A partir do crescimento acelerado de empresas como Airbnb, YouTube e Facebook, Sean Ellis, fundador e CEO do GrowthHackers.com, principal portal sobre o assunto no mundo, cunhou o termo growth hacker. No contexto do Marketing Digital, o growth hacking pode ser entendido como o processo que identifica oportunidades de melhorias em todas as áreas da empresa.
Aplicar o conceito de growth hacking no o e-commerce com metodologias de baixo custo para o crescimento exponencial dos negócios: esse foi o propósito da Resultados Digitais, ANYMARKET e Nação Digital, que lançam hoje um e-book com metodologias e dicas, além de casos de sucesso que comprovam a eficácia do GH.
Para Ana Maria Cimadon Garcia, coordenadora de Marketing da DB1, “O growth hacking une métricas, análise e muita criatividade. Isso é o que todo ecommerce necessita para otimizar o seu retorno sobre o investimento”, enfatiza. “O e-book traz uma série de ferramentas e boas práticas para que os marketplaces encontrem oportunidades de crescimento de negócios”.
Confira algumas dicas do e-book:
- Atraindo mais tráfego: é muito mais produtivo iniciar o processo de hacking com um objetivo em mente. Algo palpável que irá receber todo o foco da criatividade da equipe. Por exemplo: aumentar o tráfego em 30% com a mesma verba de mídia
- Conteúdo: estratégias de SEO e conteúdo são sempre mencionadas quando falamos de growth hacking porque são altamente escaláveis e com baixíssimo custo variável. Invista em um blog, mas com conteúdo que responda perguntas novas, frequentes e relevantes para o seu público-alvo, com base no conhecimento da jornada de compra do cliente.
- Guest Posts: ter a URL linkada por outros sites de qualidade é uma ótima maneira de mostrar ao Google a sua relevância para os resultados. Vale investir em conteúdo de qualidade para construção de um relacionamento forte com seus parceiros, atraindo ainda mais oportunidades de guest posts.
- Pedidos de compartilhamento: indicações de clientes são valiosíssimas e, por isso, vale a pena investir em um link de compartilhamento direto na página de confirmação de compra, que pode ser feito pelo no e-mail de confirmação de entrega e no de pesquisa de satisfação. Quanto mais surpreender o cliente no processo de compra, maiores são as chances de ele recomendar sua empresa.
- Programa de afiliado/indicação: muitas plataformas já possuem programas de indicação de forma padrão. Essas ferramentas têm sido pouco usadas por e-commerces porque demandam planejamento e uma boa execução, mas são fontes fantásticas de atração.
- Branding: não existe custo por clique mais barato do que os de engajamento. Pode parecer pouco produtivo investir em estratégias que não levam o usuário à página de compra, mas a verdade é que a contribuição de uma marca bem relacionada é enorme para as taxas de conversão e cliques no site.
- Mídia paga: uma forma eficaz é transferir a sua base de clientes para essas plataformas e criar públicos semelhantes, com os mesmos hábitos e tendências. Você pode aumentar os lances das campanhas tradicionais para essas pessoas, pois a chance de converterem na compra é muito maior do que a do público geral.
- Social media: ao menos 80% de tudo o que você produzir deve ter algum movimento, seja em gif ou vídeo. Está comprovado que esse elemento é o que mais chama atenção e dá resultados.
- Conversão: a maioria dos e-commerces pode aumentar drasticamente a taxa de conversão de suas páginas de produto com um cronômetro de “oferta limitada” ou um contador de estoque. Um cliente da Nação Digital alavancou em 25% a taxa de conversão usando essa simples tática.
O e-book ainda traz um bônus de hacks para marketplaces, abordagem inédita elaborada por quem respira o assunto no dia a dia. O segredo é que se deve sempre prototipar, priorizar, testar e documentar os experimentos. “Coletar o feedback do que funcionou e o que falhou é tão importante quanto testar. Afinal, um hack não é uma regra e o que faz sentido para uma empresa pode não fazer para outra”, acrescenta Ana Maria.
O download gratuito pode ser feito em https://goo.gl/KXsWWA