Primeira edição do evento na capital paranaense ocorreu no Qoya Hotel e promoveu uma imersão de conhecimento com especialistas do mercado em negócios, comunicação e marketing

A primeira edição do ESPM Day em Curitiba registrou um público de mais de 200 profissionais interessados em acompanhar as tendências e conhecer estratégias inovadoras em comunicação e marketing para se destacar no mercado e atuar em cargos de liderança. O evento ocorreu no Qoya Hotel Curitiba, na quarta-feira (12), e foi promovido pela ESPM em parceria com a Academic Ventures. Durante uma manhã provocativa, especialistas renomados debateram os desafios do setor, as novas tecnologias e experiências que exigirão habilidades para colocar em prática uma gestão estratégica de negócios, de inovação e de comunicação integrada ao marketing.
O vice-presidente acadêmico da ESPM, Tatsuo Iwata, e o CEO da Academic Ventures e partner regional da ESPM, Zaki Akel, celebraram o sucesso do ESPM Day Curitiba. “O evento foi muito estimulante. Painéis com muito conteúdo e a participação de professores da ESPM articulando com profissionais de destaque do mercado paranaense. As inscrições esgotadas apontam um mercado ávido por atualização de conhecimentos e decorrente da reputação da marca ESPM, conhecida como a marketing powerhouse do Brasil”, contou Zaki Akel. “Tivemos debates e reflexões sobre o ambiente de negócios e um olhar para um futuro muito promissor que ressalta a potencialidade do Paraná no desenvolvimento de projetos inovadores e de repensar modelos de negócio. A ESPM chega a Curitiba trazendo uma série de propostas e possibilidades de conexão entre a nossa visão de inovação e a visão que o Estado tem para o futuro”, explicou Tatsuo Iwata.
O primeiro painel da programação discutiu a necessidade de se conectar às mídias digitais (on-line) e tradicionais (off-line), estratégias distintas de comunicação para diferentes praças, métricas para análises de performances de campanhas e as dinâmicas da jornada do consumidor para gerar experiências. “É fundamental analisar a jornada do consumidor e ver se a sua marca está presente nela com a informação adequada para cada público, se está acessível. Cuidado com o excesso de avaliação de dados, ficar imerso em métricas digitais, isso pode levar a marca a perder relevância”, observou Cida Oliveira, diretora de Marketing do Grupo Tacla, que dividiu o painel com Rodrigo Rodrigues, vice-presidente executivo da OpusMúltipla, Sinapro e Grupo OM, e Rodrigo Libório, diretor comercial na RPC.
Com o tema “Business insights: gestão estratégica de negócios”, o segundo painel discutiu como manter-se sempre atualizado e em movimento é um diferencial para o profissional ter autonomia e segurança para tomar decisões. “Vivemos um momento de aceleração de tecnologia, com inteligência artificial batendo à porta. Eu sempre fui adepta do H2H, o “human to human”, a gestão centrada nas pessoas. Neste momento, precisamos garantir que a liderança humana, e não o chefe, seja maioria nos ambientes de negócios. Conduzir as operações com a sensibilidade e o olhar conectado com as emoções garante que a tecnologia continue sendo apoio para a implantação das estratégias vencedoras”, informou Marielva Andrade Silva Dias, vice-presidente da unidade de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia. Além de Marielva, participaram do painel Fabiano Szpyra, gerente de marketing no Festval Supermercados, e Gislayne Muraro, consultora especialista em Marketing e Inteligência de Mercado e presidente da ADVB/PR.
O último painel abordou a importância de se buscar mais oportunidades de sinergia entre os ecossistemas de inovação e o marketing – parceria entre academia, startups e indústria – e como a gestão da inovação é importante no impacto da visibilidade da marca. “Antes de querer inovar, é fundamental entender qual experiência você vai proporcionar ao cliente. A inovação não pode se desconectar do valor afetivo da marca e do produto com o consumidor”, explicou Paula Hemerly, líder global de Inovação Aberta na Mondelez Internacional. Ela participou do painel ao lado de Andrei Kuhnen da Silva, gerente geral de Engenharia na Renault na América Latina e de Hélio Gomes Carvalho, assessor de Inovação e Tecnologias 4.0.
Expansão da ESPM no Paraná
Presente no Paraná em parceria com a Academic Ventures, a ESPM tem planos de abrir novos polos no estado neste ano. O primeiro deles será em Ponta Grossa, onde já está previsto o curso Dynamics: Marketing para o Agronegócio, no mês de abril. Em 2025, ainda começarão a operar polos em Londrina e Maringá. A ESPM está no Paraná desde julho de 2024, ofertando uma proposta educacional inovadora, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de extensão e in company.
Outra novidade é o curso de pós-graduação Master in Business, Marketing & Innovation. Inédito no Brasil, o curso terá a primeira turma em Curitiba. Com início confirmado para o dia 28 de março, o programa propõe uma abordagem prática e multidisciplinar na formação de líderes ao integrar gestão, marketing e inovação, desenvolvendo habilidades estratégicas por meio de estudos de caso, projetos aplicados e orientação de professores da ESPM, acadêmicos com ampla vivência de mercado.
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