ADVB-PR celebra 40ª edição do Top de Marketing

A crise econômica obrigou as empresas a inovarem nas estratégias de negócio no ano de 2015. E o resultado poderá ser visto na próxima quarta-feira, 25 de novembro, durante a festa de premiação do Top de Marketing, promovido anualmente pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná). E por ser a 40ª edição do prêmio, a entrega dos troféus será realizada pela primeira vez no Teatro Guaíra.

A qualidade dos cases é um dos pontos fortes da edição comemorativa. “Buscar a diferenciação é a única forma de sobreviver em momentos de dificuldade. E isso foi refletido nos cases inscritos no Top deste ano”, explica o presidente da ADVB-PR, Ronie Pires.

Em 2015, o “Oscar de Vendas e Marketing do Paraná” vai premiar dez categorias, sendo duas inéditas: Agronegócio e Digital. “Esses segmentos estão crescendo muito e decidimos premia-las de forma específica, pois até então acabavam entrando em outras categorias”, argumenta Pires.

Os vencedores deste ano são:
Agronegócio – Gazeta do Povo – “Expedição Safra”
Comunicação: Rede Massa – “A consolidação da vice-liderança na cidade de Maringá”;
Digital – Gazeta do Povo – “enkontra.com“;
Educação e Ensino: PUC-PR, com o case “Acolhida aos Calouros”;
Indústria: Vapza – “Estruturação de Produtos”;
Mercado Financeiro: Governo do Estado – Nota Paraná: CPF na nota é dinheiro de volta”;
Mercado Imobiliário: VCG Empreendimentos Imobiliários – “Parque das Artes”;
Serviços: Hard Rock Cafe Curitiba – “This is hard Rock Cafe”;
Varejo: Condor Super Center, com o case “Condor 40 anos”;
Veículos e Mercado Automobilístico – Volvo – “Acelerando o Futuro”.

Além dos cases premiados, o Top de Marketing 2015 vai realizar uma homenagem diferenciada na categoria Responsabilidade Social. O vencedor deste ano foi o Shopping Mueller, com o projeto “Mueller Ecodesign Social”.

Grand Prix – O ponto alto do evento será a revelação do nome do vencedor do “Grand Prix”. O troféu será concedido à empresa que recebeu a avaliação mais alta da comissão julgadora, formada por especialistas das áreas de comunicação, marketing e vendas.

O coordenador da comissão organizadora do Top de Marketing 2015, Eduardo Jaime Martins, destaca que neste ano a avaliação dos cases foi feita de uma forma diferente dos anos anteriores. “Antigamente, enviávamos os cases para os julgadores avaliarem, cada um com o seu critério. Este ano, juntamos todos num mesmo dia e local para fazer a seleção, contando com a auditoria e metodologia da empresa Datacenso. Foi uma decisão acertada, que tornou o julgamento ainda mais assertivo”, ressalta.

Personalidades de destaque – A entrega do Prêmio Personalidade do Ano é mais uma atração da festa do Top de Marketing. O concurso, coordenado pelo vice-presidente da ADVB-PR, Luiz Carlos de Carvalho, elege os profissionais e empresários de maior destaque no Estado. Os vencedores de 2015 são:
Personalidade do Ano: José Aroldo Gallassini, presidente e Fundador da Coamo Agroindustrial Cooperativa, que vai receber o Troféu Francisco Cunha Pereira Filho.
Personalidade de Comunicação: Márcio Villela, presidente da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná);
Personalidade de Marketing: Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Marketing da Telefônica Vivo;
Personalidade de Vendas: Marcelo Bergerson, presidente da Bergerson, eleito.

SERVIÇO:
Top de Marketing 2015 e Prêmio Personalidade do Ano ADVB-PR – Festa de Premiação
Quando: 25 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h30
Local: Teatro Guaíra
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba – PR
Informações: (41) 3085.3124 ou www.advbpr.com.br

Sobre a ADVB-PR
Há 50 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando os profissionais e empresas do Estado por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing e do Prêmio Personalidade, a entidade ainda realiza outros eventos, como o Estrela da Manhã e o Workshop de Marcas.

