sábado, 18 janeiro 2025
19.5 C
Curitiba

Gartner indica cinco maneiras que a TI pode criar uma estratégia de Ciência de Dados

Analistas explicam por que a TI precisa fazer parceria com outras áreas da empresa e se preparar para uma maior quantidade de dados

 

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, alerta que a Computação Cognitiva e Aprendizado Profundo (Deep Learning) são termos que os líderes de TI estarão cada vez mais expostos quando debaterem Analytics e Big Data. Com todas as expectativas relacionadas ao assunto, pode ser difícil criar um plano de ação, mas o Gartner aconselha os líderes de TI a ordenarem o ruído e usarem a tecnologia emergente para criar um projeto que faça sentido para suas organizações.

“Muitas das inovações que estão impulsionando a ruptura digital apostam em Data Science (Ciência de Dados)”, diz Jim Hare, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Eu garanto que se a organização não tiver um plano de ação bem estruturado, o Conselho de Administração vai acabar dando o direcionamento para que os executivos usem Data Science, com ou sem o envolvimento da TI”, diz o analista.

Os líderes de TI precisam adotar Big Data e as tecnologias emergentes em seu entorno para operacionalizar a Data Science em suas empresas. Durante a Conferência Data & Analytics 2018, que acontece em maio em São Paulo, analistas do Gartner vão apresentar pesquisas, estratégias e tendências sobre o tema. O Gartner destaca que é fundamental fazer parcerias com empresas para identificar onde a ciência de dados pode ajudar. Entre as recomendações dos analistas estão o envolvimento com a linha de negócios para ver o setor vertical de sua organização e os problemas que vão impactar a empresa. Os executivos de TI devem conversar sobre desafios específicos que a unidade empresarial está enfrentando e que podem ser abordados por Data & Analytics. “Data Science não deve ser apenas uma iniciativa de TI, mas sim uma parceria com o negócio. A parceria permite que a TI ofereça especialização técnica, enquanto a unidade de negócios oferece especialização de domínio”, afirma Hare.

Outro desafio dos líderes de TI será operacionalizar o Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Cientistas de dados realmente não sabem como implantar ou gerenciar modelos em produção. Os executivos de TI precisam fornecer a mentalidade de DevOps para ajudar os cientistas de dados a transformarem ideias em produção e ajudar a escalar em termos de como eles constroem e monitoram os modelos.

Para isso, o Gartner ressalta a importância de planejar o armazenamento e o gerenciamento de mais dados, pois a tendência é que o volume não pare de crescer. Para que os dados sejam valiosos, eles devem ser de alta qualidade, o que significa que será necessário muito armazenamento. Tecnologias tais como o Aprendizado Profundo (Deep Learning) exigem dados de alta qualidade e as áreas de TI serão responsáveis pelo gerenciamento e pelo armazenamento dessas informações, além de disponibilizar os dados corretos para diversas áreas da empresa.

Pesquisas indicam também a importância de oferecer para as equipes as ferramentas e infraestrutura certas. Os cientistas de dados estão vivenciando muitas tecnologias Open Source e de Nuvem. Certificar-se de que a equipe tenha as plataformas, ferramentas e infraestrutura certas para ter sucesso é fundamental, mas as empresas precisam adotar plataformas capazes de crescer junto com as suas demandas, de forma escalável.

Nesse novo cenário digital, funcionários são estratégicos para a mudança. Data Science deve ser encarada como um esporte coletivo, com a participação de todas as áreas da empresa. Os cientistas de dados não podem fazer tudo, por isso é importante ter engenheiros de dados para filtrar informações e arquitetos de TI que possam ajudar com os modelos a serem usados por todos os funcionários. Os líderes de TI devem oferecer suporte para toda a equipe, além de garantir que a unidade de negócios esteja envolvida para o sucesso dos projetos.

Pesquisas sobre o tema serão apresentadas na Conferência Gartner Data & Analytics, que acontece nos dias 22 e 23 de maio. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelo telefone (11) 5632-3109 ou pelo site http://www.gartner.com/br/data.

Destaque da Semana

Receita esclarece que fiscalização do Pix não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito Wellton...

Parque infantil Kinder Space chega ao Catuaí Shopping Maringá

Com atrações para crianças de 1 a 12 anos,...

Trajeto de trem Curitiba-Morretes supera roteiros ferroviários da Suíça, Itália e Japão

Curitiba consolida sua posição como destaque do turismo. Reconhecida...

Lojas do ParkShoppingBarigüi com até 70% de desconto

Liquidação Lápis Vermelho de verão acontece de 16 a...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor