Entenda as diferenรงas para uma graduaรงรฃo tradicional e quais os benefรญcios da UC
Instituiรงรฃo de ensino vinculada a empresas pรบblicas ou privadas, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos tรฉcnicos ou de graduaรงรฃo a nรญvel superior. Tambรฉm conhecida como Universidade Empresarial, ela รฉ considerada como o campo de atuaรงรฃo da Pedagogia Empresarial.
Os mรฉtodos tradicionais de capacitaรงรฃo nรฃo tรชm se mostrado eficazes. Com isso, os gestores de Educaรงรฃo Corporativa entendem que sรฃo identificados problemas tardios e adotadas soluรงรตes pontuais, mas elas nรฃo resolvem tudo, permanecendo a ineficรกcia. Nesse รขmbito, a aprendizagem prega bastante na entrega de um profissional com desempenho que atenda ร s expectativas da organizaรงรฃo. Sendo assim, as trilhas de aprendizagem auxiliam na anรกlise da situaรงรฃo e recomendam um conjunto de soluรงรตes estruturadas mais coerentes, diversificadas e alinhadas a cada estรกgio de desenvolvimento, focada numa resposta mais eficaz e duradoura.
Diferenรงas entre Universidade Corporativa e Universidade Tradicional
Para entender melhorar o que รฉ uma Universidade Corporativa, nada melhor do que comparar com uma graduaรงรฃo acadรชmica tradicional.
- Universidade Tradicional: as universidades ditas tradicionais sรฃo importantes na formaรงรฃo conceitual e metodolรณgica aos profissionais. Elas garantem o conhecimento mais amplo, mas sem focar em alguma especializaรงรฃo;
- Universidade Corporativa: ela difere no sentido de possuir caracterรญsticas e funรงรตes prรณprias e especรญficas que na tradicional nรฃo existem. Essas universidades nรฃo visam a substituir ou disputar espaรงo com as universidades tradicionais, mas desenvolver e elaborar conteรบdos, materiais e programas exclusivos para atender diretamente ร s aspiraรงรตes, objetivos e estratรฉgias da empresa. A instituiรงรฃo trabalha de forma mais direcionada e assertiva de acordo com o seu prรณprio universo empresarial. Ela oportuniza formaรงรฃo focada no ambiente de negรณcios, desenvolvendo, o aprimoramento nas competรชncias essenciais ou crรญticas de cada organizaรงรฃo.
A importรขncia da Universidade Corporativa para os profissionais e para as empresas
O ambiente de negรณcios atual รฉ marcado pela constante necessidade de inovaรงรฃo, agilidade, flexibilidade, competitividade e diferenciaรงรฃo frente aos concorrentes, em que o conhecimento necessรกrio aos profissionais muda cada vez mais rapidamente e a prรกtica de uma gestรฃo competitiva รฉ fundamental. As รกreas de treinamento, no entanto, nรฃo tรชm dado conta dessa demanda de conhecimento focado cada vez mais no โnegรณcio e estratรฉgiaโ de cada organizaรงรฃo, por configurarem suas aรงรตes de maneira reativa, voltadas ao pรบblico interno e ao desenvolvimento de habilidades pouco inovadoras com relaรงรฃo ร s formas de disseminaรงรฃo e gerenciamento do conhecimento.
Tudo isso ajudou a configurar, de maneira mais intensa nos รบltimos anos, o surgimento das universidades corporativas. Para se ter uma ideia, somente no Brasil, sรฃo mais de 2.360 instituiรงรตes do tipo reconhecidas pelo Ministรฉrio da Educaรงรฃo atualmente.
As universidades corporativas visam preparar os colaboradores para trabalhar com novas tรฉcnicas, atualizar prรกticas de trabalhos ou criar projetos que possam ser implantados dentro da sua organizaรงรฃo. Isso sรณ traz benefรญcios ร empresa, visto que os colaboradores dela, alรฉm de adquirirem conhecimento tรฉcnico, terรฃo a prรกtica voltada para o desempenho de suas funรงรตes e o conhecimento alinhado com a missรฃo da companhia, os objetivos e as estratรฉgias de seus negรณcios, proporcionando ร firma uma vantagem competitiva.
Trata-se de uma excelente maneira de formar, agregar e estabelecer a base de conhecimentos da organizaรงรฃo, formando profissionais especialistas em suas รกreas de atuaรงรฃo organizacional. Confira algumas semelhanรงas entre diferentes universidades corporativas:
- Oferecer aprendizagem que dรช suporte para a empresa atingir os seus objetivos crรญticos do negรณcio;
- Desenvolver programas que agreguem cidadania, contexto e competรชncias;
- Incentivar gestores a se envolverem com a aprendizagem, tornando-os tambรฉm responsรกveis pelo processo;
- Apresentar seu ensino como uma forma de obter vantagem competitiva e, com isso, entrar em novos mercados.
(mpa)