Início Geral Tecnologia Roteirização e Rastreamento se unem em nova oferta da TOTVS

Roteirização e Rastreamento se unem em nova oferta da TOTVS

0

Solução R2 nasce na nuvem para levar eficiência ao planejamento logístico, monitoramento de veículos e visibilidade sobre informações de ocorrências em viagem

Se os problemas para chegar de um ponto ao outro, encontrando as melhores rotas, mesmo que com múltiplos destinos, parecem ter sido resolvidos no nosso dia a dia, por meio dos aplicativos de trânsito, para uma operação logística, eles continuam complexos. É preciso definir o planejamento mais adequado, o número de veículos que fará as viagens, o que transportar em cada um, acompanhá-los em tempo real, ter informações sobre as ocorrências, entre outras diversas possibilidades – tudo isso, com foco na redução de custos e pensando na otimização do processo. É para essas necessidades específicas que oferta R2 chega ao mercado. Lançada pela TOTVS, a solução une dois importantes “R’s” para a atividade logística: a Roteirização e o Rastreamento.

Trata-se de uma aplicação especializada, que já nasce na nuvem, no modelo de subscrição da companhia, Intera, propondo a mensalidade como a sua forma de contratação. Olhando para a rotina das empresas, já existe um profissional dedicado a essa função, chamado planejador – ele é responsável por montar as cargas, organizar os pedidos, avaliar a frota e definir o circuito mais adequado para as entregas. Porém, com a ajuda da tecnologia, certamente, ele passará a optar pelas melhores maneiras de realizar essa execução.

O R2 vem para transformar este cenário e colocar um planejamento inteligente em prática. Baseando-se em algoritmos e simulações, ele sugere a sequência de entrega mais correta, combinando produtos, endereços e arranjo de frota, por meio de uma lógica matemática. Os resultados obtidos ficam em torno de até 20% de redução no número de veículos utilizados e de cerca de 15% nas distâncias totais percorridas – o que leva a uma consequente diminuição no consumo de combustível e, vale ressaltar, também na emissão de CO2 na atmosfera.

Outros benefícios estão no aumento de até 10% na ocupação média da frota em viagens, além de uma redução de, aproximadamente, 60% do tempo gasto para a definição do plano que será executado e uma queda de até 15% no custo logístico total.

A ferramenta puxa os dados do software de gestão, com todos os pedidos que foram realizados, e retorna com uma proposta de planejamento, tendo como base as regras comerciais e logísticas da empresa – que podem ser totalmente parametrizadas, de acordo com cada tipo de negócio. O processo leva cerca de dez minutos, mas as suas funcionalidades não se resumem a isso. Além de fornecer a melhor estratégia para a roteirização, o R2 passa a ser a interface do planejador logístico, que pode, inclusive, agregar outros sistemas para trabalhar em conjunto. A aplicação também é flexível, permitindo que o profissional faça ajustes manuais ou, até mesmo, opte por postergar uma ação para aguardar um novo lote de pedidos, por exemplo.

Indo para o outro R da oferta, de Rastreamento, ele não se limita ao acompanhamento em tempo real dos veículos. A solução foi desenvolvida para rodar em um aplicativo móvel para o motorista, que consegue reportar – diretamente no seu dispositivo móvel – todos os status das entregas, além das ocorrências de transporte que possam acontecer ao longo da viagem, como um destinatário não encontrado, um sinistro ou avarias na carga, por exemplo. O app também permite a digitalização do comprovante de entrega e, até mesmo, colher a assinatura virtual de quem recebe a mercadoria.

Todas essas informações passam a estar disponíveis para a empresa – no momento em que acontecem. Isso significa dar visibilidade para o gestor, que consegue ter um tempo de resposta rápido para tomar ações corretivas ou preventivas – e, até mesmo, para posicionar os clientes que queiram informações sobre os seus pedidos.

A oferta R2 é totalmente integrada às demais soluções da TOTVS, garantindo fluidez, sem a necessidade de transcrição de dados. Além disso, já está preparada para se comunicar com os principais rastreadores de mercado e conta com um acessório de escalabilidade, que permite conexão com qualquer outro equipamento, mesmo os que não estejam nessa lista principal.

“Quando se fala em logística de distribuição, a pressão por menores prazos de entrega é altíssima. Contudo, essa é apenas a ponta da operação – o gestor precisa olhar para o todo, em busca de maior eficiência em todas as suas rotinas. E é para permitir que as tecnologias ajudem, de fato, os negócios, que desenvolvemos soluções tão especializadas, como a oferta R2. Ela vem para viabilizar ações mais estratégicas e, com isso, elevar o nível de serviço e competitividade das empresas, pois, quem tiver essa inteligência como aliada, certamente sairá à frente”, finaliza Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

 

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

 

 

Artigo anteriorSão José dos Pinhais fica mais doce com a nova Goodies Bakery
Próximo artigoEm sábado de feriado, PolloShop estará aberto aos clientes
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Sair da versão mobile