Após dois anos seguidos de queda, atividade do comércio reage e cresce 1,1% em 2017, aponta Serasa Experian

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,1% no ano de 2017, superando os recuos de 6,6% de 2016 e de 1,3% de 2015, ou seja, dois anos consecutivos de retração por causa da profunda e prolongada recessão econômica que se instalou no país a partir da segunda metade de 2014.

 

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inflação, a contínua retração da taxa de juros, o processo de desalavancagem do endividamento das famílias, o ingresso dos recursos das contas inativas do FGTS na economia, a recuperação da massa real de rendimentos, tudo isto contribuiu para que o varejo revertesse a queda acumulada em 2015/16, conseguindo encerrar o ano de 2017 com expansão, ainda que bastante modesta.

O destaque do varejo em 2017 foi o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que registrou alta no acumulado do ano de 1,2%. Por outro lado, a maior retração do consumidor em 2017 deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 14,3% em 2017 frente ao ano precedente. A segunda maior queda foi de 12,2%, observada no fluxo dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuos também de 9,5% no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 7,5% em móveis, eletroeletrônicos e informática e também de 7,5% nas lojas de veículos, motos e peças.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial. viviane.evangelista@comuniquese2.com.br

Destaque da Semana

Vale Fértil realiza distribuição inédita de Oliv’s com drones

A ação aconteceu em pontos movimentados de Curitiba e...

A quem interessa a não regulação das redes sociais

Clóvis Teixeira Filho (*) A regulação de redes sociais é...

Britânia leva Air Fryer gigante à exposição ‘Mundo Pixar’ em Curitiba

A marca paranaense promete encantar crianças e adultos com...

Shopping celebra a chegada da loja de chocolates Dengo e de novas marcas

Além da Dengo chegam ao Catuaí Shopping Londrina, Montana...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor