Florianรณpolis reรบne educadores para debater questรตes importantes para a educaรงรฃo, entre elas a inovaรงรฃo e a tecnologia em sala de aula
Os avanรงos tecnolรณgicos e as novas geraรงรตes – tanto de pais, quanto de alunos – trouxeram para dentro das escolas a necessidade urgente de acompanhar as mudanรงas. Especialistas questionam e reavaliam o papel das instituiรงรตes de ensino e dos docentes. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, nรฃo se pode permanecer no mesmo ponto de antes. ร preciso refletir, conhecer e discutir para avanรงar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagรณgica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi.
Com tanta novidade e inรบmeros fatores influenciando de forma cada vez mais veloz a rotina em sala de aula, o debate entre especialistas, gestores e professores รฉ muito importante para garantir que todas essas mudanรงas sejam, de fato, colocadas em prรกtica. Especialistas afirmam que ainda hรก muito o que avanรงar e melhorar para colocar as escolas em perfeita sintonia com o mundo de hoje, um mundo mais digital. O evento “Um Dia Positivo!”, realizado em Florianรณpolis na รบltima quarta-feira, cumpriu a missรฃo de debater o assunto com quem vive a realidade escolar diariamente.
Tecnologia
Muitas escolas jรก se preocupam em buscar soluรงรตes tecnolรณgicas que trabalhem a favor do aprendizado e contribuam para a formaรงรฃo integral dos alunos. Segundo Leandro Henrique de Souza, consultor do Sistema Positivo de Ensino, mestre em Ciรชncia e Gestรฃo de Tecnologia da Informaรงรฃo e um dos palestrantes do evento, muitos colรฉgios jรก tรชm trabalhado para desenvolver o pensamento crรญtico de crianรงas e jovens. E, para ele, a tecnologia pode ser um aliado importante no desenvolvimento de um aluno com mais discernimento e capacidade de raciocรญnio. โA tecnologia nรฃo vai substituir o professor, mas serรก parceira dele. Os educadores que tรชm certa aversรฃo ร tecnologia ainda nรฃo entenderam como ela pode ser usada em sala de aulaโ, destaca. Segundo Souza, a partir do momento em que o professor desenvolver as competรชncias necessรกrias para lidar com novas ferramentas e a nova realidade em sala de aula, ele vai conseguir se aproximar ainda mais do aluno, facilitando assim o processo de aprendizagem.
O palestrante explicou que o estudante de hoje tem um nรญvel de atenรงรฃo muito maior, รฉ multifacetado e isso acontece porque ele nasceu e cresceu num mundo onde existem inรบmeras formas de se conectar com as pessoas e o conhecimento. “Hoje, eles tรชm muito mais acesso ร s informaรงรตes do que as geraรงรตes anteriores tinham. Nรฃo รฉ mais possรญvel tentar envolver esse aluno apenas com conteรบdos no quadro negro ou nos livros.ย A aula precisa ser dinรขmica, bem articulada, com imagens, sons, materiais grรกficos – e รฉ aรญ que os recursos tecnolรณgicos sรฃo fundamentais”.
Em um paรญs com aspectos estruturais e culturais que variam muito de uma regiรฃo para outra, usar a tecnologia aliada ร educaรงรฃo รฉ tarefa รกrdua. A gerente pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino, Milena Fiuza, ressalta que a falta de estrutura ou limitaรงรฃo financeira dificulta o uso da tecnologia – mas isso nรฃo nรฃo deve ser motivo para deixar os avanรงos de lado. โQuando se tem dificuldades de acesso ร internet ou a ferramentas mais modernas, รฉ o professor que tem de ser inovador. Ele pode passar inovaรงรฃo com o que tem disponรญvelโ, afirma Milena. Para ela, รฉ importante trabalhar aquilo que รฉ pertinente ao aluno e nรฃo abordar algo sรณ porque estรก no currรญculo. โA escola tem de pensar no aluno que quer ser mรฉdico, engenheiro, professor, cientista ou continuar o negรณcio da famรญlia: o que ele precisa estudar?โ, instiga. Modelos em que hรก menos presenรงa da avaliaรงรฃo formal e sala de aula invertida tรชm obtido sucesso.
De acordo com Souza, o desafio estรก em todas as esferas. โOs professores nรฃo nasceram nesse ambiente totalmente digital; os pais acham que se o filho nรฃo tiver livro fรญsico, lรกpis e caneta em mรฃos, nรฃo hรก aprendizado e os gestores educacionais tรชm o recurso, mas sentem dificuldade em implantar projetos efetivos. A cooperaรงรฃo entre gestores, professores, pais e alunos รฉ fundamental para resolver a questรฃo e eventos que estimulem o debate e a reflexรฃo sรฃo sempre bem vindosโ, aponta Leandro.
Sobre a Editora Positivo
Fundada em 1979, a Editora Positivo tem a missรฃo de construir um mundo melhor por meio da educaรงรฃo. Tendo as boas prรกticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referรชncia no segmento educacional, desenvolvendo livros didรกticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionรกrios. A Editora Positivo estรก presente em milhares de escolas pรบblicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela รกrea pedagรณgica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas pรบblicas e particulares, no Brasil e no Japรฃo.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
ร o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltados ร educaรงรฃo.ย Presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municรญpios do territรณrio nacional, o Sistema Positivo de Ensino estรก presente em135 escolas de Santa Catarina, atendendo mais de 43 mil alunos do Estado.Na capital, sรฃoย 11 escolas conveniadas e mais de 7 mil alunos atendidos.