O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba elaborou um “guia” para produtores de eventos, que lista todos os espaços para congressos e shows da cidade. O documento mostra as características de cada local, como capacidade de público, metragem, número de salas e auditórios e quantidade de vagas no estacionamento.
A presidente do Instituto, Tatiana Turra, conta que o material é inédito em Curitiba. “Estamos trabalhando para tornar a cidade mais atraente e contribuir para o mercado de eventos”, diz. O documento ficará disponível para consulta em www.turismo.curitiba.pr.gov.br.
Em 2017, Curitiba teve mais de 330 shows, congressos profissionais e técnico-científicos, eventos esportivos e festas religiosas. Importante para o turismo e a economia local, o setor de eventos encontra na cidade um ótimo local para seus profissionais trabalharem. São 158 espaços, que juntos têm capacidade para atender 245 mil pessoas.
Segundo Tatiana, a infraestrutura de Curitiba comporta eventos de diversos perfis e tamanhos. “Esse levantamento é parte de uma iniciativa para organizar a demanda e facilitar o trabalho dos produtores que, em muitos casos, são de outras cidades”, explica ela.
Boa estrutura
O diretor executivo dos espaços de eventos do Grupo Positivo, Marcelo Bueno Franco, explica que Curitiba tem grandes diferenciais competitivos. “O custo-benefício da nossa cidade é muito interessante para qualquer organizador”, afirma Franco. O grupo tem cinco espaços para eventos, entre centros de convenções e teatros.
Além das redes hoteleira, de restaurantes e shoppings e do aeroporto, Franco considera a cadeia de serviços – segurança, recepcionistas, produção – que cerca os eventos, um aspecto positivo. “Damos um excelente serviço por um custo menor que outras cidades”, diz ele.
Um dos sócios do Usina 5, Patrick Cornelsen acredita que a boa composição de serviços e até a beleza de Curitiba são pontos favoráveis na hora de atrair eventos. O panorama, acredita, tende a melhorar. “A cada ano que passa Curitiba vem ganhando mais estrutura para atender esse mercado crescente”, avalia Cornelsen.
O espaço foi inaugurado em outubro de 2017 em um evento com público de 10 mil pessoas, dos quais 25% eram turistas, de acordo com o empresário. A redução da alíquota do ISS, aprovada no ano passado, é determinante para o desenvolvimento do setor. “Era uma reivindicação antiga e que encoraja as empresas a trabalharem em Curitiba.”
Redução do ISS
No fim do ano passado, organizadores de eventos celebraram uma novidade: a redução da alíquota do ISS de 5% para 2%, medida que visa fortalecer o setor, que tem impacto direto no turismo.
A sanção da Lei Complementar nº 107 – aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba em 2017 – foi um compromisso de campanha do prefeito Rafael Greca cumprida já em seu primeiro ano de mandato com objetivo de estimular o segmento.
Oferta variada
Os espaços desportivos são responsáveis pela maior parte da capacidade total de pessoas, com espaço para 106.502 pessoas. Os 21 teatros de Curitiba somam 37.995 lugares e são a segunda categoria com maior capacidade de público.
Curitiba conta também com sete Centros de Convenções, que juntos têm capacidade para 32.687 pessoas.
Tipo de Lugares | Quantidade | Capacidade total de pessoas |
Centro de Convenções e Feiras/Exposições | 7 | 32.687 |
Clubes | 6 | 10.290 |
Espaços Desportivos | 4 | 106.502 |
Espaços de Eventos | 16 | 19.941 |
Coworking | 6 | 749 |
Hotéis | 70 | 19.023 |
Associações/Empresas/Entidades/Federações/Instituições de Ensino | 11 | 7.166 |
Museus/Espaços Culturais | 3 | 970 |
Restaurantes | 14 | 9.776 |
Teatros | 21 | 37.995 |
TOTAL | 158 | 245.099 |