Facilities é tema de palestra em Curitiba

Em outros tempos conhecido como Serviços Gerais ou Administração Predial, o termo Facilities chegou ao Brasil com as multinacionais que já adotam a prática em suas empresas no exterior. Apesar de consolidado no ambiente multinacional, o Facilities está dando os seus primeiros passos entre as empresas paranaenses.
Para colaborar com a divulgação do serviço, a Keep It, empresa de Curitiba especializada em facilities, traz à capital paranaense uma especialista no assunto, Fatima Sousa, conselheira da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e presidente do grupo Mulheres de Facilities. A palestra “Tendências no Mercado de Facilities” será no dia 19/10 (segunda-feira), às 19h, no NEX Coworking. As vagas são limitadas, as inscrições gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mayte@keepitmanutencao.com.br.
Áreas de atuação –
Em uma organização ou residência uma empresa de facilities pode atuar nas seguintes áreas: Manutenção predial (Elétrica, Refrigeração, Ar Condicionado, Civil, Mecânica, Hidráulica, Sistema Anti-incêndio, Automação predial, Sistemas de segurança, Elevadores e Escadas rolantes); Serviços ambientais e de limpeza (Limpeza interna e externa, Qualidade de água e ar, Coleta de resíduos, Controle de pragas, jardinagem e Paisagismo, Gestão e logística de lavanderia e Gestão de rouparia) e Atividades de apoio (Mensageria, Recepção, Portaria, Atividades de Apoio e Gestão de Terceiros).
Além dos prestadores de serviços, algumas corproações já contam com profissionais de Facilities, responsáveis por gerenciar a atuação dos fornecedores. “Mais do que gerenciar os serviços, sua missão é garantir a segurança e o conforto dos usuários das instalações, contribuindo para melhor produtividade e qualidade de vida deles. Além de gerenciar os contratos, controlar os custos, avaliar e desenvolver os fornecedores. Esse profissional pode trabalhar tanto em escritórios corporativos, como indústrias, bancos, hospitais, shoppings entre outros”, explica Fatima Sousa. Dados mostram que a contratação dos Facilitiesrepresenta uma redução dos custos gerais das empresas em torno de 5% a 7%.
Recentemente, a Revista Infra Outsourcing &Workplace realizou uma pesquisa com mais de 500 profissionais da área de Facilities. Nela foram apontados que 53,9% dos profissionais de Facility Management respondem para uma diretoria, sendo 12,5% diretamente para o presidente. “Isto mostra um avanço da visão das empresas em trazer essa área para mais perto da alta administração”, complementa Fatima.
Serviço – palestra “Tendências no Mercado de Facilities”
Palestrante: Fátima Sousa
Data: 19/10 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: NEX Coworking – rua Francisco Rocha, 198 – Batel
Inscrições: mayte@keepitmanutencao.com.br ou (41) 3434-4213.
Evento gratuito, mais informações (41) 3434-4213
redacao@basicacomunicacoes.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.