Pelo quarto ano consecutivo a Oi patrocina o Oi Rio Pro, a etapa brasileira da World Surf League, mais uma vez em Saquarema, na Praia de Itaúna, na Região dos Lagos. Os melhores surfistas do mundo estarão presentes, do dia 11 a 20 de maio. As ondas de Itaúna, que são consideradas umas das melhores e mais fortes do país para surfar, serão palco da quarta etapa do mundial de surfe. O World Surf League Championship Tour terá mais uma vez a Oi como “naming rights” da etapa brasileira.
A Oi, que fornece toda a infraestrutura de TI e Telecom para o evento em Saquarema, vai oferecer Oi WiFi na praia de Itaúna e terá um espaço aberto ao público com Oi TV para transmissão do campeonato, empréstimo de guarda sol, além de celularia para o público carregar celular. No fim de semana, o time de atletas Oi vai participar de sessões de autógrafos no espaço da Oi: Gabriel Medina e Adriano de Souza, no sábado, dia 12, e Silvana Lima, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, no domingo dia 13. Todos os atletas do campeonato vão receber um kit boas-vindas com um chip pré-ativado Oi e um pôster de Saquarema com imagem do fotógrafo local Renan Vignoli.
Mais uma vez, dois artistas, Marcelo Ment e Caró Lago, irão customizar as pranchas dos campeões das etapas masculinas e femininas do Oi Rio Pro, se inspirando nos momentos mais comentados do campeonato pela torcida através da hashtag #OSurfeJunta. Esses posts nas redes sociais serão ilustrados na prancha, repetindo uma ação da Oi que fez sucesso no anos anteriores. Além de ganharem a taça, o campeão e a campeã da etapa levarão a prancha troféu com as ilustrações.
Para levar a experiência do Oi Rio Pro para quem ficou em casa, a Oi vai fazer vai fazer ampla cobertura nas redes sociais, com posts diários no Instagram. As influenciadoras Chloe Calmon e Marina Werneck farão a cobertura de stories no IG e os apresentadores do Woohoo Barbara Barcia e Bruno Bocayuva cuidarão da final do Oi Digital Surf, que acontece amanhã em Saquarema.
Aliás, a hashtag Oi Digital Surf, mote do campeonato digital patrocinado pela Oi, é prova de que o surfe virou mesmo uma paixão nacional. A dois dias do início do Oi Rio Pro, em Saquarema, a etapa brasileira do campeonato mundial de surfe da WSL, as disputas de vídeos e fotos de manobras na água viraram um fenômeno de audiência nas redes sociais: em pouco mais de 2 meses de campeonato foram quase 90 milhões de visualizações, 46.018 posts e reposts no Instagram e um total de 1387 participantes de todo o mundo.
Mas apenas 10 finalistas foram classificados para a final em Saquarema, para serem julgados pelos atletas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza. Hospedados numa casa em Itaúna, de frente para o mar, eles estão vivendo uma espécie de reality show com uma equipe de filmagem registrando de perto todos os seus treinos e manobras. As melhores ondas serão escolhidas pelos jurados da elite do surfe mundial e o resultado será divulgado do dia 9 de maio, quando será anunciado o vencedor de cada uma das 5 categorias.
“A Oi reconhece a importância do esporte como ferramenta de transformação social para construção de uma sociedade mais coletiva. A empresa acredita na importância de apoiar projetos esportivos que integram, ocupam espaços e conectam as pessoas. O surfe e o skate, democráticos e inclusivos, são as principais modalidades na plataforma de esportes Oi. Pelo quarto ano temos o prazer de patrocinar o Oi Rio Pro”, diz Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi.
A Oi acredita que o esporte potencializa conexões, aproxima culturas e classes, tendo um papel importante no processo educacional. A companhia tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades como basquete, surfe e skate. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico, pois reconhece a importância do esporte como ferramenta de interação entre as pessoas e as cidades, seja através da sua prática, ou por meio de manifestações culturais como o grafite e a música.
Através do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, a empresa vem promovendo e apoiando ações inovadoras e colaborativas. Com atuação nas frentes de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte, desde 2001, o instituto acelera iniciativas que, através da tecnologia, potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
A OI E O ESPORTE
A companhia patrocina grandes eventos esportivos, equipes e atletas de diferentes modalidades como surfe e skate e eventos de cultura urbana, como o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour (CT), o campeonato mundial de surfe. Também patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 12 anos, atual vice-campeão mundial de surfe adaptado. Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016 e 2017, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande – aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos.
O CAMPEONATO
Diariamente, entre as 6 e 7 horas da manhã, o comitê técnico avalia as condições do mar e determina se o dia será “ON” ou “OFF” durante o período de realização do Oi Rio Pro, além do local que será realizado, se na Praia de Itaúna ou na Barrinha. As primeiras informações de cada dia poderão ser acessadas no www.worldsurfleague.com que vai transmitir a etapa brasileira ao vivo para o mundo todo.