Por Bruno Alves, Diretor de Estratรฉgias Digitais da Plusoft
Mergulhar na Transformaรงรฃo Digital se tornou obrigaรงรฃo para empresas que desejam se manter ativas no mercado, competindo de igual para igual com seus concorrentes. Entender o contexto em que as pessoas vivem, totalmente conectadas e com fontes de informaรงรตes fragmentadas, รฉ essencial para as companhias revolucionarem seu modelo de negรณcio.
Quando chegou ao Brasil no final da dรฉcada de 1990, a Internet era alvo de dรบvida das empresas, que questionavam se realmente valeria a pena estarem conectadas, terem e-mail e website. O passado parece tรฃo distante diante dessa nova era na qual o digital, em poucos anos, ganhou forรงa extraordinรกria. As prioridades empresariais do momento estรฃo centradas na necessidade de automatizar os processos, criar aplicativos mobile e soluรงรตes chatbot para executar as tarefas repetitivas de rotina e liberar profissionais para funรงรตes mais estratรฉgicas.
As mudanรงas jรก em curso nos modelos e processos dos negรณcios se tornaram urgentes para atender a um novo consumidor que estรก chegando ao mercado. Segundo estimativas da revista Fast Company, a geraรงรฃo Z representarรก 40% de todos os consumidores atรฉ 2020. Esses consumidores, considerados digitais e que nasceram a partir de 1994, sรฃo os que mais cobrarรฃo de companhias mudanรงas condizentes com a era digital no que se refere a atendimento, relacionamento e produtos personalizados para suas necessidades e interesses.
Atender ร s expectativas desse pรบblico chamado de consumidor 3.0 รฉ uma tarefa desafiadora para as corporaรงรตes que pretendem se destacar nos prรณximos anos. Para cumprir esse desafio, a primeira missรฃo รฉ aderir inteiramente a estratรฉgia omnichannel – convergรชncia de todos os canais em uma รบnica plataforma- para que, por meio das soluรงรตes tecnolรณgicas, as empresas explorem todas as possibilidades de interaรงรฃo com seus pรบblicos de forma contรญnua e personalizada. A ominicanalidade รฉ um caminho sem volta para empresas que desejam fidelizar seus clientes.
Alรฉm do desafio de incorporar a Transformaรงรฃo Digital, a inclusรฃo dos departamentos backoffice serรก mandatรณria para as organizaรงรตes que desejam sucesso nesse novo movimento. Nรฃo adianta as companhias investirem na modernizaรงรฃo de toda a operaรงรฃo sem antes preparar a equipe para isso. A Transformaรงรฃo Digital nรฃo envolve apenas tecnologia, mas, sim, planejamento e coragem para a mudanรงa. Por essa mรกxima entende-se que a modernizaรงรฃo depende muito mais da aderรชncia e familiarizaรงรฃo dos colaboradores com todas as tecnologias, sendo que a infraestrutura vem logo na sequรชncia para apoiar a visรฃo desses lรญderes.
A inovaรงรฃo nem sempre acontece quando usamos vรกrias ferramentas tecnolรณgicas ao mesmo tempo. ร fundamental, antes de tudo, mudar a forma como a organizaรงรฃo enxerga os recursos, a maneira que executa os processos e como utiliza as soluรงรตes tecnolรณgicas para alcanรงar os resultados desejados. Igualmente importante รฉ entender quais tecnologias sรฃo essenciais para cada negรณcio e estar ciente de que nรฃo existe empresa bem-sucedida se ela nรฃo tiver uma boa estrutura de TI, assim como modernos sistemas e equipamentos. Com a equipe engajada na Transformaรงรฃo Digital e todas as etapas sugeridas cumpridas, a prรณxima fase รฉ manter toda a operaรงรฃo com a mรกxima eficiรชncia e buscar inovar constantemente, ainda que em pequenos detalhes.
Tem se consolidado dentro das empresas um movimento de transformaรงรฃo para proporcionar experiรชncias customizadas para seus diversos consumidores. Companhias estรฃo intensificando investimentos em soluรงรตes que coletam e analisam diferentes perfis de clientes. Segundo pesquisa da Forrester Research, o uso de tecnologias como CRM e Customer Analytics pelas organizaรงรตes deve aumentar 28% este ano. Esses sistemas sรฃo responsรกveis por armazenar e conectar de forma inteligente informaรงรตes sobre atividades de consumidores e suas interaรงรตes com as marcas, provendo informaรงรตes importantes para a tomada de decisรตes de executivos sobre os rumos dos negรณcios e a criaรงรฃo de novos produtos. O CRM deverรก continuar como um dos segmentos de crescimento mais acelerado no mundo em relaรงรฃo aos investimentos das corporaรงรตes em Transformaรงรฃo Digital.
Estรก comprovado que a nova era digital pode impulsionar o lucro das organizaรงรตes. De acordo com a pesquisa โBe the New Digital Enterpriseโ, da Accenture, as corporaรงรตes baseadas em Transformaรงรฃo Digital sรฃo 26% mais lucrativas do que outras cรฉticas ao tema. Estimativas indicam, ainda, que hรก pelo menos US$ 100 trilhรตes que poderiam ser injetados nos negรณcios e na sociedade com a adoรงรฃo da Transformaรงรฃo Digital. Os nรบmeros provam que esse รฉ um caminho sem volta. Os lรญderes que acreditarem em digital terรฃo mais condiรงรตes para transformar suas empresas em modelos de crescimento e de sucesso para o mercado. Vale a pergunta: vocรช ficarรก para trรกs?