RESUMO DOS CASES VENCEDORES EM 2015

AGRONEGÓCIO – “Expedição Safra”, Gazeta do Povo
A Expedição Safra é um projeto multiplataforma do núcleo Agronegócio da Gazeta do Povo. Começou no Paraná e ganhou o mundo, sendo reconhecida como a maior sondagem técnico-jornalística sobre as cadeias de soja e milho do planeta. Consolida um novo indicador de safra, com metodologia, know-how e expertise próprias. É uma sondagem de campo que alia conhecimento técnico e de comunicação, que antecipa tendências e ajuda a cadeia produtiva na tomada de decisão. Já são nove anos de estrada, percorrendo 16 estados brasileiros, 14 países, 4 continentes, mais de 400 mil quilômetros, e cerca de 25 parceiros, dentre eles as mais importantes marcas ligadas ao agronegócio brasileiro.

Só no último ciclo, 2014/15, a expedição percorreu 14 estados brasileiros e as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Uruguai, África e Europa, realizando mais de 200 visitas entre propriedades rurais e cooperativas agrícolas, impactando mais de mil decisores nas visitas de campo. São vários rumos apontados, apresentados nas plataformas impressa, digital e nos eventos, resultando em um relatório técnico para toda a cadeia produtiva.

COMUNICAÇÃO – “A consolidação da vice-liderança na cidade de Maringá”, Rede Massa
No início de 2013, a Rede Massa traçou um planejamento estratégico tendo por objetivos alcançar em Maringá a mesma performance das demais regiões do estado, descolando finalmente das outras emissoras concorrentes em relação à audiência e conquistando a vice-liderança a uma distância confortável da terceira colocada.

Pesquisa Ibope realizada no primeiro semestre de 2015 trouxe excelentes resultados, comprovando que os objetivos da Rede Massa foram alcançados: A Rede Massa consolidou a vice-liderança e descolou sua posição dos demais concorrentes, com crescimento significativo em todas as faixas horárias e programação, sobretudo nos programas locais.

DIGITAL – “enkontra.com“, Gazeta do Povo
O enkontra.com é a evolução dos classificados da Gazeta do Povo, JL – Jornal de Londrina, Tribuna e Paraná Online. É a plataforma de serviços da Gazeta do Povo Jornais, que nasceu digital e vem se consolidando como um importante player no mercado. Uma ferramenta que integra compradores e vendedores de diferentes setores, como imóveis, automóveis, serviços, empregos e delivery.

São mais de 30 mil ofertas em toda a plataforma, incluindo imóveis, veículos, vagas de emprego e empresas prestadoras de serviço, cadastradas e atualizadas semanalmente no site. O site alcançou mais de 2,8 milhões de views/mês na página, mais de 1,7 milhão de busca/mês, mais de 530 mil compradores por semana e mais de 51 mil downloads dos aplicativos. E, em menos de um ano com a nova marca, o número de acesso originados pelo enkontra.com já representa aproximadamente 38% do total, demonstrando assim a força de comunicação realizada nesse período e o recall da marca junto ao público e parceiros.

EDUCAÇÃO E ENSINO – “Acolhida aos Calouros”, PUC-PR
A transição entre o ensino médio e a universidade é um momento marcante e importante na vida do estudante. No período de realização dos vestibulares, é comum que os jovens se inscrevam em várias instituições, e sendo aprovados em mais de uma, precisam fazer uma escolha. Ciente da relevância desse momento para o estudante e sua família, a PUC-PR decidiu tornar tangíveis todas as etapas compreendidas entre a aprovação e o efetivo ingresso do estudante na instituição. Para isso, a universidade adotou como estratégia criar oportunidades de relacionamento com os calouros, de modo que conhecessem os diferenciais que a PUC-PR oferece na formação, destacando aspectos de qualidade e reputação, para gerar comprometimento e conquistar a confiança do público.

Nos 132 dias de relacionamento, foram realizados cinco grandes eventos, cada qual com um propósito, representando marcos importantes no processo de escolha, desde a aprovação no vestibular até o início das aulas e a participação no Trote Solidário. Como resultado, a instituição percebeu uma resposta positiva dos alunos e responsáveis, confirmando que os investimentos em ações de integração se convertem na geração de um sentimento de pertencimento já no início da jornada acadêmica.

