“Furacão Solidário” faz ação de entrega de chuteiras e ajuda a inspirar crianças pelo esporte

Lançada há dois meses pelo Clube Atlético Paranaense em parceria com a Samaritan’s Feet Brasil, a campanha “Furacão Solidário: Calçar pés para mudar vidas” está chegando na reta final neste sábado (29), com a esperada entrega dos pares de chuteiras e meias a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, 240 alunos das Escolas Atleta Bom de Nota (Pinhais), Águias da Bola (Curitiba), João Paulo II (Piraquara), Unidos do Parolin (Curitiba) e Camisa 10 (São José dos Pinhais) serão recebidos no Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi (CAT do Caju), a partir das 13h, para uma série de atividades com cerca de 50 voluntários e parceiros da campanha. “Além de receber as chuteiras, as crianças assistirão a uma palestra sobre as profissões do futebol com o Marcão, ex-atleta, atual treinador do Sub-17 do Furacão e embaixador da campanha. Também vão participar de um festival de futebol e farão um tour pelo CAT”, adianta Wesley Oliveira, diretor da Samaritan’s Feet.

O artista plástico Eduardo Bragança também fará parte da ação, produzindo um quadro a partir das impressões da sola dos pés de algumas das crianças beneficiadas, que será doada para Samaritan’s Feet. Toda a ação no CAT do Caju terá registro fotográfico, com a participação da equipe do Instituto Portfólio Social, reconhecido por exposições pelo país.               

 Crowdfunding, jantar e exposição

Desde seu lançamento, em 18 de maio, a campanha contou com projeto de crowdfunding na plataforma Kickante, “blitze” em dois jogos do Atlético na Arena e um jantar beneficente, arrecadando cerca de R$ 15 mil, valor destinado à compra e doação de 200 meias e chuteiras.

Além disso, somaram-se ao projeto 300 chuteiras doadas pela Omar Calçados, parceira da campanha que realiza, desde o Dia Nacional do Futebol, uma exposição fotográfica no Estádio Atlético Paranaense, retratando o dia a dia das crianças atendidas pelos projetos esportivos na RMC. “Furacão Solidário” também conta com apoio da F9 Comunicação Visual e da Umbro, que possibilitou uma oferta a preço de custo das 300 chuteiras doadas pela Omar Calçados.

“A campanha foi muito organizada, com a interação de todos os parceiros. A união fez a força, realmente. Vamos levar 70 crianças para a ação, estão muito animadas! Fizemos uma seleção entre os alunos mais novos e os de melhor rendimento, dentro e fora de campo, para participar”, comemora Gil Brasil, coordenador de projetos do Atleta Bom de Nota, uma das Escolas Furacão.

Parcerias fundamentais 

Ao todo, 500 chuteiras foram arrecadadas pela campanha, que serão doadas para as crianças dos projetos sócio esportivos em ações previstas para as próximas semanas. 

“Após uma belíssima campanha, em que atingimos e ultrapassamos nossos objetivos, não poderíamos ter uma maneira melhor de terminar o projeto do que com um grande festival para as crianças! Essas mesmas, que foram o real motivo de toda essa ação”, comemora Roberto Bonnet, segundo secretário do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense e embaixador da campanha.

“Conhecemos a Samaritan’s Feet no final de 2016. Não temos o costume de fazer ações voltadas a times de futebol, política ou religião, mas ficamos interessados quando vimos o objetivo da campanha ‘Furacão Solidário’, a forma como foi abordada e seu planejamento junto ao Clube Atlético Paranaense. A Omar Calçados tem em seus valores a humildade e a valorização de quem faz por merecer, por isso estamos muito felizes em aderir à campanha”, afirma Guilherme Sanchotene, coordenador de marketing da Omar Calçados.