Branding รฉ sรณ para vender produtos?ย Ou serรก que รฉ aplicรกvel a qualquer instituiรงรฃo que precise gerar credibilidade a qualquer pรบblico? No case do Projeto Vale Azul ficou claro que branding รฉ necessรกrio tambรฉm para ONGs.
Aproximadamente 100 animais recebem os cuidados do Projeto Vale Azul – Voluntรกrios pelos animais. A ideia surgiu da necessidade: as fundadoras perceberam que muitos cachorros eram abandonados nas proximidades da cidade de Maringรก (PR) e resolveram mudar essa realidade. Hรก 6 anos a ONG reรบne voluntรกrios independentes que fornecem alimentaรงรฃo, abrigo, tratamento mรฉdico e carinho a animais de rua, sempre com o objetivo de incentivar a adoรงรฃo.
Assim como muitos trabalhos voluntรกrios, o projeto encontrava dificuldades para arrecadar doaรงรตes e encontrar mais gente disposta a ajudar. Foi quando surgiu a demanda por uma identidade visual mais atrativa e uma comunicaรงรฃo mais confiรกvel. A ONG passou por um processo de branding que incluiu uma nova marca, um site e uma campanha para as redes sociais, tudo com o objetivo de obter auxรญlio para o atendimento dos animais resgatados.
โPor mais que o nosso projeto nรฃo objetive “lucrar” com o dinheiro que arrecadamos, sabemos da necessidade em ter algo que seja convidativo e atrativo ร queles que nos ajudam de alguma forma. Tambรฉm entendemos a importรขncia em criarmos uma identidade visual que seja confiรกvel, amistosa e que transmita a nossa mensagem, que รฉ o amor e o cuidado pelos animais, de forma visualโ, explica Aryelle Malheiros Caruzzo, voluntรกria da ONG.
Neste caso, reposicionar a marca nรฃo se refere a um conceito comercial, mas ร ideia de que, quanto mais atrativa e credรญvel a comunicaรงรฃo for, maiores sรฃo as chances de conseguir apoio. O processo de branding reรบne um conjunto de aรงรตes estratรฉgicas que contribui para a construรงรฃo da percepรงรฃo do pรบblico em relaรงรฃo ao serviรงo prestado pela Vale Azul.
Alexandre Munhoz, diretor da Paraleloz, empresa responsรกvel pela reestruturaรงรฃo da marca, conta que ficou orgulhoso com os resultados alcanรงados. โFizemos questรฃo de nos empenhar ao mรกximo nesta parceria com a Vale Azul. Despertar a empatia do pรบblico para essa questรฃo รฉ mais que um simples โcaseโ de sucesso para nรณs. Saber que conseguimos resultados com nosso trabalho de branding รฉ importante, jรก que รฉ nossa รกrea de atuaรงรฃo, mas, saber que estamos colaborando com o serviรงo prestado pela ONG nos enche de orgulhoโ.
Apรณs o projeto de branding, a Vale Azul conseguiu dar mais visibilidade ao trabalho realizado na Internet. O nรบmero de fรฃs na pรกgina no Facebook aumentou, assim como a quantidade de pessoas reais que apoiam o projeto, seja com doaรงรตes de raรงรฃo e medicamentos ou cedendo espaรงo em casa para um lar temporรกrio, atรฉ que o cรฃozinho encontre uma famรญlia.
Aryelle destaca a importรขncia do branding para a construรงรฃo de um posicionamento sรณlido da ONG na Internet. โNas redes sociais tudo estรก muito rรกpido e descartรกvel. Ao criarmos algo que seja sรณlido e que, de fato, registre a nossa identidade e nossos valores, acabamos por firmar nosso ideal por meio da identidade visual que nos foi passada, por exemploโ, afirma.