Economizar tempo e dinheiro é o desafio da maioria dos gestores e, cada vez mais, eles encontram na tecnologia soluções que aumentam a eficiência dentro das empresas. A Educação a Distância (EAD) é uma das aliadas nesse processo. Com mais de 64 anos de história, o Grupo Risotolândia, o maior no segmento de refeições coletivas da Região Sul e quarto maior do Brasil, buscou uma solução personalizada para atender às demandas específicas da empresa dentro do e-learning – modalidade de EAD utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica.
A supervisora de Treinamento e Desenvolvimento da Risotolândia, Mariana Fuziy, conta que encontrou no Rapid-Learning a alternativa ideal. Desenvolvido pela Paso Educação, o treinamento online tem duração máxima de uma hora e é um dos produtos que o e-Learning oferece. Esse tipo de solução apresenta recursos amigáveis como navegação otimizada, perguntas sobre o conteúdo e métricas de avaliação e feedback do usuário sobre o conteúdo. “Pela capacidade de envolver e atingir grande número de pessoas, o e-Learning é capaz de reduzir custos com deslocamentos para treinamentos e aumentar o alcance de entrega, além de garantir facilidade na gestão do conteúdo, que pode ser atualizado a qualquer tempo”, destaca o CEO da Paso Educação, Lipsio Carvalho.
Mariana Fuziy conta que a Risotolândia atende mais de 550 mil refeições por dia e adota procedimentos rigorosos de gestão de qualidade e segurança dos alimentos. “Somos uma empresa de grande porte, com atuação em diversos estados. Inserimos o formato de Educação a Distância há um ano, com uma plataforma digital de treinamentos, com vídeoaulas e material de apoio e leitura. Este ano, inserimos também o Rapid-Learning, que nos possibilitou a implantação de tutoriais com procedimentos internos para nossa gestão da qualidade. A Paso Educação nos apresentou uma solução que é acessível a todos os colaboradores, com uma linguagem clara e objetiva que facilita o preenchimento correto das planilhas. Sem dúvida isso nos permite ter as nossas equipes sempre atualizadas com os nossos procedimentos, minimizando os custos com deslocamentos para treinamentos presenciais. Já estamos estudando a implantação de tutoriais em outros processos da empresa”, revela a nutricionista da área de Treinamento e Desenvolvimento, Bruna Granemann.
EAD corporativo
O EAD é uma solução de ensino que facilita o acesso à informação e proporciona uma avaliação mais objetiva dos treinamentos realizados, além de apresentar melhor relação custo x benefício. “A gestão do conhecimento é uma vantagem competitiva no cenário corporativo. As empresas investem na capacitação dos colaboradores não apenas para torná-los mais eficientes em suas funções, mas também para auxiliar no desenvolvimento deles como profissionais e como líderes”, comenta o CEO da Paso Educação, Lipsio Carvalho.
As mudanças nas formas de aprendizado são fundamentais, principalmente pela dificuldade que as pessoas têm em manter sua atenção em conteúdos que não sejam suficientemente interessantes, ou apresentados da maneira certa. “As empresas passam por esse desafio do ensino, tanto quando contratam novos colaboradores, como quando precisam treinar equipes para novos serviços ou produtos. É preciso usar metodologias adequadas de acordo com a realidade de cada empresa para garantir sucesso nesse tipo de investimento. A educação corporativa precisa ser customizada.”
Existem vários produtos diferentes em Educação a Distância ou e-Learning, entre eles Rapid-Learning, Gamification, Pílulas do Conhecimento: Whiteboard, aplicados pela Paso conforme a necessidade do cliente. “Em uma empresa que presta consultoria a cooperativas, por exemplo, as ferramentas de e-Learning permitem que seus consultores ampliem treinamentos aos cooperados por meio de diversas mídias interativas nos seus celulares e computadores, e tragam resultados mais escaláveis, tudo com grande facilidade de acompanhamento”, explica Lipsio.
Rapid-Learning
Rapid-Learning é um tipo de treinamento online que têm duração máxima de até uma hora. Esse tipo de solução apresenta recursos amigáveis como navegação otimizada, perguntas sobre o conteúdo e métricas de avaliação e feedback do usuário sobre o conteúdo.
Gamification
Gamification utiliza estratégias de incentivos encaixados no contexto dos treinamentos corporativos da empresa. Na prática, seu conteúdo é casado com propostas de recompensa por performance de rankings ou por interação de uso, etc.
Pílula do Conhecimento: Whiteboard
Pílula do Conhecimento: Whiteboard é uma técnica de ilustração de conteúdos diversos, acompanhada por locução profissional. Em um quadro branco um artista ilustra as situações pontuadas pela locução profissional, tornando a aprendizagem bastante interativa.
Sobre a Paso Educação
A Paso Educação trabalha com educação corporativa. Oferece soluções completas que incluem desde o desenvolvimento até a gestão dos cursos, de acordo com a necessidade de cada empresa. Atua com uma plataforma de LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) de tecnologia própria, em ambiente web e mobile, totalmente customizável de acordo com a necessidade do cliente. Essa plataforma e-learning é desenvolvida a partir de metodologia pedagógica para promover a educação por meio da modalidade de ensino a distância. Mais do que uma plataforma LMS, a Paso oferece soluções personalizadas para o processo de aprendizagem online, possibilitando planejamento próprio, implementação e controle sobre as atividades demandadas. Mais informações no site www.pasoeducacao.com.br