Pesquisa da Booking.com revela comportamento do brasileiro ao relacionar futebol e viagem

A Booking.com, lรญder mundial em conectar viajantes com a maior seleรงรฃo de lugares incrรญveis para ficar, montou uma acomodaรงรฃo inspirada na Rรบssia dentro do Museu do Futebol, localizado no Estรกdio do Pacaembu, em Sรฃo Paulo, para oferecer aos fรฃs brasileiros desse esporte, de 31 de maio a 3 de junho, uma experiรชncia รบnica e interativa de viagem aliada ao futebol. Pensando nisso, a Booking.com analisou o comportamento dos brasileiros e de mais 3 paรญses latino-americanos em uma pesquisa que envolveu viagem, futebol e como estes dois assuntos se relacionam na rotina dos entrevistados.

Segundo o estudo, o futebol รฉ mesmo a paixรฃo nacional do brasileiro, jรก que quase trรชs quartos (73%) afirmam gostar do esporte, sendo que 31% deles sรฃo verdadeiros fanรกticos pelo esporte. Enquanto isso, na Argentina, 70% dos entrevistados dizem curtir futebol, mostrando que nesse ponto a rivalidade รฉ, como sempre, acirrada. O Mรฉxico empata com os argentinos e o paรญs com maior interesse em futebol, na verdade, รฉ a Colรดmbia, com 90%.

No entanto, quando o assunto รฉ viajar para acompanhar seu time em outra cidade ou atรฉ mesmo outro paรญs, quase metade (47%) dos brasileiros acham a ideia interessante, mas nรฃo considerariam fazer a viagem com esse objetivo. Por outro lado, 14% dos brasileiros jรก acompanharam ao menos um jogo fora, ligeiramente ร  frente dos argentinos (13%).

De todo modo, o futebol nรฃo costuma ser deixado para escanteio durante uma viagem. Cerca de metade (53%) faz pelo menos uma viagem domรฉstica por ano e a pesquisa mostra que as fรฉrias sรฃo uma รณtima oportunidade para visitar estรกdios famosos, conhecer a histรณria de equipes importantes e assistir a jogos. Mais da metade (57%) considera visitar um estรกdio durante uma viagem e 50% dizem que compram ingressos para uma partida se descobrem que hรก um jogo no local durante os dias de passeio. E, claro, 3 em cada 10 (32%) nรฃo deixam de levar a camisa do seu time na mala.

Nesses quesitos, o Brasil estรก com a bola murcha. Em comparaรงรฃo com argentinos, 62% visitariam um estรกdio e 60% afirmam que comprariam ingressos para um jogo, enquanto 36% nรฃo esquecem de levar a camisa azul e branca. Jรก os mexicanos sรฃo mais parecidos com os brasileiros: 57%, 60% e 33%, respectivamente. Quem bate mesmo um bolรฃo aqui sรฃo os torcedores colombianos. Quase trรชs quartos (74%) dizem que visitariam um estรกdio famoso, 75% comprariam ingressos para uma partida de futebol durante uma viagem e o uniforme do time vai na mala de quase metade (43%).

Visitariam um estรกdio

Comprariam ingressos para um jogo

Levam a camisa do time na mala

Brasil

57%

50%

32%

Argentina

57%

60%

36%

Colรดmbia

74%

75%

43%

Mรฉxico

62%

60%

33%

Alรฉm disso, ver um jogo fora de casa tem um gostinho especial. Para 49% dos brasileiros a atividade significa ter uma experiรชncia รบnica de sentir a vibraรงรฃo da torcida e ter a sensaรงรฃo de fazer parte do time, algo que nรฃo acontece quando se assiste pela TV. O mesmo acontece para 57% dos argentinos, 61% dos mexicanos e 74% dos colombianos.

Brasileiro รฉ o que mais assiste a jogo de futebol pela TV

Apesar da experiรชncia nรฃo ser a mesma, ver jogo pela TV tambรฉm รฉ um passatempo muito presente na vida de todas as nacionalidades. Mas nesse ponto a goleada รฉ brasileira: 46% afirmam que sentam em frente ao televisor toda semana para assistir a uma partida de futebol, independentemente de quem esteja jogando. Pouco mais de um terรงo (39%) dos argentinos tรชm o mesmo hรกbito, seguidos da Colรดmbia e Mรฉxico que empatam em 31%.

Quando o assunto รฉ a importรขncia de seguir um time por onde for, 12% dos brasileiros sรฃo categรณricos ao dizer que “fรฃ que รฉ fรฃ acompanha a equipe onde quer que seja” (16% dos mexicanos e argentinos e 14% dos colombianos tรชm a mesma opiniรฃo) e 14% dos brasileiros jรก viajaram para ver seu time jogar em outras cidades ou paรญses, enquanto 13% dos argentinos e 16% dos mexicanos fizeram o mesmo. A Colรดmbia viaja mais atrรกs do seu time de futebol, jรก que 26% tiveram essa experiรชncia.

Sobre a distรขncia que estรฃo dispostos a percorrer para ver seu time de perto, os latino-americanos tรชm perfis parecidos, pois 27% dos mexicanos e colombianos dizem que viajariam para cidades vizinhas, seguidos de argentinos (24%) e brasileiros (23%). Jรก 21% dos mexicanos iriam atรฉ outro estado. Os brasileiros (12%) ficam ร  frente de argentinos e colombianos (6%). Quando o desafio รฉ cruzar o mundo atrรกs do time, a disputa fica entre Colรดmbia e Argentina (22% x 20%), enquanto Brasil e Mรฉxico ficam na retaguarda, empatados em 10%. E quando pensam em viajar para ver um jogo, os torcedores nรฃo querem ir sozinhos: 97% dos brasileiros, colombianos e mexicanos e 94% dos argentinos querem ir com famรญlia, companheiros ou amigos.

A pesquisa foi feita com 800 pessoas, homens e mulheres, com idades entre 18 e 56 anos, de todas as classes sociais no Brasil, Mรฉxico, Colรดmbia e Argentina.

(carollyne.almeida@edelman.com)

Destaque da Semana

Prudentรณpolis inaugura o Caminho de Sรฃo Miguel Arcanjo, com 16 igrejas ucranianas

Estruturado pela prefeitura, o novo caminho de Prudentรณpolis, cidade...

Pseudomiopia aumenta miopia em atรฉ 4 vezes em crianรงas, aponta pesquisa

Condiรงรฃo que passa despercebida รฉย ย motivada pelo excesso de telas...

A importรขncia da vacinaรงรฃo antes das festas de fim de ano e viagens de fรฉrias

Especialista lista vacinas fundamentais para quem pretende viajar no...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor