Jovens empreendedores apostam em planejamento com diferencial competitivo no mercado de eventos esportivos

O empreendedorismo tem atraรญdo jovens de todo o paรญs nos รบltimos anos. ร‰ o que mostra uma pesquisa do Sebrae/IBQP, que revela o novo perfil do empreendedor no Brasil. Ela aponta que, no ano passado, a participaรงรฃo de pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial cresceu de 50% para 57%. Isso significa que sรฃo nada menos que 15,7 milhรตes de jovens atrรกs de informaรงรตes para abrir um negรณcio ou com uma empresa em atividade no perรญodo de atรฉ trรชs anos e meio. Outro dado interessante que a pesquisa mostra รฉ que tambรฉm aumentou o percentual de pessoas que buscam empreender por opรงรฃo, saltando de 57% para 59% dos entrevistados. Foi o caso dos irmรฃosย Arthur e Raul Trauczynski,ย deย 30 e 32ย anos, respectivamente. Atentos ร s necessidades eย crescimentoย do mercado de corridas, em 2013 eles criaram aย Global Vita Sports,ย uma empresa de marketing esportivo de pequeno/mรฉdio porte,ย queย hojeย produz cerca de 15 eventos esportivos ao ano eย atendeย um pรบblico superior a 30 mil atletas. Para 2018, o planejamento รฉ alcanรงar um faturamento superior a R$ 2 milhรตes. Conheรงa:ย www.globalvita.com.br

Sediada em Curitiba, e com uma base comercial em Sรฃo Paulo, aย Global Vitaย cria, planeja e produz eventos esportivos e de entretenimento; gera conteรบdo e relacionamento entre marcas e seus pรบblicos de interesse em uma plataforma 360 graus. Alรฉm disso, desenvolve projetos especiais para ativaรงรตes de marca, que utilizem o esporte como ferramenta de transformaรงรฃo e atendam os objetivos de negรณcio das empresas; transforma ideias sustentรกveis em estratรฉgias de negรณcio e diferenciais competitivos; desenvolve aรงรตes focadas na qualidade de vida e democratizaรงรฃo do acesso ao esporte.

Corridasย em trilhas: o ponto de partida

Em 2013, a aposta de largada dosย irmรฃos Trauczynskiย foi colocar no mercado um circuito de corridasย em trilhasย que trouxesseย umaย experiรชncia completa para o atleta,ย que contribuรญsse com o fomentoย do turismo,ย desafiasse os participantes em locais de beleza รญmpar e conscientizasse sobre a importรขncia da preservaรงรฃo da biodiversidade.ย โ€œEntรฃo nasceu oย Circuito Amazing Runsย de corridas em unidades de conservaรงรฃo e lugares paradisรญacos,ย um projeto desenvolvido a quatro mรฃos entre aย Global Vita Sportsย e a Associaรงรฃo Pro Correr. A primeira ediรงรฃo foi uma maratona de aventura no Parque Nacional de Sรฃo Joaquim, no coraรงรฃo da Serra Catarinense. Desde entรฃo, o circuito vem crescendo de maneira orgรขnica e exponencial. Jรก foram realizadas etapas em Bonito-MS, Ilha do Mel-PR, Serra da Graciosa-PR, Parque Nacional da Serra da Canastra-MG, Farol de Santa Marta e Garopaba em Santa Catarinaโ€, destaca o diretor de negรณcios daย Global Vita Sports, Arthur Trauczynski. Um dos motivos para o sucesso doย Circuito Amazing Runsย pode ser creditado a preocupaรงรฃo dos jovens empreendedores com a entrega final do evento, que se confirma por meioย da constante busca por melhorar a experiรชncia doย atleta,ย ao mesmo tempo que procura contribuir com o meio ambiente e as comunidades onde os eventos acontecem.ย Alรฉm do carรกter empreendedorย dos jovensย irmรฃos Trauczynski,ย aย Global Vita Sportsย conta a experiรชncia doย renomadoย diretor tรฉcnicoย Tadeu Natรกlio, pioneiro no segmento e que atua como organizador de corridas hรก mais de 20 anos, no Brasil.ย Tadeu Natรกlioย รฉ oย Diretor tรฉcnicoย da empresa desde o inรญcio do projeto. Essa equaรงรฃo entre a juventude empreendedora e a experiรชnciaย emย organizaรงรฃo tรฉcnica, deuย muita credibilidade e qualidadeย as provas realizadas pelaย Global Vita,ย possibilitando um rรกpido crescimento no mercado nacional.

