O Extra e o Pão de Açúcar já entraram no clima de Carnaval e, para garantir ótimas compras para seus clientes durante o período, as redes já prepararam os estoques de bebidas das lojas e apostam em um crescimento considerável na categoria de líquida, da ordem de 10%. Este ano, o e-commerce do Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com.br) também participa da folia e antecipa ofertas diárias a partir do dia 05/02. Serão vodcas, cervejas e bebidas mistas com descontos nas compras realizadas unicamente pelos sites.
A grande aposta das redes é a categoria de bebidas mistas, cerveja premium e aperitivos. Para a categoria de cerveja, as redes projetam, juntas, uma expectativa de 5% de crescimento nas pilsen, premium e especiais. O forte apelo do verão fica por conta das tradicionais Skol Beats – com lançamento exclusivo para a rede nos sabores Skol Beats Fire e Frost. Além disso, há uma aposta considerável na linha de cervejas premium, como Coronita e Budweiser, que têm acréscimo no consumo neste período. Também na linha de cervejas Pilsen, as marcas irão lançar, em parceria com a Ambev, uma nova Skol, produto exclusivo para as redes da companhia. A Skol Flint 275 ml é uma cerveja com embalagem repaginada, jovem e totalmente voltada para o verão.
Já em todos os hipermercados Extra, na compra de três caixas de Skol o cliente leva grátis um cooler inflável. Já na compra de duas caixas de Skol, o cliente leve grátis um copo exclusivo da Skol para curtir a folia.
O mercado brasileiro de cerveja dá sinais de recuperação, principalmente no consumo de marcas especiais e artesanais, de maior valor agregado. Enquanto analistas estimam para 2018 um crescimento de 1,5% a 2% no volume total de vendas no país, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) prevê uma expansão de 20% a 30% nesse nicho. O Carnaval é um dos impulsionadores desse crescimento. “Temos um consumidor cada vez mais exigente e que gosta de qualidade ao escolher sua cerveja. Além disso, sabemos que no carnaval há uma procura maior no segmento de bebidas e por isso procuramos atender os nossos clientes com o que precisam, gostam e ainda com ofertas diferenciadas”, Jefferson Basilio, Gerente Comercial de líquida.
Destilados e não alcoólicos
Outras apostas para a folia estão nas bebidas quentes, em especial nas marcas pouco tradicionais e em alta entre os jovens, como Gin Torquay e Catuaba Selvagem Pina Colada, que está há apenas dois meses no mercado. Além disso, destaca-se a Half Crown (Gin), importação própria da rede. Extra e Pão de Açúcar também esperam um aumento de 15% nas vendas de vodcas. Neste ano, o Extra aposta em marcas como Smirnoff, Askov, Sky e os produtos de importação própria, principalmente vindos da Rússia. A rede também traz uma oferta focada nos foliões: a vodca saborizada Askov (900ml), que custará menos de R$ 10,00. Já o Pão de Açúcar aposta em marcas como Ciroc, Absolut e Smirnoff.
Na seção de whiskies, o aumento esperado é de 10%. Com o crescimento esperado para o destilado, aumentam também as expectativas para a venda de energéticos e as bandeiras apostam em 30% a mais na comparação com o ano passado. Uma aposta das redes nesse segmento é o energético Red Bull, que estará com preços imbatíveis. Além disso, há as marcas Fusion e Monster também com valores bastante competitivos.
Na categoria de não alcoólicos, as redes apostam em um aumento de 15% nas vendas de água e 20% na categoria de sucos prontos para beber e integrais, com destaque para os sabores uva, laranja e maçã, considerados os preferidos pelos clientes. Os com embalagens para consumos imediatos estão com ofertas diferenciadas, como sucos integrais, Linha Do Bem, Natural da Fazenda, Aurora entre outros com preços atrativos.