Rede supermercadista paranaense apostou em tecnologia especializada para automatizar a sua gestão e conquistar níveis de serviço e operacionais elevados
Se destacar no segmento em que atua é um desafio para qualquer empresa e, para a paranaense Jacomar, rede supermercadista em Curitiba e região metropolitana, não seria diferente. Com mais de 50 anos, a empresa familiar alcançou níveis importantes quanto à organização e controle da sua operação. Os resultados chegaram à ponta, na satisfação dos clientes, que encontram, de fato, os produtos que procuram nas lojas. Com uma baixa ruptura de estoque, o Jacomar consegue conquistar e fidelizar os seus consumidores, aliando o bom atendimento às suas experiências de compra. A chave para fazer esse movimento ser sólido e contínuo está na boa gestão e na adoção de uma tecnologia especializada nos seus negócios, o RMS by TOTVS.
A escolha pelo software aconteceu após estudos de mercado e a decisão de que o RMS seria a melhor opção foi devido à sua capacidade de atender às demandas específicas das rotinas supermercadistas e por proporcionar a gestão e visão integradas de toda a empresa, por meio de uma única solução. Antes, existiam sistemas diferentes para cada área (contábil, fiscal, comercial e operação de loja, por exemplo), que não se comunicavam, o que gerava retrabalho, erros e tempo extra para exportar as informações. Com a virada tecnológica para o RMS, consolidou-se uma base unificada de dados, com segurança, praticidade e acesso centralizado.
Com o controle da sua operação em mãos e informações em tempo real, o Jacomar conquistou importantes saltos que o levariam ao nível de qualidade de serviço que, hoje, proporciona aos seus clientes. Uma dessas mudanças foi percebida pela área logística e, o que antes era feito às cegas, transformou-se em um processo rigidamente controlado. O abastecimento das lojas é automático – isto é – assim que o produto passa pelo PDV, no caixa, o sistema identifica a saída e, no dia seguinte, gera, automaticamente, o pedido da sua reposição. Com este processo em perfeita sintonia, a rede alcançou índices baixos de ruptura de estoque, garantindo que o consumidor encontre os produtos que procura nas gôndolas do mercado. Ainda na área logística, a solução também realiza o gerenciamento de todos os agendamentos de recebimento das mercadorias, assim, nenhum fornecedor espera mais do que 30 minutos para descarregar, melhorando a produtividade do setor.
Contar com um ERP vocacionado também permitiu ao Jacomar administrar as suas rotinas de panificadora e açougue, atendendo a todas as suas necessidades de produção, como a entrada de matéria-prima (farinha de trigo) e saída de um produto final (bolo), por exemplo, uma vez que funcionam como mini unidades fabris dentro do supermercado. Sem essa especialização do software, não seria possível prever tais atividades, o que geraria a necessidade de customização e custos elevados para a empresa.
“Começamos a nossa operação com um sistema de grande porte, voltado ao nosso core, e que tem a flexibilidade que precisamos para acompanhar o nosso crescimento. Hoje, temos total controle sobre a nossa operação e tranquilidade para planejar os nossos negócios sem nos preocuparmos com a estrutura de tecnologias que nos dará suporte”, explica Edson Voitexem, diretor de TI do Jacomar. A rede conta com 11 lojas, um centro de distribuição todo automatizado e programa a inauguração de uma unidade nova a cada ano.
Recentemente, toda a rede Jacomar passou para a modalidade de subscrição de software da TOTVS, o Intera, na qual tem acesso às tecnologias por meio de uma assinatura mensal. “Neste novo formato temos uma única plataforma para todas as lojas da rede, bastante amigável e sem a necessidade de controlar diferentes licenças”, complementa Voitexem.
Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, ressalta o compromisso da companhia, em especial da sua unidade, de tornar as empresas mais competitivas e simplificar a gestão dos seus negócios. “Trabalhamos estratégias específicas para o segmento supermercadista por entendermos a sua relevância para o varejo nacional e o momento de transformação pelo qual está passando. Assim, levamos ao mercado tecnologias especialistas, capazes de apoiar, de fato, o crescimento dos nossos clientes”, finaliza o executivo.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.