Das trilhas para ruas

Com o sucesso doย Circuito Amazing Runsย โ€“ sempreย muito elogiado pelos corredores,ย por sua preocupaรงรฃo ambiental eย qualidade dos eventos โ€“ aย Globalย Vita Sportsย passou a apostar tambรฉm nas tradicionais corridas de rua,ย com o intuito de aumentar o share de mercado e ampliar o portfรณlio de produtos ofertados aos clientes.ย Dentre elas, destaca-se aย ediรงรฃo de 2017 daย Maratona de Curitiba. A campanha de lanรงamento do evento, desenvolvida pela prรณpriaย Global Vita Sportsย (que possui uma equipe completa de marketing e comunicaรงรฃo composta por publicitรกrios, jornalistas, designers e social midias) procurou resgatar aspectos histรณricos e culturais da capital paranaense,ย e convidar os moradores de Curitiba para interagir de forma positiva com a prova,ย com a campanhaย #NossaMaratona. A prova teve recordeย deย participantes em 22 anos de histรณria,ย foram mais de 6,5 milย atletas vindos deย todos osย estados brasileiros e do exterior.ย Alรฉm de um planejamento de comunicaรงรฃo criativo e inteligente para aumentar o engajamento dos corredores e da cidade, aย Global Vita Sportsย trouxe o modelo de Expo para aย entrega de kits da Maratona,ย uma experiรชncia muito valorizada pelos corredores das grandes provas em Sรฃo Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa oferece vรกrias formas de oportunidade para geraรงรฃo de negรณcios com as marcas e empresas: Projetos especiais, patrocรญnio, marketing experiencial, criaรงรฃo de conteรบdo e engajamento com o pรบblico alvo. Um exemplo recente de aproveitamento aconteceu na Corrida da Mulher, uma das primeiras provas exclusivamente destinada ao pรบblico feminino do paรญs. Aย Renault do Brasil, com o objetivo de estreitar o relacionamento com as mulheres e criar aรงรตes queย potencializassem ร s campanhasย de lanรงamento dos modelos Renault Captur e Tweezy (elรฉtrico), assumiu o patrocรญnioย Naming Rights da prova. โ€œAproveitamos o momento para criar uma experiรชncia completa de marca, querรญamos algo que fosse muito alรฉm da aplicaรงรฃo de logo nos materiais promocionais. Os veรญculos foram integrados a cenografia do evento, utilizamos o Tweezy como carro madrinha, criamos oportunidades de experimentaรงรฃo com aรงรตes de Test Drive โ€“ Tambรฉm exploramos algumas iniciativas sociais da empresa, trouxemos para a Expo duas Ongโ€™s beneficiadas pela Renault, a Borda Viva e a Unileu,eย  por fim, com foco direto nas mulheres participantes, ย foi captado currรญculo das mulheres participantes, demonstrando o compromisso da empresa em aumentar o volume de mulheres no seu quadro de funcionรกrios.โ€ย explica o diretor de negรณcios daย Global Vita Sports,ย que tambรฉm cita alguns outros exemplos de oportunidades de negรณcio desenvolvidos com as marcas New Balance e Unimed.

Como buscar diferencial competitivo em um mercado de grande concorrรชncia

Essas aรงรตes, alรฉm fortalecerem as marcas, permitem que o negรณcio daย Global Vita Sportsย seja sustentรกvel dentro de um mercado de grande concorrรชncia.ย ย Sรณ em Curitiba, por exemplo, onde concentra-se o maior nรบmero de provas organizadas pela Global, acontecem, em mรฉdia, trรชs corridas de rua por final de semana.ย ย โ€œA nossa estratรฉgia รฉ buscarย aย diferenciaรงรฃo desenvolvendo produtos de alta qualidade, utilizando como benchmark as maiores provas do Brasil e do mundo. Um outro ponto importante รฉ a inserรงรฃo da sustentabilidade como estratรฉgia de negรณcio, queremos que o atleta perceba e acredite no nosso interesse em fazer do mundo um lugar melhorโ€, destaca Arthur Trauczynski. Segundo o diretor de negรณcios, o mercado de corridas vem mudando a cada ano, por isso รฉ preciso inovar e buscar a excelรชncia na entrega paraย oย corredor.ย Em paralelo, รฉ necessรกrio investir na criatividade e no marketing experiencial, para que as empresas percebam de forma efetiva os benefรญcios de participar dos eventos. โ€œUsamos o planejamento como uma ferramenta de anรกlise preditiva, que nos auxilia a mitigar potenciais erros e antecipar a qualquer que seja a adversidade. Trabalhar com eventos esportivos รฉ muito intenso, vocรช nรฃo tem duas chances: ou vocรช acerta ou vocรช acerta! Em alguns casos, nรณs temos um รบnico dia para colocar em prรกtica todas as aรงรตes de um projeto que foi desenvolvido por seis meses. Um erro pode custar muito caro para a empresa,ย eventualmente porย em risco a seguranรงa dos nossos clientes ou terminar definitivamente a relaรงรฃo que construรญmos com eleโ€, alerta Arthur para quem deseja empreender no seguimento.

Destaque da Semana

OX Steak & Fish prepara Rรฉveillon dos Sonhos em BC

Com o Oceano Atlรขntico ao fundo e a exclusividade...

Dengo inaugura primeira loja em Maringรก, com opรงรตes de presentes

Nova marca chega ao Catuaรญ Shopping Maringรก com opรงรตes...

Cidadania Jรก chega a Maringรก com nova unidade no Catuaรญ

Empresa referรชncia em cidadania europeia inaugura espaรงo no Catuaรญ...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor