Stibo Systems destaca que MDM é o princípio da transformação digital para empresas

Transformação Digital terá enorme quantidade e complexidade de dados que precisam ser gerenciados

 

A Stibo Systems, líder global na oferta de soluções de Gestão de Dados Mestres Multidomínio (MDM), alerta que sistemas em tempo real, Inteligência Artificial (IA) e a concentração de provedores de serviços baseados em Nuvem estão reforçando a necessidade de Gestão de Dados Mestres na Era da Transformação Digital, cujo volume de informações cresce de forma exponencial. O papel do MDM e a oportunidade que a inovação apresenta ao mercado nunca foram tão essenciais e estratégicos para o sucesso dos negócios.

“Empresas que investem em tecnologia sem antes ter seus dados precisos e saneados não conseguem obter a melhor resposta. Esse é um problema comum nos dias de hoje e é um cenário cada vez mais percebido pelas empresas”, afirma Prashant Bhatia, Diretor de Produtos da Stibo Systems. Segundo o executivo, sem dados atualizados e consistentes, nenhum processo de uma organização em suas operações de cadeia de fornecimento, armazenamento ou fabricação será simplificado ou mais eficiente devido a dados imprecisos.

À medida que os dados se tornam mais difundidos em todas as organizações, surgem complexidades e algumas dúvidas como quais setores e profissionais são responsáveis por esses dados. Essas questões exigem foco nos objetivos de negócios quando se trata de estabelecer decisões de governança. Deve-se estipular uma estrutura de Governança de Dados definindo a estrutura organizacional da empresa, seus processos e os responsáveis por mantê-la, já que os programas e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) só podem aplicar regras que foram definidas antecipadamente pela organização.

“A empresa pode fazer um projeto de MDM, mas se não implementar a Governança de Dados, esse investimento começará a se desgastar após algum tempo”, diz Bhatia. “Não é possível fazer a Governança de Dados com informações incorretas, nem ter MDM e não manter a estrutura de governança, administração e qualidade. Essas iniciativas precisam evoluir de forma integrada”, explica o executivo.

Organizações que apostaram na transformação digital focam no processo de dominar múltiplos dados da empresa como um todo. Com a capacidade de Gestão de Dados Mestres Multidomínio de relacionar os domínios entre si, as companhias conseguem, por exemplo, entender quais produtos um cliente costuma comprar, se ele compra on-line ou em uma loja física. Assim, obtém um cenário 360 graus de cada cliente, permitindo a criação de estratégias de venda personalizadas com base em algoritmos, aprimorando a experiência dos clientes e melhorando a chance de aumentar sua base de leads.

Existe uma forma simples de explicar como funciona a Gestão de Dados Mestres. Segundo o executivo, o MDM é como se fosse o coração do negócio, “O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para diferentes partes do corpo. Portando, ele recebe o sangue, obtém sangue limpo e devolve para o restante do corpo. Da mesma forma, o MDM recebe os dados, saneia esses dados e os devolvem para todos os sistemas e canais da empresa. Ou seja, transferir dados incorretos para sistemas financeiros, de suprimentos ou outros sistemas críticos de CRM é como enviar sangue ruim às suas extremidades. Eventualmente, os “braços” de uma organização não funcionarão da maneira que deveriam, nem suas “pernas”, até que toda a organização falhe devido a dados incorretos”, explica Bhatia.

Considerando o avanço da tecnologia, a quantidade e o tipo de dados gerados, os problemas comerciais enfrentados pelas empresas em termos de treinamento para diferenciar e criar experiências únicas precisam ser mais elaborados e, para isso, as empresas podem usar os dados que possuem e extrair insights úteis a partir deles.

O caminho para a evolução da estratégia de MDM é a mudança de foco. Avanços na tecnologia aumentaram as expectativas dos clientes, e agora as empresas precisam formular estratégias para atender a essas expectativas. “Concentre-se no resultado. A adoção das iniciativas de Governança e de MDM são fundamentais para garantir que os dados operacionais sejam moldados continuamente e entregues para produzir resultados de negócios superiores”, diz Bhatia.

Destaque da Semana

Heranças para pets e caridade, uma tendência global

O caso do testamento do magnata indiano Ratan Tata...

Edição 2024 do PROARTE encerra com Mãe Beth de Oxum, patrimônio vivo de Pernambuco

A programação da edição 2024 do PROARTE 2024, atividade formativa...

Midialand expande deu portfólio de painéis digitais em Curitiba

Agora a empresa conta com 30 painéis, entre relógios...

Bosco Gastronomia lança cardápio especial para encomenda da ceia de Natal

Uma seleção variada para facilitar as celebrações de fim...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor