Clรณvis de Barros diz que falta rigor na educaรงรฃo familiar e que as escolas acabam tendo que fazer o que os pais nรฃo fazem
O jornalista, filรณsofo e professor Clรณvis de Barros Filho esteve no Rio de Janeiro para um encontro, promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, com mais de 100 gestores de escolas fluminenses. Ele atuou como professor durante 30 anos e escreveu mais de 20 livros que falam, em sua maioria, sobre รฉtica e felicidade, entre eles o best-seller โA vida que vale a pena ser vividaโ.ย O filรณsofo destacou que a educaรงรฃo รฉ o caminho para a sociedade se tornar รฉtica e estรก diretamente ligada ร conquista de uma sociedade mais feliz. โรtica รฉ descobrir, individual e coletivamente, a melhor forma de viver e conviver. Logo, nรฃo hรก felicidade sem รฉticaโ, afirmou Clรณvis.
De acordo com o filรณsofo, a formaรงรฃo moral de um indivรญduo muitas vezes requer uma educaรงรฃo mais rรญgida da famรญlia e, por falta de tempo de convivรชncia, os pais acabam abrindo mรฃo dessa rigidez e deixando nas mรฃos da escola a educaรงรฃo para a vida em sociedade, o respeito aos valores e respeito pelo outro. “Nรฃo รฉ por acaso que nรณs assistimos a uma sociedade na qual jovens chegam ร idade adulta sem ter passado ainda pela experiรชncia de um confronto, de alguรฉm que se interponha ร busca indiscriminada e descriteriosa do seu prรณprio prazer. ร um tempo de reflexรฃo, no qual a formaรงรฃo moral de cada um dos nossos jovens precisa ser assumida por alguรฉm”, ressalta Clรณvis de Barros.
Para ele, em tempos de Lava Jato e com os cidadรฃos brasileiros cobrando cada vez mais condutas corretas de seus representantes, a discussรฃo sobre รฉtica nรฃo pode ficar restrita apenas ร questรฃo polรญtica. โPara alcanรงarmos de fato uma sociedade integralmente รฉtica, esse tema deve ser trabalhado tambรฉm nas escolas a fim de promover o despertar da consciรชncia รฉtica nas crianรงas e jovensโ, ressalta. Para Clรณvis de Barros, discutir diariamente sobre โo que รฉ certoโ รฉ bastante positivo e, ainda que haja bastante discordรขncia sobre, afinal, o que รฉ a coisa certa, isso รฉ mais do que natural em toda discussรฃo moral. โMas disso tudo, o que mais importa serรก, sem dรบvida, a inclusรฃo da reflexรฃo moral no sistema educacional. Uma sociedade โviraโ รฉtica a partir da educaรงรฃo e do livre pensamentoโ, conclui.
Sobre a Editora Positivo
Fundada em 1979, a Editora Positivo tem a missรฃo de construir um mundo melhor por meio da educaรงรฃo. Tendo as boas prรกticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referรชncia no segmento educacional, desenvolvendo livros didรกticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionรกrios. A Editora Positivo estรก presente em milhares de escolas pรบblicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela รกrea pedagรณgica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas pรบblicas e particulares, no Brasil e no Japรฃo.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
ร o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltados ร educaรงรฃo.ย Presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municรญpios do territรณrio nacional, o Sistema Positivo de Ensino estรก presente emย 105 escolas do Rio de Janeiro, atendendo mais de 25 mil alunos do Estado. Na capital, sรฃo 34 escolas conveniadas e mais de 5.700 alunos atendidos.
Entre as escolas conveniadas no Rio de Janeiro, estรฃo:
- Escola Domingos Savio – Cabo Frio
- Colรฉgio Joรฃo Paulo II – Campo dos Goytacazes
- Centro Educacional Rakel Rechuem – Mesquita
- Centro Educacional Betel – Queimados
- Centro Educacional Casulo – Rio das Ostras
- Colรฉgio Ary Quintella – Rio de Janeiro
- Centro Educacional Portugal – Rio de Janeiro
- Centro Educacional Triรขngulo – Rio de Janeiro
- Instituto Martin Luther King – Sรฃo Joรฃo de Meriti
- Instituto Educacional Radeane – Volta Redonda