Cereal Ouro – profissionalização do agronegócio com TOTVS

Comercialização de grãos pela melhor rentabilização, governança corporativa e gestão por resultados são alguns dos avanços conquistados pela produtora rural

Ainda que consolidada há quase 50 anos no segmento de agricultura e produção de sementes, com cinco propriedades no sudoeste goiano, a Cereal Ouro entendeu que para manter o seu posicionamento, de foco na qualidade do produto, com eficiência operacional e produtividade, seria necessário iniciar um movimento de transformação nos seus negócios. Romper o paradigma de que as empresas do setor atuam mais por feeling do que por gestão e planejamento estratégico foi desafiador, mas a companhia revisou os seus processos e investiu na profissionalização e governança corporativa. Entre outras iniciativas internas, investimentos em tecnologia seriam fundamentais e a base para que essa nova fase fosse viável. A escolha para essa parceria foi pela TOTVS, com software de gestão especialista para agroindústria, e o PIMS Multicultivo, software para produção rural.

A implementação dos sistemas substituiu outros cinco legados, consolidando uma base única de dados na Cereal Ouro. Com isso, a demanda por informações claras, assertivas e de rápido acesso, passou a ser atendida amplamente. A tecnologia permitiu um olhar individualizado sobre cada área de negócios da empresa, que passou a construir as suas estratégias de gestão, planejamento e políticas orçamentárias com base em resultados. A integração de todos os setores proporcionou uma comunicação fluida, gerando conhecimentos seguros para facilitar as tomadas de decisão.

“Precisávamos de um ERP robusto e especializado para sustentar o nosso plano de negócios e o crescimento esperado para a Cereal Ouro. Entendemos que é importante que os produtores rurais comecem movimentos internos para quebrar paradigmas culturais e acrescentar ao fator ‘experiência’, a profissionalização do setor. Hoje, conquistamos uma visão abrangente e precisa sobre os nossos resultados e, com isso, tranquilidade para investir e direcionar a companhia. Sem uma ferramenta que permita extrair e gerenciar essas informações, é impossível iniciar um novo ciclo e parar de “deixar dinheiro na mesa” por ficar preso ao operacional, ao invés de potencializar o negócio com base em ações estratégicas”, explica André Schwening, diretor executivo da Cereal Ouro.

Os resultados de todas essas mudanças consolidam-se em um crescimento sustentável da empresa, e na evolução clara sobre os processos realizados. A comercialização dos grãos, por exemplo, passou a ser referenciada com base nas projeções de custos e receitas, sempre buscando a rentabilização do produto e não mais com foco apenas no melhor preço. Assim, a Cereal Ouro conseguiu criar seus targets de venda em cima do percentual almejado, com referência nos históricos da operação e projeções dos cenários futuros. “Esse é o nosso ideal de gestão, em que paramos de olhar para o retrovisor e, com indicadores fortes e confiáveis, sabemos, de fato, se o negócio ou o investimento são ou não viáveis”, complementa Schwening.

Hoje a Cereal Ouro tem uma produção de cerca de 500 mil sacos de 40kg de semente de soja e sorgo por ano e cultiva cerca de 20 mil hectares nas suas propriedades, entre soja, milho, feijão, sorgo e trigo. Além do projeto com o ERP e o PIMS Multicultivos, a companhia está em fase de implementação do módulo de Controle Fitossanitário, também da TOTVS, com grandes expectativas de melhorias e redução de custos para tal atividade.

“Olhamos a evolução do segmento do agronegócio em conjunto com os nossos clientes, construindo soluções e as melhorando para ajudar as pequenas e médias empresas no importante desafio da profissionalização do setor. Nosso objetivo é oferecer suporte às suas necessidades fundamentais de operação e, ainda, anteciparmos algumas demandas e inovações para prepará-las para as mudanças do mercado”, finaliza Fábio Girardi, diretor de Agroindústria da TOTVS.

 

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Talvez você se interesse por estes artigos

Fechar Menu