Especial iCities: Comunicação inovadora pode tornar cidades inteligentes

Curitiba não tinha uma presença digital oficial até 2013. Foi com a gestão do atual prefeito, Gustavo Fruet, que por meio da Secretaria de Comunicação da cidade, surgiu o departamento de redes sociais na prefeitura de Curitiba.

Para a criação desse departamento, a prefeitura buscou pessoas do mercado que já atuavam nessa área, e com isso, Marcel Bely foi eleito para fazer parte da equipe que implementou o projeto da conhecida ‘Prefs’. “Um dos principais ativos do nosso planejamento foi entender o que as outras cidades estavam fazendo no ambiente digital. Não vimos nada de interessante aqui no Brasil nas redes sociais das cidades”, relembrou o publicitário que participou do IV Fórum Internacional iCities falando sobre o case nacional de mídias sociais governamentais.

Bely comentou que, durante o processo de pesquisa do departamento, a única coisa que a equipe encontrava nas FanPages de outras prefeituras era a replicação do conteúdo produzido pela assessoria de comunicação. “No fim das contas, os textos institucionais que iam para o site da prefeitura, acabavam indo parar nas redes sociais. Com isso não existia engajamento. As páginas eram semi-mortas”, enfatizou.

Percebendo que no Brasil não existia nenhuma relação entre órgãos públicos com o meio digital, a equipe foi buscar referências no exterior. Foi aí que apareceu a grande oportunidade de fazer um trabalho diferenciado, criando assim um canal de relacionamento aberto com o público, utilizando uma linguagem específica e criando uma personalidade para a nova FanPage. “Começamos um trabalho inverso. Desconstruímos o texto e assim começamos de uma maneira tranquila a ganhar relevância dentro desse ambiente”, disse Bely.

O publicitário reforçou que sente muito orgulho do trabalho feito pela equipe, já que os problemas que chegavam até a FanPage eram levados diretamente para cada secretaria responsável. “Quando você dá abertura para o público, por consequência você acaba se abrindo para coisas boas e coisas ruins. Até então todas as prefeituras eram fechadas por medo de retaliação. Com a Prefs nós quebramos um paradigma”, explicou.

Bely finalizou sua palestra dizendo que o trabalho da Prefs fez com que muitos cidadãos voltassem a se preocupar com Curitiba, pois a população de maneira geral é afastada da política não só pela corrupção, mas também pelo fato da política não se comunicar bem com as pessoas.

Sobre o evento
O Fórum Internacional iCities acontece desde 2012 com o objetivo de gerar conhecimento, lançar tendências e promover ações efetivas no segmento de Cidades Inteligentes. O evento, que se tornou um dos maiores da América Latina, apresenta tendências, cases, inspirações, produtos e serviços já implementados ou projetos em desenvolvimento. A edição 2015 conta com o patrocínio da Intertechne, Itaipu Binacional, Quiosque Natureza, Renault, Tecnisa e Universidade Positivo, além do apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

centralpress

271350_564022_dsc_0300__1__web_

Marcel Bely procurou referências no exterior para construir a Prefs

Deixe uma resposta