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Drogaria Araujo implementa solução de Gestão de Colaboradores da Tlantic

Uma das três maiores redes de drogarias do Brasil, a Drogaria Araujo, conclui a implementação após 4 meses de roll out

O setor farmacêutico tem passado por grandes mudanças no Brasil ao longo dos últimos anos. Das pequenas farmácias focadas apenas na venda de remédios, para as de hoje, que oferecem produtos de conveniência, saúde e bem-estar. Com o segmento em expansão, a mineira Drogaria Araujo, com os seus mais de 100 anos de história, buscou no WFM – Workforce Management, solução de gestão da força de trabalho da Tlantic, empresa multinacional de soluções de varejo, apoio para aprimorar ainda mais a sua operação.

Em processo de expansão da rede, para a Drogaria Araujo as soluções e projetos de aprimoramento são indispensáveis. Em maio, todas as lojas do grupo, já contam com a solução Workforce Management implementada e em plena operação. Antes a rede gerava seus horários sem suporte tecnológico e dependente de critérios de cada chefe de loja, exposta a erros que não eram consistentes com os padrões de serviço elevados da organização. A motivação da chefia da Drogaria Araujo para adopção da ferramenta estava na necessidade de racionalizar os recursos sem colocar em causa o padrão de serviço, e assegurar uma escalabilidade dos processos em face dos planos de expansão da rede.

“Há algum tempo identificamos a necessidade de melhorar a “Gestão do Tempo” em nossas lojas, pois por mais experiente que sejam nossos Gerentes de Loja, a variedade de fatores a serem analisados é muito grande, então não tínhamos uma eficácia nas nossas escalas de trabalho. Desta forma fomos ao mercado e buscamos conhecer ferramentas que poderiam nos auxiliar. O Tlantic WFM foi a solução que apresentou maior aderência à nossa necessidade e por isso implementamos em todas as nossas lojas.” , refere Jairo Grastiquini, Superintendente de Gestão de Recursos Humanos na Drogaria Araujo.

O projeto, iniciado em 2017, passou por um piloto em duas lojas com elevado sucesso e permitiu a aprendizagem necessária para definir a abordagem de implementação a todas as lojas. Envolvendo diversas áreas da empresa a Drogaria Araujo se mobilizou, com apoio da Tlantic, para garantir a integração de processos, pessoas e tecnologia numa acção de gestão de mudança crítica para o sucesso na adopção da ferramenta. Os resultados já estão a ser mensurados e a gestão da operação é já influenciada pelos novos indicadores que a ferramenta proporciona. A Tlantic, além de assegurar os aspetos técnicos da implementação, apoiou na gestão de mudança e no desenvolvimento de práticas para identificação de oportunidades de melhorias.

“Depois de entender o colaborador, nós fomos entender como era o comportamento do nosso cliente. Através dos gráficos, percebemos que a disposição dos funcionários acontecia de forma equivocada. Então, este foi um dos principais benefícios do WFM para nós. Por exemplo, o ticket médio que tínhamos com o vendedor era de R$ 46,00. Agora, depois da implementação da solução, nós temos uma média de R$ 48,40. Um vendedor nosso que vendia 4,1 vezes mais do que o auto-serviço, agora vende 5 vezes mais. A qualidade da venda subiu substancialmente”, afirma Sílvia Araujo, Diretora Administrativa da Drogaria Araujo.

Os resultados são positivos para todos os envolvidos, a empresa obtém um melhor resultado na sua operação cumprindo os preceitos legais e recorrendo a um menor esforço de gestão. Em 2018, a nova ferramenta é já uma importante alavanca de gestão na Drogaria Araujo, influenciando as decisões da empresa. “O Workforce Management faz a escala de trabalho orientada tendo por base a previsão das necessidades de loja para cada dia, respeitando as regras trabalhistas e comunicando antecipadamente os horários a cada trabalhador. Por isso é uma solução tão eficaz”, afirma Marcelo Tupan, COO da Tlantic.

Sobre a Tlantic

A Tlantic é uma multinacional especializada em varejo, nos processos e soluções de loja.  Fundada em 2004, com origem no universo Sonae, foi criada para dar resposta às necessidades de gestão de loja e de colaboradores do Grupo. Graças ao sucesso das suas soluções de software e serviços, e ao compromisso da empresa de elevar a eficiência, a Tlantic rapidamente se tornou um caso de sucesso internacional, influenciador do conceito “a loja: o centro onde tudo acontece”. Ao falar a linguagem do varejo, a Tlantic acrescenta valor em termos de eficiência, rentabilidade, economia e nível de serviço, por meio de aplicações de mobilidade na loja e de gestão de colaboradores e através de sistemas avançados de POS. As suas soluções de interação incluem o Sales Assistant, ferramenta que transforma o colaborador de loja em um melhor vendedor, e aplicações de mobilidade que permitem levar a loja até ao cliente, onde quer que ele esteja.

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