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WhatsApp é tendência na comunicação empresarial

Já parou para pensar como a nova Era dos dispositivos móveis – com o avanço da tecnologia e o uso crescente de smartphones e tablets – tem alterado significativamente o modo como as pessoas se comunicam? Com o mundo cada vez mais conectado por meio da internet, novos canais de relacionamento estão sendo desenvolvidos e a aceitação da população a essas inovações ocorre de forma cada vez mais rápida.

Ao andar pelas ruas já é possível observar como esse fenômeno está mudando a rotina das pessoas, principalmente, após a chegada dos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. A grande novidade é que essa forma de se relacionar-se também está sendo inserida no ambiente corporativo.

Afinal, você sabe quais são as reais vantagens do contato via WhatsApp dentro das organizações?

Influência dos aplicativos

As redes sociais e os aplicativos de bate-papo, estão entre as ferramentas mais utilizadas na atualidade, tanto no cotidiano para conversas informais, como também dentro do ambiente corporativo. De acordo com dados divulgados pelo WhatsApp em maio de 2017, o aplicativo de mensagens instantâneas possui somente no Brasil cerca de 120 milhões de usuários mensalmente ativos, representando mundialmente 1,2 bilhão de pessoas que o utilizam. 

No meio empresarial, os aplicativos de bate-papo – como o WhatsApp, Telegram e o Messenger – também estão sendo inseridos progressivamente nas organizações, a fim de fortalecer o relacionamento com seus atuais e potenciais clientes. Com a ajuda dos apps, a troca de mensagens é realizada instantaneamente por meio de textos, imagens, áudio e até mesmo em formato de vídeo. 

Dessa forma as empresas conseguem otimizar tempo, reduzir custos com ligações telefônicas e dialogar em tempo real com os consumidores. 

Por que ainda há resistência?

Apesar dos inúmeros benefícios, muitas empresas ainda sentem dificuldade em manter uma relação tão próxima com os seus clientes através dos aplicativos de mensagens instantâneas, por conta da alta demanda de solicitações que surgem diariamente, podendo acarretar em um atendimento demorado, e até mesmo de má qualidade. 

Em razão disso, é bem mais comum que esse relacionamento se estabeleça através de outros canais – telefone, e-mail, redes sociais e chats. Para resolver essas questões, o WhatsApp disponibilizou no início do ano a versão corporativa do app.

Afinal, como funciona o WhatsApp Business?

Para auxiliar ainda mais o dia a dia empresarial, o WhatsApp lançou em janeiro deste ano a versão Business do aplicativo – que já vinha sendo utilizada para testes desde setembro de 2017. O app destinado ao relacionamento corporativo conta com ferramentas específicas, a fim de criar um canal exclusivo para conectar clientes a negócios. 

Criação de perfis comerciais, possibilidade de envio de respostas automáticas, importação de mensagens do aplicativo tradicional, além do envio de relatórios sobre a qualidade da comunicação, são alguns dos recursos disponibilizados na nova versão. 

Outra novidade interessante é que também é possível transferir as conversas do WhatsApp tradicional para a versão corporativa, podendo dar continuidade aos antigos contatos com os clientes. E tem mais! A nova ferramenta também disponibiliza o recurso de mensagens automáticas que podem ser programadas e enviadas quando o atendente não estiver disponível.

Desse modo, o uso de aplicativos de mensagens instantâneas dentro do ambiente empresarial já está se consolidando e ganhando cada vez mais espaço, tornando-se uma alternativa rápida, móvel, de fácil acesso e, o melhor, gratuita. Com o auxílio cada vez mais presente da tecnologia, também é possível reduzir custos e, ao mesmo tempo, desenvolver um vínculo muito maior com os consumidores. 

Exemplo de quem faz a diferença

As empresas já estão apostando neste modelo de comunicação, pois acreditam que esse pode ser o grande diferencial para fidelizar parceiros e aumentar a credibilidade no mercado. 

Esse é o caso da TECNICON, empresa especialista em software para gestão corporativa, que conta com mais de 15 mil usuários em sua solução e tem criado um relacionamento cada vez mais próximo com seus clientes. A utilização de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, já é muito comum dentro da organização, além de outros canais de comunicação, como chats e as redes sociais. 

Todos os gestores e até mesmo a diretoria da TECNICON disponibilizam seus contatos para os clientes da empresa, dando a eles liberdade para que possam contatar a organização com facilidade e em qualquer horário, independentemente da situação sempre haverá alguém disponível para atendê-los. 

Essa forma de comunicação tem gerado resultados positivos para a empresa, contribuindo com o aumento da satisfação dos clientes e na agilidade do atendimento. Assim, as situações mais relevantes podem ser solucionadas de maneira simples e rápida, tornando todo o processo menos burocrático e fortalecendo a confiança dos usuários com a marca. samantha.martynowicz@tecnicon.com.br

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