Especialista lança manual de como gerenciar projetos em grandes empreendimentos industriais com foco no “capital humano”

“Engenharia de Gente” traz reflexões e orientações importantes para líderes de equipes das mais diversas áreas e tamanhos.

Coordenar equipes de cinco, dez, quinze colaboradores nem sempre é tarefa fácil. Imagine então organizar o trabalho para 15 mil, 30 mil pessoas ao mesmo tempo, lidando também com personalidades, formações, cultura organizacional e prazos distintos. Pois esse é o desafio diário do gerente Sales Bueno, mestre em Administração, e reconhecido executivo que lança na próxima sexta-feira, 20 de julho, às 19h, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui, a obra “Engenharia de Gente” pela Editora FVG (384 páginas, R$ 59,00). A entrada é franca.

O livro é resultado de sua vasta experiência em organizar e implantar grandes empreendimentos e projetos Brasil afora, brownfield (que refletem a ampliação ou demolição onde parte da infraestrutura já está de alguma forma pronta) ou greenfield (instalação de planta partindo-se do “zero”), envolvendo grandes empreendimentos (canteiros de obras) mitigando crises, conflitos-trabalhistas, comunitários e pleitos futuros (claims).

“Estava inconformado em ouvir muitos profissionais dizendo:  faça o que fizer, vai ocorrer crise. Depoimentos decorrentes de inúmeros empreendimentos que conviveram com crises trabalhistas, ambientais e comunitárias, situações que custaram – além de tempo – centenas de milhares de dólares”, sem mencionar os custos para a “imagem e reputação” argumenta. De acordo com o autor, “Engenharia de Gente” mostra que é possível, sim, atingir grandes resultados, mesmo trabalhando com empreendimentos complexos, com grandes desafios humanos e de engenharia.

Assim, num registro minucioso, passo a passo, Bueno explica como estruturar o gerenciamento e a organização administrativa e do capital humano em um gerenciamento de projeto, utilizando o conceito: organizar para implantar.

“A organização para a implantação requer competências que congregam planejamento, direção e controle, pontos críticos que nem sempre são considerados em sua totalidade pelos profissionais que estão na liderança dos projetos e equipes, sejam elas pequenas ou grandes”, explica o consultor.

Segundo ele, “todos os projetos envolvendo a implantação de grandes empreendimentos são em sua essência desafiadores. Porém, em um projeto que parte do zero, o volume de atividades e a organização do gerenciamento envolvendo a implantação vai requerer grande atenção, sobretudo na organização da infraestrutura de apoio destinada ao atendimento do capital humano.

Deste modo, o livro é um importante guia para os profissionais ligados – direta ou indiretamente – a construção e montagem; executivos; empresários; acionistas e proprietários de empreendimentos; administradores; engenheiros; técnicos de áreas de compras; finanças; jurídica; gestão de contratos e RH; especialistas; construtoras; montadoras e lideranças em geral.

Dividida em dez capítulos a obra traz uma reflexão sobre a importância das ações de planejamento organizacional e apresenta modelos de gestão e procedimentos a fim de auxiliar de modo efetivo o leitor. Um bom planejamento, conforme o autor, depende principalmente de “conhecimento de todas as etapas e fases do projeto que se irá trabalhar; além de informação adequada e em tempo”.

Numa linguagem acessível, Bueno expõe questões práticas que envolvem gerenciamento de tempo, orçamentos, comunicação, sustentabilidade, legislação e pessoas – o que inclui a comunidade ao redor do projeto a ser desenvolvido.

Ao longo da narrativa, embora foque nas questões inerentes ao dia a dia que o gerenciamento de um projeto requer, Bueno destaca a importância da compreensão do “indivíduo” com o qual deverá trabalhar ao longo de toda a empreitada. “Como os resultados são obtidos com e por meio de pessoas, é imprescindível compreender o ser humano considerado o principal ativo presente nas organizações”, enfatiza. Segundo o autor, mais difícil do que montar uma planta industrial é montar uma boa equipe. E justifica: “os dois são grandes desafios. Porém, a equipe é o mais desafiador, pois será através dela que se definirá o sucesso e ou o insucesso de um grande empreendimento”.

“Engenharia de Gente” está à venda no site www.livrariascuritiba.com.br, nas 29 lojas do Grupo Livrarias Curitiba e nas principais livrarias do país.

Sobre o autor:

Sales Roberto de Souza Bueno é mestre em Administração pela PUC-PR e possui certificado em Human Resource Management pela Berkeley University of California. Como executivo, atuou na administração, recursos humanos, qualidade assegurada e reestruturação em organizações de grande porte, tendo atuado também como coordenador e professor universitário. Como consultor, tem se dedicado a organização, estruturação e gestão administrativa do capital humano.

SERVIÇO:

Lançamento do livro ENGENHARIA DE GENTE, bate-papo e sessão de autógrafos com Sales Roberto de Souza Bueno.

SEXTA, DIA 20 de julho, às 19h. A entrada é franca

Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, tel. 41-3330-5185, Curitiba-PR).

Destaque da Semana

Curitiba é destaque entre os 30 destinos mais recomendados para 2025, com atrações de cultura e bem-estar

Variedade de atrações, hospedagem acessível e infraestrutura moderna impulsionam...

HNSG promove Serenata de Natal e toca os corações de pacientes e comunidade

Na última terça-feira, 17 de dezembro, o Hospital Nossa...

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Por que acreditar no Papai Noel é importante?

Especialista aponta benefícios para o desenvolvimento da criança e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor