Outdoor digital registra maior audiência durante o verão

Muito procurada por anunciantes, principalmente na temporada de verão, os outdoors digitais são exemplos de mídias utilizadas para atingir grande parte da população. Com dias mais quentes e mais claros, a estação motiva moradores e turistas a andarem  ainda mais pelas ruas. Consequentemente, são mais impactados por anúncios publicitários externos, também chamados de OOH (Out Of Home).

A Everywhere desenvolveu uma ferramenta de alta precisão, capaz de monitorar e informar o fluxo de pedestres, ciclistas, motos e automóveis que passam pelos pontos onde os painéis digitais estão instalados. Segundo o gestor da Everywhere, Oto Moreira, os números obtidos nas análises são reais e precisos devido à tecnologia utilizada. “Os painéis de publicidade possuem sensores instalados que são capazes de captar sinais de WiFi emitido pelos smartphones das pessoas que passam por essas mídias”, explica.

Como funciona

A precisão é garantida porque a tecnologia da Everywhere funciona por meio de um sensor instalado no painel de publicidade. Esse equipamento capta o sinal de WiFi emitido pelos smartphones das pessoas que circulam nas proximidades. “O equipamento é seguro e não invasivo aos dados particulares armazenados nos aparelhos”, ressalta Oto.

A ideia de monitorar o tráfego de público por meio de smartphones surgiu por causa do expressivo uso desde tipo de telefone celular no Brasil. De todos os aparelhos ativos no país, cerca de 87% são smartphones, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula as operações de telefonia fixa e móvel no Brasil.

Por meio da tecnologia Everywhere, o anunciante e o cliente têm condições de saber outros hábitos, além do número total de pessoas que se movimenta na região onde o painel de publicidade está instalado. A ferramenta pode gerar relatórios apresentando detalhes como períodos de pico de movimentação, se a pessoa passa pelo local mais de uma vez ao dia e até o tempo que ela permanece nas proximidades da placa de publicidade ou dentro de uma loja. A ferramenta pode informar ainda de onde essa pessoa vem e para onde vai. Com mais painéis de publicidade dotados com o sensor será possível saber detalhadamente a forma como as pessoas se movimentam e, consequentemente, seus hábitos de consumo.

Também no varejo

O equipamento desenvolvido com exclusividade pela Everywhere funciona tanto com mídia externa como no varejo. No interior de lojas de shoppings ou supermercados, os sensores também podem captar o período de maior assiduidade de consumidores, se o cliente é um frequentador habitual do estabelecimento e fazer o cruzamento desses dados com o número de vendas finais.

Pode ainda informar se o mesmo cliente que passou pela publicidade de rua equipada com a tecnologia é o mesmo que foi até a loja. “Isso pode resultar em um planejamento mais cuidadoso em relação à produtividade da equipe de funcionários e os períodos que a loja deverá ter mais ou menos funcionários para atendimento”, exemplifica.

Ele lembra ainda que os dados são enfáticos e não estatísticos com o Everywhere. “É o dado real, inerente ao local onde ele está instalado. Com ele, começamos a entregar uma possibilidade técnica para o responsável pela mídia das agências, de como planejar a publicidade OOH. O profissional passa a planejar com base em informações técnicas precisas, podendo entregar para o cliente a informação real sobre o potencial de audiência”, finaliza Oto Moreira.

centralpress@centralpress.com.br

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