Mercado pet cresce em Curitiba

Mesmo com as oscilações na economia brasileira, alguns setores parecem não se abalar. Pelo contrário, seguem crescendo em número, potencial e variedade de produtos e serviços. É o caso do segmento pet. Uma pesquisa recente, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revela que os custos mensais com os animais de estimação giram em torno de R$ 189 mensais e, entre os consumidores pertencentes às classes A e B, em torno de R$ 224. A pesquisa mostra também que 33% dos donos de pets admitem que na hora das compras sempre optam por itens que vão além do básico e 21% nunca deixam de comprar algo para seus animais de estimação por falta de dinheiro. E ainda: 52% afirmaram que alimentam os pets com ração premium, 37% realizam a higienização deles em pet shops e 13% costumam fazer tratamentos estéticos em seus bichinhos de estimação.

Mas números tão atraentes também promovem um crescente aumento de novos entrantes no mercado. Como então se destacar em meio a tanta competitividade? A fórmula parece estar na inovação. Ao menos é o que mostra a trajetória de um novato no mercado. Inaugurado em outubro de 2016, o HiperZoo, pet center de Curitiba com uma área de 3 mil metros quadrados, construiu uma história de sucesso e números imponentes em seu primeiro ano de existência. Inspirado no mercado americano e com um conceito de shopping center, a loja oferta mais de 12 mil produtos e serviços para diversas espécies de animais, que vão desde alimentos, petiscos, produtos de higiene, embelezamento, brinquedos e até uma boutique pet, com roupas e acessórios de marcas conhecidas nesse universo dos bichinhos de estimação.

Na parte de serviços, o pet center conta com consultórios veterinários e um amplo centro de estética, com capacidade de atendimento para mais de 1.000 pets por mês, oferecendo desde os banhos e tosas mais simples na máquina ou tesoura, aos verdadeiros rituais de beleza, como banho de vinho e hidratação marroquina. Mas o destaque fica mesmo para o inovador Pet Wash, um espaço com toda a infraestrutura para que o próprio tutor possa dar banho no seu animal.

No piso inferior do pet center, uma diversidade de peixes, répteis, aves e roedores, um jardim vertical e um lago de carpas encantam os clientes que contam, ainda, com um pequeno bistrô. A loja virou uma opção de lazer e ponto de encontro, tanto pela variedade de produtos e serviços, como pela comodidade do café, que permite aos tutores estarem acompanhados por seus pets. “Nosso objetivo era nos tornar uma grande referência no segmento pet, não apenas pela quantidade e diversidades de itens disponíveis, como também pelo local agradável e preço justo”, revela a sócia-proprietária Patrícia Maeoka.

E diversão não falta no espaço. O HiperZoo promove periodicamente eventos como encontro de raças, mostra de espécies, desfiles, concursos e, até mesmo, palestras e workshops sobre saúde, cuidados e adestramento. Nesse primeiro ano, foram realizados cerca de dez eventos por mês, alguns deles com a presença de grandes nomes do segmento, como Alexandre Rossi, o famoso Dr. Pet e “pai” da Estopinha, que reuniu mais de 1.000 pessoas em março desse ano. Outros destaques, como o psicólogo canino Sérgio Moro, e Rodrigo Coelho, o “pai” do Ninão, além de Bartolomeu, o gato que atuou em uma novela infantil, e diversas celebridades pets nas redes sociais ajudaram a fidelizar o público petlover.

Os números revelam também o compromisso social da empresa. Já foram realizados 45 encontros de adoção de cães e gatos nesse período e mais de 300 animais conseguiram um novo lar. “A responsabilidade social é um dos pilares de nosso negócio e os encontros de adoção uma de nossas principais ações para colaborar com a sociedade, ONG´s e animais”, conta Patrícia. Ainda, no final de novembro (26) o pet center, em parceria com a Associação Felina Brasil Sul (Felisul) e a marca de rações Royal Canin, realizam um evento beneficente para arrecadar fundos para a ONG Beco da Esperança, parceira do HiperZoo nos encontros de adoção.

Outro compromisso é com a comercialização de animais exóticos e silvestres. O pet center é um dos poucos estabelecimentos autorizados a comercializar esses animais e esforça-se para conscientizar a população sobre espécies como papagaios, araras, mini pigs, ferrets, jibóias,  entre outros. “Sabemos que muitas pessoas procuram por animais silvestres e exóticos. Então buscamos oferecer essa possibilidade a elas, porém, com a garantia de encontrarem animais legalizados, de criadores sérios e com os cuidados necessários”, revela. A loja disponibiliza, ainda, uma consultora técnica para orientar os clientes sobre o comportamento e manejo desses animais. Se o cliente não se encaixar no perfil adequado é orientado a não adquirir o animal.

Planejamento, inovação e criatividade fizeram o HiperZoo superar as expectativas de crescimento e para o próximo ano está planejado um aumento na estrutura atual para atender a demanda.

Evento de aniversário

Para celebrar o primeiro ano de vida, o pet center colocou diversos itens em oferta e oferece brindes nas compras acima de R$100,00. Mas, como inovação faz parte do negócio, uma ação inusitada promete fazer Curitiba olhar para o alto. Um balão alaranjado, com a logomarca da empresa e dos patrocinadores Nex Gard, Total Alimentos e Royal Canin, irá sobrevoar a cidade. Quem fotografar o balão e postar usando #BalãoHiperzooPetcenter vai concorrer a voos cativos no estacionamento da loja, em datas a serem divulgadas na página do Facebook. Um júri irá selecionar 60 fotos e cada uma delas dará direito ao ingresso de 1 pessoa no balão. Mais informações no site www.hiperzoo.com.br ou na página do Facebook @hiperzoobr

 

Serviço

HiperZoo – Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3051-7777

Site: www.hiperzoo.com.br

(centralpress@centralpress.inf.br)

Créditos: Foto Chico Martins