36% das mulheres brasileiras fazem o autoexame uma vez ao ano

Pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa de mercado, mostrou que 92% das mulheres brasileiras acreditam que campanhas como o “Outubro Rosa”, realizada por marcas, empresas e entidades, aproximam as mulheres de mais informações relacionadas ao câncer de mama, além de estimular os cuidados com a saúde e, principalmente, a prevenção.
 A pesquisa – realizada com 1335 mulheres de todo país, com idade entre 16 e 70 anos – mostrou também que 73% das entrevistadas conhecem alguém que já teve câncer de mama.  Das entrevistadas, 36% são solteiras, 45% são casadas, 10% estão divorciadas, 9% são viúvas.
 A maioria delas já parece entender a importância de se prevenir e dos cuidados extras que se deve ter com a saúde, mesmo antes de ser diagnosticada com algo.
 O autoexame é uma das primeiras formas de descobrir o câncer. Assim que localizado um nódulo, é recomendável procurar um médico para fazer uma pesquisa mais profunda.
 No que diz respeito ao autoexame:
·         36% das mulheres fazem o autoexame uma vez por ano
·         28% realiza uma vez por mês
·         15% não sabem sobre o exame
·         15% das entrevistadas faz o autoexame mais de uma vez por mês
·         6% têm o habito de fazer o autoexame uma ou menos vezes ao ano
 Uma das formas de diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, o exame é feito através de um aparelho de raio-x que pode identificar tipos de lesões benignas ou malignas que podem indicar um câncer na região.O exame, quando feito regularmente, pode reduzir em até 30% as mortes. Mesmo com forte divulgação na mídia, a pesquisa mostrou que as mulheres ainda precisam de mais informações relacionadas ao assunto.  
 Sobre a mamografia a pesquisa mostrou que:
 ·         38% das mulheres acreditam que o exame seja obrigatório apenas após os 40 anos
·         26% acima de 35 anos
·         19% acima dos 30 anos
·         8% acha valido que o exame seja feito a partir da 1º menstruação
 Ainda que não frequente, 70% das entrevistadas já fez o exame em algum momento da vida, 81% através da rede particular e 20% pela rede pública. 
 Quando questionadas sobre a última mamografia:
·         45% delas fizeram em 2015
·         32% em 2014
·         12% entre 2008 e 2012
·         6% em 2013
·         5% não lembram do ano
A visita regular ao ginecologista é um dos cuidados que a mulher não deixa de lado, mais da metade das entrevistadas afirmam fazer consultas mais de uma vez ao ano.
·         64% consultam o ginecologista pelo menos uma vez ao ano
·         22% fazem duas consultas anuais
·         6% não sabem
·         4% uma vez a cada dois anos
·         2% vão mais de duas vezes ao ano e uma vez a cada cinco anos
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. Navi Carnes, DryCLean USA, Sequoia Desenvolvimento Imobiliário, CP+B,  Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região e de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
christiane@flotereschauff.com.br

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