O cenário é o seguinte: o negócio cresceu e precisa expandir. Que tal estruturar seu empreendimento para transformá-lo em uma franquia? O consultor de carreira da Esic Business & Marketing School dá dicas de como montar um modelo de sucesso.
1- Ficar atento à Lei de Franquias, que foi criada em 1994 no Brasil – por meio dela, é possível começar um planejamento a ser seguido;
2- Definir qual será o modelo de negócio e fazer uma análise de mercado. Lembrar sempre que para se destacar é preciso ter um diferencial;
3- Começar esse planejamento – colocar no papel tudo: desde os custos, direitos e deveres do franqueado e do franqueador, estratégia de comunicação, processos e procedimentos que deverão ser seguidos, enfim, TUDO – não economize itens;
4- Traçar um perfil do franqueado. Um ponto muito importante para não vender um modelo a alguém que, futuramente, venha a queimar a imagem da empresa;
5- Testar, testar e testar. Às vezes o que é planejado não sai de acordo com o esperado quando é colocado em prática. Por isso, é importante colocar em prática mil vezes e não ter medo de ajustar sempre que necessário.
Dicas de quem passou por essa experiência
Há quase dois anos, o empresário Nylmar Diego viu nas suas dificuldades como dono de loja física de suplementos um viés para estruturar seu negócio para venda de franquias. Simplificou tudo e saiu do plano físico para o e-commerce, montou um estoque pequeno (que hoje já é enorme) e começou a vender. Aí que ele viu a sacada de transformar seu site em uma rede.
Todo o negócio é virtual: nele, o dono cria um site cujo nome e layout podem ser escolhidos pelo franqueado. Após a criação da URL, todo o estoque de produtos existente na central da franqueadora é cadastrado neste site. Desta forma, o franqueado tem uma loja virtual para vender suplementos sem precisar investir em estoque, ficando responsável somente pela divulgação do site para o consumidor final. ‘’Não é necessário se preocupar com a entrega do produto para o cliente pois, após a venda, nós fazemos a entrega em todas as cidades do Brasil”, afirma Nylmar.
A Brasil Nutri Shop ainda fornece às empresas um Programa de Aceleração do Franqueado, com consultoria e manual de boas práticas para alavancar o negócio – tudo bem explicativo – além de oferecer expertise e suporte diariamente. Depois de adquirir o negócio, em 30 dias o franqueado já passa a vender os produtos online.
“O mais importante de tudo, para nós, é ser transparente e delimitar bem todas as regras da franquia, para não ter surpresas futuras com má conduta do franqueado”, reforça o empresário.
Para 2018, o intuito da Brasil Nutri Shop é fechar o ano com 1000 franquias e mais algumas lojas físicas em cidades estratégicas para servir de centro de distribuição. Em 2017, foram vendidas mais de 200 franquias, com faturamento que se aproxima dos R$2 milhões de reais.