TIM, Oi e Accenture ganham prêmio global por projeto de compartilhamento de redes

MOBILE WORLD CONGRESS, Barcelona; Feb. 23, 2016 – TIM, Oi e Accenture são as vencedoras do Glomo Awards 2016 na categoria “Categoria Best Mobile Technology,   subcategoria: Broadband for all: Outstanding LTE contribution ”. O prêmio, entregue no Mobile World Congress, em Barcelona, reconheceu o primeiro projeto de compartilhamento de rede na oferta de serviço banda larga em 4G do Brasil, considerado um dos maiores desse tipo no mundo e responsável por levar internet móvel de quarta geração a mais de 82 milhões de cidadãos.

A iniciativa é essencial para o desenvolvimento das telecomunicações no país. O compartilhamento de infraestrutura promove maior eficiência no uso da radiofrequência, reduz impactos urbanos e consumo de energia. A construção conjunta aumenta a velocidade de implantação das redes e promove economia de recursos financeiros, que podem ser revertidos para outros projetos, mostrando que a economia do compartilhamento também funciona no setor de infraestrutura”, Rodrigo Abreu, presidente TIM Brasil.

O projeto possui atualmente cerca de 4.700 sites compartilhados ativos, com um serviço comercial em 109 cidades, beneficiando aproximadamente 40% da população urbana do Brasil. “O acordo beneficia a sociedade, porque promove uma utilização mais eficiente de recursos, como frequência de rádio, reduz impactos urbanos e consumo de energia, sem prejudicar o consumidor, e maximiza o uso de tecnologias desenvolvidas pelas operadoras de telecom”, disse Bayard Gontijo, CEO da Oi.“Soluções sustentáveis como essa são importantes em um país como o Brasil, com suas dimensões continentais”. 

Cada empresa envolvida foi responsável pela construção e pela implantação da infraestrutura, bem como por sua operação, em uma determinada área geográfica.

O acordo demandou da Oi e da TIM a criação de uma unidade de planejamento conjunta, entidade independente capaz de executar uma rede compartilhada 4G. Ao mesmo tempo, as duas operadoras mantiveram as equipes separadas para gerir questões regulatórias e de consumo.  A Accenture foi a responsável por gerenciar as complexas atividades de planejamento e operações entre as duas empresas de telecomunicações.

Os principais objetivos do acordo são fornecer rapidamente e com alta qualidade uma rede 4G em um modelo económico, bem como estender a cobertura a 100% das cidades com uma população de mais de 30.000 pessoas até 2017”, disse Saulo Bonizatto, diretor de Comunicação, Mídia e Tecnologia da Accenture para a América Latina. “Ser nomeado como vencedor nessa categoria é uma conquista significativa para nós e mostra a nossa capacidade de produzir com eficiência programas inovadores para nossos clientes. Esperamos ver mais empresas de telecomunicações adotarem esse modelo de partilha”, complementou.

 

Sobre a TIM

A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. A companhia tem como missão conectar a sociedade e cuidar de cada cliente para que todos possam fazer mais, potencializando a vida dos usuários por meio dos seus serviços de comunicação. Para isso, além de focar na inovação e acessibilidade, a TIM prioriza a qualidade da sua rede e atendimento. Uma prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinados para a operação brasileira no triênio que vai até 2017.

A transparência também é um pilar da operadora. A TIM é a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.

Para mais informações, acesse www.tim.com.brwww.twitter.com/timbrasil ouwww.facebook.com/timbrasil.

 

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.

Em setembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 72 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17 milhões no segmento Residencial e 8 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 2 milhões de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.

A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.

 

About Accenture

Accenture is a leading global professional services company, providing a broad range of services and solutions in strategy, consulting, digital, technology and operations. Combining unmatched experience and specialized skills across more than 40 industries and all business functions – underpinned by the world’s largest delivery network – Accenture works at the intersection of business and technology to help clients improve their performance and create sustainable value for their stakeholders. With more than 373,000 people serving clients in more than 120 countries, Accenture drives innovation to improve the way the world works and lives. Visit us at www.accenture.com. (mgroth@timbrasil.com.br)

23c2331b-ccba-4394-ba8f-f90880a41f6a
Esquerda: Bayard Gontijo, CEO da Oi. No meio: Saulo Bonizzato, líder da área de Comunicação, Midia & Tecnologia na Accenture, Direita: Rodrigo Abreu – Presidente da TIM Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.