeiros fora dos EUA, na 59ยช posiรงรฃo (US$ 44,1 bilhรตes).
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O varejo continuou a sua subida pรณs-pandemia, com o valor total do setor crescendo 48%, ร medida que o comรฉrcio eletrรดnico e as marcas prรณprias criam valor para os consumidores em tempos de inflaรงรฃo.
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Em contraste, os valores das marcas em categorias de consumo como vestuรกrio (0%), alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%) permaneceram estรกveis ou diminuรญram, embora marcas como Uniqlo, Coca-Cola e Dove estejam crescendo e superando concorrentes.
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Jรก bebidas alcoรณlicas (-11%) tรชm estado sob pressรฃo devido ร reduรงรฃo do consumo, especialmente entre as geraรงรตes mais jovens que se concentraram mais na saรบde e bem-estar, incluindo o aumento do consumo de bebidas com baixo/nenhum teor de รกlcool. A fragmentaรงรฃo entre destilados e cervejas artesanais tambรฉm influencia na diluiรงรฃo das marcas mais tradicionais desse setor. Duas marcas brasileiras estรฃo presentes no top 20 dessa categoria, com Brahma (9ยบ lugar, US$ 6,6 bilhรตes) e Skol (12ยบ lugar, US$ 6,1 bilhรตes), crescendo duas posiรงรตes cada.
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O setor de luxo, um dos poucos setores que cresceram durante os anos de pandemia, caiu 2% em 2025. Isso deve-se em parte ร menor procura na China, onde o questionamento sobre as exibiรงรตes de riqueza e extravagรขncia mudou a preferรชncia dos consumidores para experiรชncias em vez de sรญmbolos de status.
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Clique em www.kantar.com/campaigns/brandz/global para baixar o relatรณrio completo do Kantar BrandZ Global 2025.