INDÚSTRIA – “Estruturação de Produtos”, Vapza
A Vapza tinha como meta iniciar um novo momento junto ao mercado e a necessidade de mostrar os produtos e serviços de forma mais clara e objetiva. O departamento de marketing da empresa reestruturou toda a base de produtos, por meio de pesquisas com consumidores e reuniões estratégicas, que apontaram observações sobre o que as linhas ofereciam de fato. Foi também contratado um escritório de design especializado para fazer um novo layout para todas as embalagens da marca. Como resultado, a Vapza conseguiu aumentar o volume de vendas em 17%, com 95% das redes o produto é colocado no hortifruti, estratégia macro da empresa, e o trade apresentou um aumento exponencial de mix ativo nas lojas.

MERCADO IMOBILIÁRIO – “Parque das Artes”, VCG Empreendimentos Imobiliários

Mesmo diante de uma falta de otimismo no mercado imobiliário, a VCG decidiu lançar o empreendimento com o maior valor geral de vendas de sua história, o Parque das Artes. Para solucionar esse problema, foi realizado um investimento no pré-lançamento do imóvel, com a equipe de corretores visitando as principais imobiliárias parceiras em reuniões semanais e um pré-meeting entre corretores de imóveis e a equipe da VCG. Além disso, foram promovidos eventos de lançamento.
O resultado apareceu quando, das 196 unidades, 69 foram vendidas antes do lançamento (até março de 2015). Ou seja, 35% do total do empreendimento comercializado antes do lançamento oficial. Seis meses depois, já estão vendidas 60% das unidades.

MERCADO FINANCEIRO – “Nota Paraná: CPF na nota é dinheiro de volta”, Governo do Estado
Com o objetivo de incentivar e orientar a população sobre o programa Nota Paraná, o Governo do Estado lançou um plano de ação para tornar um hábito do cidadão pedir CPF na nota. A estrutura usada para solucionar o problema é o “loop do hábito”, dividida em três partes, que vão de incentivo ao costume, até a recompensa de praticá-lo. A campanha se concentrou no bordão “CPF na nota…” e no restante do conceito “…é dinheiro de volta”. Os primeiros resultados da campanha apareceram rapidamente: em pouco mais de 30 dias, já eram mais de 500 mil pessoas cadastradas, com mais de R$ 50 milhões de notas emitidas, em 212 mil estabelecimentos comerciais, aumentando a arrecadação e disseminando o exercício da cidadania fiscal entre a população paranaense.

SERVIÇOS – “This is Hard Rock Café”, Hard Rock Café Curitiba
A chegada do Hard Rock Cafe a Curitiba se tornou um grande desafio para os diretores do empreendimento. Apesar de um posicionamento global muito claro, a casa precisava mostrar aos curitibanos e turistas os diferenciais da marca, que proporciona uma experiência – muito mais que gastronomia, produtos ou serviços.

O posicionamento da “experiência Hard Rock” foi aprofundado com ações filantrópicas e apresentações musicais. Tudo isso pode ser comprovado pelos visitantes da casa, que aprovaram o atendimento diferenciado, dedicado, que era esperado de uma unidade do Hard Rock Cafe.

VAREJO – “Condor 40 anos”, Condor Super Center
Para comemorar 40 anos, o Condor Super Center realizou a maior campanha de aniversário do varejo paranaense. Com ações que envolveram os colaboradores, clientes e fornecedores – considerado o “tripé de sustentação” da empresa -, a campanha atingiu todos os objetivos propostos. Uma das ações de comemoração proporcionou aos clientes concorrerem ao sorteio de 40 carros Hyundai HB20 vermelhos, simbolizando cada ano de trajetória da empresa. A campanha “Condor 40 Anos, 40 Carros” figurou como a maior promoção do varejo paranaense ao contar com R$ 1,280 milhão em prêmios, 36 milhões de cupons emitidos e obter 91% de recall, como a mais citada pelos consumidores em 2014, segundo o Instituto Datacenso e Cota Pesquisas. A campanha de aniversário, que recebeu investimento de R$ 47 milhões, foi fortalecida com comunicação no ponto de venda, ações de endomarketing e uma divulgação ostensiva nos meios de comunicação e redes sociais. A rede conseguiu, no mesmo ano, inaugurar quatro novas lojas, encerrando as comemorações com um total de 40 lojas.

