Existe idade ideal para aprender um segundo idioma?

Pesquisa aponta uma janela de oportunidade etรกria ideal para o aprendizado de idiomas, mas especialistas destacam que outros fatores alรฉm da idade precisam ser considerados

 

Um estudo realizado pelo aclamado MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos EUA, aponta que para um indivรญduo adquirir conhecimento gramatical e fluรชncia em um idioma tal ย qual um nativo รฉ preciso comeรงar a estudar a lรญngua ainda crianรงa, antes dos 10 anos. Segundo a pesquisa, a janela de oportunidade etรกria para o aprendizado de uma lรญngua privilegia quem comeรงa cedo: apรณs os 10 anos, os adolescentes ainda apresentam boa habilidade para o domรญnio de idiomas – atรฉ os 17 ou 18 anos -, mas, entrando na vida adulta, essa capacidade comeรงa a diminuir.

A pesquisa foi baseada em um teste gramatical realizado com quase 670 mil pessoas de diferentes idades e nacionalidades. Ao analisar os dados, os pesquisadores confirmaram que o aprendizado de gramรกtica de um idioma รฉ mais consistente e efetivo durante a infรขncia, prossegue na adolescรชncia, embora com resultados mais modestos se comparados ร  infรขncia, e depois se torna bem mais difรญcil na vida adulta. O estudo nรฃo deixa claro por que hรก uma queda nas habilidades de aprendizado com o passar da idade. Os cientistas atribuem isso ao fato de o cรฉrebro ficar menos mutรกvel ou adaptรกvel na vida adulta. “Pode ser uma mudanรงa biolรณgica ou algo social ou cultural”, diz Josh Tenenbaum, coautor do estudo e professor de Ciรชncias Cognitivas no MIT.

Essa dรบvida รฉ justamente o que faz com que o estudo nรฃo seja alvo de consenso entre especialistas. Para oย professor Luiz Fernando Schibelbain, diretor do PES – Positivo English Solution School, do Sistema Positivo de Ensino, ao analisar os dados da pesquisa, hรก uma vantagem estatรญstica em comeรงar o aprendizado de uma segunda lรญngua mais cedo. Contudo, ao investigar mais profundamente os nรบmeros e a questรฃo, Schibelbain identifica que existem muitos indivรญduos que comeรงaram a aprender um idioma depois dos 20 anos e superaram falantes nativos.

โ€œCertamente, em mรฉdia, o aluno mais tardio parece ter uma desvantagem para chegar lรก, mas seria impossรญvel?โ€, questionaย Schibelbain. โ€œCertamente, nรฃoโ€, afirma. Segundo o professor, o que acontece รฉ que apรณs os 18 anos de idade, geralmente, a vida das pessoas muda. โ€œVocรช vai para a faculdade, comeรงa a trabalhar, sai da casa dos pais, encontra ocupaรงรตes e distraรงรตes como namoro, lazer, casamento, enfim, ocupa a sua vida com muitas outras atividades sociais, intelectuais e profissionaisโ€, explica. Tudo isso gera um impacto na capacidade que o indivรญduo tem de estar disponรญvel para o aprendizado.

Na avaliaรงรฃo do professor, uma crianรงa que inicia o aprendizado de um idioma aos 5 anos de idade – principalmente se estudar num colรฉgio que oferece ensino bilรญngue – certamente, terรก um tempo de exposiรงรฃo ao idioma muito superior ao de um adulto de 20 anos, por exemplo, que jรก nรฃo pode mais estar em uma sala de aula aprendendo uma nova lรญngua por vรกrias horas ao dia. โ€œSerรก mesmo justo comparar a capacidade de aprendizado de uma crianรงa que estรก em contato com a lรญngua por 3 a 5 horas por dia – no caso de escolas bilรญngues – com a de um adulto que estuda o mesmo idioma por apenas uma hora por dia?โ€, indaga. Para ele, essa diferenรงa na capacidade de aprendizado por idade muito provavelmente nรฃo se deve ร  alguma mudanรงa na plasticidade cerebral. โ€œDeve-se ao fato de que os adultos nรฃo tรชm tanto tempo disponรญvel para exposiรงรฃo ร  segunda lรญngua como as crianรงas. Talvez nรฃo seja mais difรญcil para os alunos mais velhos, eles apenas nรฃo tรชm as mesmas oportunidadesโ€, observa.

