Quando Freud se questionou sobre o que, afinal, desejavam as mulheres, criou uma profunda reflexรฃo nรฃo apenas sobre o prรณprio desejo em si, mas tambรฉm sobre aquilo que diferenciaria as aspiraรงรตes masculinas e femininas.
Possivelmente aqueles que hoje se digladiam sobre ser, ou nรฃo, a feminilidade uma construรงรฃo social tem suas doses de razรฃo em ambos os lados da questรฃo, pois a par de certas caracterรญsticas inatas โ apenas o sexo feminino pode gerar outro ser e amamenta-lo, sua constituiรงรฃo fรญsica รฉ de maneira geral um pouco mais frรกgil (embora possa ser treinada arduamente para adquirir mais forรงa), seu cรฉrebro รฉ menor, embora nรฃo menos inteligente – estรฃo aรญ as exceรงรตes acima e abaixo da potencialidade cognitiva em ambos os sexos para comprovar โ muito das chamadas sensibilidades das mulheres sรฃo edificadas no tipo de infรขncia que propiciamos a elas de alguns anos para cรก.
Afinal, com possรญvel exceรงรฃo da extrema pobreza, ao nascer uma menina, esta รฉ embrulhada em laรงos e fitas cor-de-rosa, enfeitada como uma fada, e ensinada que precisarรก crescer com graciosidade, muita delicadeza e meiguice. Espera-se dela que seja romรขntica, sensรญvel e de boas maneiras, e, enquanto aos meninos destinam-se os presentes que evocam a guerra, a destruiรงรฃo, a velocidade, a elas sรฃo destinados brinquedos que evocam o lar, os filhos, o cuidar de si e de outros.
O item โcuidar de siโ, em particular, tem provocado um foco talvez excessivo no namoro, nas roupas, nas maquiagens, no ser uma mulher sedutora, para obter sucesso e ser admirada, e nisso as revistas ditas femininas colaboram bastante, fornecendo parรขmetros na busca de uma estรฉtica padrรฃo, muitas vezes difรญcil de ser alcanรงada.
Neste sentido, a boneca Barbie e suas similares constituem um modelo cruel: das altas, magras, cheias de acessรณrios que devemos sonhar possuir; e a partir de pouca idade, doze ou treze anos talvez, acumular insatisfaรงรตes imensas com o prรณprio corpo e demais atributos. Por coincidรชncia(?) รฉ um pouco antes disso que meninas e meninos passam a distanciar-se em aptidรตes escolares bรกsicas, como por exemplo em matemรกtica, que a princรญpio sรฃo iguais, mas das quais muitas passam a fugir sistematicamente.
ร claro que nรฃo sรฃo muitas as crianรงas que poder ter acesso a estes produtos que propagandas tentam vender, e a boneca Barbie nรฃo estรก entre os mais acessรญveis, mas o pรบblico todo consome os signos de sexualidade e de gรชnero apresentados, e isso produz formas de agir, de estar e se relacionar no mundo, e atรฉ de pensamentos, pois consumimos nรฃo apenas mercadorias, mas tambรฉm valores de como deve ser nosso corpo, como devemos nos comportar, vestir e nos relacionar em nossa comunidade, mesmo ao considerarmos as vรกrias etnias que dela fazem parte.
Resta evidente que muitas das experiรชncias sociais vividas por rapazes e garotas sรฃo determinadas pelo tipo de brinquedos a eles consagrados, e os โfortesโ sรฃo dedicados aos meninos, enquanto os โsensรญveisโ sรฃo quase que exclusivo de meninas, voltados a despertar vaidade e consumo por vezes desenfreados.
Embora exista uma certa promessa de fabricantes de passatempos infantis, e tambรฉm de programas computacionais voltados ao lazer, de favorecerem o desenvolvimento e mesmo o aprendizado escolar, uma rรกpida olhada nos produtos disponรญveis no mercado jรก estabelecem uma imensa diferenรงa no que se considera entretenimento de meninas e meninos, e na compreensรฃo do universo digital reservado a ambos. Inรบmeros sites sรฃo elaborados dentro de uma perspectiva bem limitada das habilidades que uma menina precisa desenvolver para tornar-se uma mulher, e certamente isso inclui moda, diversรฃo, mรบsica e beleza, mas quase nada de raciocรญnio lรณgico, de tomada de decisรตes, de visรตes mais abrangentes do mundo.
Convรฉm pensar um pouco sobre os presentes que se dรก a uma crianรงa, pois junto com eles, quase certamente virรก empacotado todo um conjunto de normas de como proceder e ser em nossa comunidade.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.