VEÍCULOS E MERCADO AUTOMOBILÍSTICO – “Acelerando o Futuro”, Volvo Caminhões
Com o objetivo de manter o relacionamento com o cliente no pós-venda e garantir próximas vendas, a Volvo Caminhões passou a desenvolver esforços de marketing para o setor de peças e serviços genuínos. Para romper a barreira do preço – que aproxima os compradores de caminhões Volvo do chamado “mercado paralelo” – a marca trabalhou em três promoções ao longo do ano, cada uma com duração de 4 meses. A comunicação, mantendo o posicionamento da Volvo de oferecer sempre “mais por mais”, não se focou em preço, mas nos atributos desses conjuntos de peças, sempre em linha com as “policies” globais da marca, manual de identidade e look and feel. Além de uma ampla mudança na comunicação visual da rede de concessionárias, a quantidade de peças faturadas no ano aumentou em média 23%, gerando um aumento de receita superior a 19%.

CATEGORIA ESPECIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL – Mueller Ecodesign Social
O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma evolução da Mostra Ecodesign, que mantém, portanto, como principal pilar a sustentabilidade. A proposta é levar a exposição do mall para espaços reais, amparando diretamente o público. Em sua primeira edição, o projeto atendeu a Casa do Piá 1, beneficiando cerca de 20 meninos que moram no local. A segunda edição contemplou a Casa das Meninas do Novo Mundo, que atende 16 garotas.

Os trabalhos da segunda edição foram iniciados em junho de 2015 e a entrega das obras aconteceu em 21 de outubro do mesmo ano. Todas as etapas do projeto Mueller Ecodesign Social são documentadas, por meio de fotos e vídeos, e fazem parte de uma exposição, no mall do empreendimento. A exposição da segunda edição está prevista para fevereiro de 2016.

PERSONALIDADES DO ANO 2015:

José Aroldo Gallassini destaca-se pelos resultados obtidos pela Coamo, cooperativa que ajudou a fundar em Campo Mourão (PR), em 1970, com 79 agricultores. Hoje, ocupa a posição de maior empresa do setor agropecuário do país e a terceira maior do mundo. Com 119 unidades espalhadas em 67 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e com um faturamento superior a R$ 8 bilhões, a Coamo gera mais de 6.500 empregos diretos e atualmente conta com 26 mil associados. A cooperativa ocupa a 58ª posição no ranking das 1000 Maiores empresas do País de acordo com o jornal Valor Econômico e vem gerando uma grande contribuição para o PIB do Estado e do País.

Márcio Villela destaca-se pela atuação agregadora à frente da AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná. A entidade, fundada em 1975, reúne hoje mais de 350 emissoras de rádio e TV no Paraná. O principal objetivo da AERP é oferecer o apoio necessário ao radiodifusor paranaense e estimular a união entre o meio para fortalecimento sistemático do setor.

Ricardo Sanfelice, vice-presidente de marketing da GVT, destacou-se pelo excelente desempenho nas estratégias de marketing e comunicação, gerando excelente resultados para a empresa, que foram determinantes para sua permanência no mesmo cargo na Telefônica Vivo – que adquiriu a GVT em 2015.

Marcelo Bergerson destaca-se pela trajetória de sucesso que reúne empenho pessoal e ousadia empresarial para fazer da Bergerson a maior rede de joalherias do Sul do Brasil e uma das cinco maiores do País. Com 51 anos de existência e com lojas em Curitiba, Londrina, Maringá e Joinville (SC), a Bergerson consagra-se como excelência em joias e relógios das melhores marcas do mundo.

centralpress

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Revelação do nome do vencedor do “Grand Prix” é o momento mais esperado da festa (Crédito: Priscilla Fiedler/Central Press)

 

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