Na semana de início da Copa do Mundo na Rússia os curitibanos se preparam para o Mundial. O comércio da capital já sente mudanças com o “Efeito Copa”. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só a linha marrom – que engloba a fabricação de TVs, DVDs, rádios e amplificadores – teve um aumento de 45,2% se comparado ao primeiro bimestre de 2017.
Na loja Multisom do Shopping Palladium Curitiba não é diferente. “As pessoas já estão se preparando para assistir à Copa em casa, percebemos um aumento que chegam em 40% se comparado com o mês anterior”, conta o subgerente Wilson Luiz Figueiredo.
Além dos televisores, as pipoqueiras também estão entre os itens mais procurados pelos clientes, afirma Claudio Floriano, subgerente da Colombo. “Já começamos a nos preparar, nosso estoque é aqui em Curitiba, tanto das lojas físicas quanto do site e isso facilita para o consumidor. A expectativa é alta, porque junto com a Copa do Mundo tem o Dia dos Namorados, então todos os produtos relacionados aos eventos, já estão em planejamento para as vendas”.
Os curitibanos também pretende estar a caráter para assistir ao mundial. Na loja Adidas do Palladium a aposta de vendas são as chuteiras oficiais dos jogadores que são patrocinados pela marca que chegaram à loja nesta semana. “Outros produtos oficiais como a bola e as camisetas das federações também são muito procurados”, explica a gerente, Monica Iara de Mattos.
A festa da torcida deve ser verde e amarela, incluindo decoração para casa. “Estamos oferecendo utensílios para festa, garfinho de petisco, tacinha, pratinho, tudo para que o torcedor possa caprichar na decoração da casa”, afirma a gerente a Tao Store, Michelli Ribeiro Bara, que está com boa expectativa para o período. Ela conta ainda que além de ter preço acessível os produtos da loja são reutilizáveis, então ainda ajuda na preservação ambiental.