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Como iniciar uma startup? Especialista dá dicas e destaca cenário promissor no Paraná

  • Foto do escritor: Da Redação com Assessoria
    Da Redação com Assessoria
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Mapeamento 2024 do Sebrae PR mostra que o Estado tem mais de 2.095 startups, com maior predominância em Curitiba, com 563, sendo 36% de todo estado. Desse total, são 1,548 startups formais e 547 informais, que representam 26% do estado - informais: sem CNPJ registrado -

 

Uma startup é uma empresa jovem e inovadora que busca desenvolver um produto ou serviço único, geralmente com um forte componente tecnológico, e que tem potencial para crescer rapidamente. 


As startups são caracterizadas por sua capacidade de escalar o negócio de forma rápida e eficiente, muitas vezes operando em condições de extrema incerteza. Startups geralmente introduzem novos produtos, serviços ou modelos de negócios que não existem no mercado ou que melhoram significativamente os existentes. 


De acordo com Camila Escorsin Scheifer, coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, uma startup precisa se caracterizar por ser uma empresa que, a partir de tecnologias, cria soluções inovadoras e disruptivas. 


Segundo o Mapeamento 2024 feito pelo Sebrae Paraná, o estado tem 2.095, sendo 1,548 startups formais e 547 informais, que são aquelas que não têm CNPJ registrado. O percentual é de 74% formais e 26% informais. A capital Curitiba é que tem o maior percentual desses startups, com 563, sendo 36% de todo estado. 


“Startups geralmente têm uma cultura organizacional que valoriza a inovação, a flexibilidade e a capacidade de adaptação rápida às mudanças do mercado. Além disso, elas buscam financiamento externo, como investidores-anjo, venture capital, crowdfunding, entre outros, para sustentar seu crescimento e desenvolvimento”, explica. 


Desse total de startups identificadas, sendo as 1.548 formalizadas, a maioria (58%) é composta por microempresas, seguida por microempreendedores individuais (22,7%), empresas de pequeno porte (10,4%) e, em menor proporção, médias e grandes empresas (8,7%). 


No estágio de maturidade, 51% estão no momento de validação, que é quando a ideia do negócio se encontra na fase entre o problema e a solução e está em busca de clientes. Na sequência está a fase de tração, com 28%, quando a empresa já está com a operação estável no mercado e em busca de crescer e faturar mais. 


Entre 2023 e 2024, houve o registro de crescimento de 19,17% no total de startups, passando, portanto, de 1.758 para 2.095 (número total). Entre as formalizadas, o aumento foi de 34,03%, crescendo de 1.155 para 1.548 startups. 


Camila Escorsin Scheifer dá dicas de como é possível abrir uma startup. Confira:

  • Ideação: Fase inicial onde a ideia é concebida e o problema de mercado é identificado;

  • Validação: Desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável) para testar a ideia no mercado e obter feedback dos primeiros usuários;

  • Crescimento: Expansão do produto ou serviço, aumento da base de clientes e busca por novos mercados;

  • Escala: Aumento significativo das operações, entrada em novos mercados e busca por maior participação de mercado;

  • Maturidade: A empresa se estabiliza, com um modelo de negócios comprovado e uma base de clientes sólida;

  • Saída: Pode envolver a venda da empresa, fusão, aquisição ou abertura de capital (IPO).

 

A docente explica que montar uma startup demanda trabalho, exige tempo, pesquisa e investimento. “Com o apoio adequado e um modelo de negócios escalável, uma startup pode transformar uma ideia em um negócio de sucesso”, enfatiza.

 

Camila Escorsin Scheifer explica que entre todos esses conceitos, o primordial é, inicialmente, ter um plano de negócios a fim de guiar essa ideia/empresa.

 

“Ao desenvolver um plano de negócios estratégico, é importante passar por todos os aspectos do negócio. Isso passa por incluir as possibilidades de financiamento, desde a descrição da startup: Missão, visão e valores; Plano financeiro; Plano de marketing e vendas; Análise do mercado consumidor; Análise da concorrência; e todo o Processo operacional. Se especializar e contar com profissionais especializados é essencial nesse processo”, explica a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera.

 

Nos setores com mais startups estão: healthtech (10%), voltada à saúde e bem-estar; IT e Comm (9%), voltadas para serviços, venda e locação de soluções de TI; e agrotech (8%), que levam inovação para o campo.


No estado, os locais com mais negócios são Curitiba (563) e as regiões noroeste (269), norte (238) e oeste (217).

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