A professora e assessora de Lรญngua Inglesa do Colรฉgio Positivo para o Ensino Mรฉdio, Patrรญcia Pallu, acredita que nรฃo existe um fator รบnico que seja determinante para avaliar a capacidade de aprendizado do indivรญduo em relaรงรฃo a um novo idioma. Com experiรชncia de mais de 30 anos em sala de aula e um mestrado em Educaรงรฃo sobre as dificuldades dos adultos no aprendizado da lรญngua inglesa, Patrรญcia defende que outros fatores concorrem com o biolรณgico. โ€œร‰ fato que a crianรงa tem mais facilidade para reproduzir o que ouve, o que facilita muito o aprendizado das palavras em outra lรญngua, e isso, com o avanรงo da idade, vai diminuindo. Mas muitos outros aspectos precisam ser considerados para equilibrar essa questรฃoโ€, afirma Patrรญcia.

Para a professora, deve-se considerar que a crianรงa, no geral, sรณ tem como responsabilidade e preocupaรงรฃo aprender aquilo que lhe รฉ ensinado. Jรก o adulto precisa dividir sua atenรงรฃo entre o aprendizado do idioma, as preocupaรงรตes com o trabalho e com a rotina domรฉstica e familiar. A crianรงa, normalmente, mantรฉm o aprendizado de forma contรญnua, enquanto o adulto estรก sujeito a vรกrios contratempos no caminho: questรตes financeiras, desemprego e falta de tempo costumam fazer com que o adulto abandone ou interrompa o estudo e o aprendizado. โ€œTudo isso mostra que nรฃo รฉ apenas o fator biolรณgico – no caso, a faixa etรกria – que pode influenciar na capacidade de crianรงas, adolescentes e adultos aprenderem”, ressalta.

De acordo com Patrรญcia, outra coisa importante que precisa ser considerada, ao avaliar os dados da pesquisa do MIT, รฉ que hoje em dia, o significado de โ€œdominar um idiomaโ€ รฉ bastante relativo e varia muito. “Vejo adultos que iniciaram tardiamente o estudo do inglรชs superarem as expectativas e alcanรงarem um nรญvel de fluรชncia e domรญnio da lรญngua que pode nรฃo ser o mesmo de um nativo, mas รฉ, claramente, um domรญnio do idiomaโ€, ressalta a professora.ย Schibelbainย tambรฉm reforรงa que รฉ importante destacar como os adultos podem ser bons no aprendizado de idiomas e que pesquisas como a citada acima nรฃo devem servir como base para desmotivar os mais tardios, os convencendo a nรฃo iniciar o aprendizado de uma segunda lรญngua. โ€œAdultos aprendem consistentemente novos idiomas em alguns anos, do conhecimento quase zero a nรญveis muito capazes e, em minha experiรชncia pessoal e profissional, ร s vezes mais rรกpido do que as crianรงas que estudam pelo mesmo tempo, talvez porque implantem estratรฉgias conscientes e transfiram o que eles sabem sobre sua primeira lรญnguaโ€, finaliza.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

ร‰ o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltados ร  educaรงรฃo.

 

Sobre o Colรฉgio Positivo

O Colรฉgio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o paรญs e ao exterior. O Colรฉgio Positivo Jรบnior, o Colรฉgio Positivo โ€“ Jardim Ambiental, o Colรฉgio Positivo โ€“ ย ร‚ngelo Sampaio, o Colรฉgio Positivo Hauer e o Colรฉgio Positivo Internacional atendem alunos da Educaรงรฃo Infantil ao Ensino Mรฉdio, sempre combinando tecnologia aplicada ร  educaรงรฃo, material didรกtico atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadรฃos conscientes e solidรกrios. Os alunos tรชm ร  sua disposiรงรฃo atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Lรญngua Inglesa diferenciadas, alรฉm de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colรฉgio Positivo Joinville, em Santa Catarina e, em 2017, a unidade do Colรฉgio Positivo โ€“ Santa Maria, em Londrinaย (PR).

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