Últimas

Como lidar com uma oferta irrecusável estando trabalhando

Um dia você está trabalhando tranquilamente quando recebe uma mensagem convocando para um processo seletivo em uma outra empresa. É bom estar preparado, uma vez que essa situação pode acontecer mesmo que você nem esteja buscando tal oportunidade,  por inúmeras razões – desde uma indicação de conhecido até uma empresa de recursos humanos encontrar o seu currículo.

E agora? Como agir? Conta ou não conta na empresa o que está acontecendo?

A responsável pela qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, Thaisa Batista,  entende que o candidato tem que ter sim o seu plano pessoal e profissional definido. No momento em que ele recebe uma oportunidade, cabe um momento de análise do contexto da empresa, dele inserido em suas funções e fazer uma auto análise se ele está feliz hoje onde ele está:

“Quando se recebe uma proposta de trabalho ou quando se faz uma oferta, como ocorre praticamente todos os dias aqui na NOSSA, não há muitas informações para passar em um primeiro momento.  É um processo seletivo, portanto não há garantia de vaga.  Ainda não há informações sobre qual é a expectativa da contratação e nem como serão as atividades exercidas na rotina de trabalho. Tudo precisa ser levado em consideração na hora de pensar em fazer esta escolha.” alerta Thaisa.   

Avisa ou não seus superiores?
Sobre comunicar a empresa que está buscando uma nova oportunidade fora dela ou mesmo que recebeu uma oferta, a especialista afirma que tudo vai depender muito do relacionamento entre este profissional e o seu gestor direto ou com a empresa:

“Se for percebido que a empresa é muito fechada e ela não entende que este profissional precisa buscar novas oportunidades para crescer mesmo que seja em outra empresa, eu acredito que não vale a pena contar. Mas uma empresa que pensa no bem dos funcionários, independente se for dentro ou fora da empresa, aí sim vale a pena comentar a proposta. Vale até mesmo discutir se haverá realmente essa nova oportunidade de crescimento na carreira.”  

Thaisa explica que muitas vezes essas oportunidades aparecem quando o colaborador nem está buscando uma nova vaga e muito menos está pretendendo sair da empresa naquele momento, porém quando ele recebe uma oferta, pode conversar com seus gestores para saber como ele é visto dentro da organização e se ele pode ter novas oportunidades ali dentro mesmo. Desta maneira é possível aferir a real possibilidade dele deixar o posto que ocupa em busca de uma nova chance.

Confira algumas dicas para lidar com novas propostas
– Procure conhecer bem a empresa que está te buscando.  Se tiver amigos ou parentes que trabalham nesta outra empresa, vale conversar com eles para saber sobre o ambiente;
–  Compare e analise não só os desafios laborais, mas também o salário atual com o que lhe foi proposto e os demais benefícios;
– Liste possibilidades de evolução profissional nesta nova empresa como intercâmbios, subsídio para educação, etc;
–  Durante a entrevista aproveite para tirar o máximo de informações sobre o que eles esperam de você e quais serão as suas responsabilidades;
– Conseguiu a nova oportunidade? Agora concilie a mudança e negocie um prazo para sair da atual empresa e assumir a vaga conquistada.  Deixe sempre as portas da empresa em que você está deixando abertas;
– Se durante o processo de seleção o candidato perceber que a nova oportunidade não é tão vantajosa quanto a atual, o melhor é ficar onde está.  Neste momento é importante conversar com seus superiores a respeito do que aconteceu e o que motivou a permanência na empresa. Uma conversa mais franca sempre pode render novas oportunidades ou melhorias em seu trabalho.

Fonte: Pexels

Sobre a NOSSA
A NOSSA se dedica há mais de 20 anos em trazer ao mercado as melhores soluções em gestão de pessoas e serviços. A empresa nasceu em Curitiba (PR) e tornou-se referência na contratação de profissionais para empresas nacionais e multinacionais. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange  todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolvemos projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte: KAKOI Comunicação

 

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com