Quer empreender? Invista no mercado pet pelo sistema de franchising

Crescendo à margem da crise econômica, o mercado pet se tornou atrativo para investidores e empreendedores. Otimista com recentes dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, de que o franchising brasileiro registrou um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,5 bilhões, o empresário Felipe Grecco Sass, dono da Laundry Pet®, especializada na limpeza, higienização e desinfecção de camas, cobertores, roupas e brinquedos de bichinhos de estimação e de toalhas utilizadas em clínicas veterinárias e pet shops, decidiu expandir seu negócio pelo sistema de franquias. Até 2017, a Sass estima que a empresa terá  22 unidades franqueadas, espalhadas em Curitiba e no interior do Paraná, em algumas cidades de São Paulo e no litoral de Santa Catarina.

Escolhido por muitos que deixam o mercado de trabalho, o segmento de franquias é opção para quem busca um negócio formatado e não tem apetite para se arriscar mais em uma marca independente. E o sistema de franchising aponta para crescimento e consolidação no ano de 2016, porque tem se mostrado um modelo de negócios com elementos sustentáveis de expansão e de gestão dos negócios.

Oportunidade de negócios

De acordo com Sass, a marca já nasceu para ser uma franquia, devido ao seu potencial inovador. “A loja-piloto, localizada no bairro Juvevê, em Curitiba, atua seguindo um padrão de processos no atendimento e na execução do serviço que serão reproduzidos nas demais franquias”, coloca. A franqueadora orienta sobre pesquisa de mercado, definição dos locais potenciais, estudo de rentabilidade do negócio, entre outros. Além disso, o franqueado recebe suporte na operação técnica do dia a dia, como programação das máquinas nos processos de lavagem e secagem e treinamento de colaboradores. As ações de marketing e de publicidade são realizadas também pela franqueadora, havendo espaço para ações locais e direcionadas.

Sass lembra que o segmento pet é um dos mercados que ainda não sentiu os efeitos da retração por conta da crise. Além disso, um serviço deste tipo pode trazer economia para o dono de um pet. “Água e eletricidade são componentes importantes do orçamento doméstico e os mais afetados quando o cliente decide lavar em casa os itens de seus animais de estimação”, calcula. Ainda o tempo dedicado a um processo de lavagem caseiro, que pode nem sempre ter o resultado esperado, também acaba influenciando a decisão por esta alternativa. “Uma lavanderia exclusiva para itens pet é um serviço inovador, com alta capacidade de desenvolvimento e que pode fazer parte da vida de muitas pessoas”, justifica o empresário.

Além das vantagens citadas, Sass enumera como os principais motivos para investir em uma franquia da Laundry Pet® é o pioneirismo na identificação de uma nova necessidade do consumidor, o formato profissional de processo técnico e de atendimento, e o potencial de crescimento e expansão do mercado pet. “O serviço de lavanderias exclusivas para animais ainda é praticamente inexplorado no país. A maioria das pessoas busca um negócio inovador, mas tem medo de arcar com os custos do pioneirismo. A franquia é um formato mais seguro, com taxa de mortalidade que chega a ser até seis vezes menor do que a das empresas independentes”, argumenta.

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Atratividade e diferencial

De acordo com Márcio Aurélio, CEO da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria responsável pela formatação da rede de franquias Laundry Pet®, o negócio tem um

ótimo potencial de expansão para todo o país. “Em primeiro lugar, o mercado é promissor e durável, além do diferencial”, afirma. E o Brasil é um dos principais mercados do mundo e o segmento de produtos e serviços destinados aos pets vem crescendo continuamente há mais de 10 anos. “Quanto mais cães e gatos as pessoas tiverem, mais pet shops, banho e tosa, clínicas veterinárias, enfim, mais clientes em potencial para o negócio”, coloca.

Ele destaca que, por atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas, além de ser a única franquia de seu segmento, a atratividade do negócio é grande. “Há mais de 200 cidades com potencial de receberem uma unidade franqueada lavanderia”, adianta.

Outro diferencial da marca, apontado por Marcio Aurélio, é o ponto. “É só o franqueado instalar sua unidade o mais próximo possível ao melhor ou maior pet shop de sua região. E são os pet shops os maiores clientes e parceiros da Laundry Pet®”.

Mercado pet

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Paraná é o estado em que mais casas têm cachorro (60,1%), de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE. Neste ano, a estimativa é que o mercado movimente R$ 17,9 bilhões, valor equivalente ao faturamento dos eletrodomésticos de linha branca. A participação animal nas relações familiares já é uma questão quase antropológica. A família como célula da sociedade está mudando e novas necessidades de produtos e serviços voltados ao bem-estar animal apareceram – ainda que o consumidor não as reconheça de imediato. Um casal mais maduro adota um animal, muitas vezes, para suprir uma lacuna deixada pelos filhos que saíram de casa. Em famílias com crianças, os animais também são companheiros para os pequenos. Pessoas sozinhas adotam animaizinhos para combater a solidão. Enfim, de uma maneira ou de outra, um animal de estimação já faz parte do cenário familiar atual, e eles também têm suas necessidades.

Ficha Técnica:
Tipo de Negócio: Lavanderia de itens animais
Início da Franquia: outubro de 2015
Investimento mínimo inicial (com taxa de franquia): de 130 a 250 mil
Taxa de Franquia: de 20 a 30 mil
Capital de giro: de 10 a 20 mil
Área mínima de uma unidade: 50m2
Número de funcionários por unidade: 1 a 2
Faturamento médio: 15 mil
Lucro líquido: 6 mil
Prazo de retorno do investimento: 18 meses

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Serviço:
Laundry Pet
Rua Rocha Pombo, 650 – Bairro Juvevê – Curitiba -PR
(41) 4141-6188
www.laundrypet.com.br –  [email protected]

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