Estudantes deixam o ensino fundamental com desempenho pior do que entraram, em mรฉdia, no Brasil. ร o que mostram os resultados das avaliaรงรตes do Sistema Nacional de Avaliaรงรฃo da Educaรงรฃo Bรกsica (Saeb), divulgados hoje (30) pelo Ministรฉrio da Educaรงรฃo (MEC).
As provas que avaliam os estudantes de escolas pรบblicas em lรญngua portuguesa e matemรกtica mostram que os estudantes chegam a um nรญvel maior de aprendizagem nas disciplinas no 5ยบ ano do que no 9ยช ano, quando deixam o ensino fundamental.
Os resultados mostram que, quando fazem a avaliaรงรฃo no 5ยบ ano, os estudantes ficam, em mรฉdia, no nรญvel 4 de proficiรชncia, tanto em lรญngua portuguesa quanto em matemรกtica – em uma escala que vai de 0 a 9 em portuguรชs e de 0 a 10 em matemรกtica. De acordo com os critรฉrios do MEC, no nรญvel 4, os estudantes aprenderam o bรกsico em ambas disciplinas.
No 9ยบ ano, o resultado piora. Em mรฉdia, os estudantes estรฃo no nรญvel 3, tanto em lรญngua portuguesa quanto em matemรกtica, o que significa que nรฃo alcanรงaram nem mesmo o nรญvel bรกsico e tiveram uma proficiรชncia insuficiente. Nessa etapa, a escala vai atรฉ 8 em portuguรชs e 9 em matemรกtica, mas os critรฉrios do MEC para classificar a aprendizagem como suficiente permanecem os mesmos.
Trajetรณria
Em mรฉdia, os estudantes do 5ยบ ano obtiveram 215 pontos em lรญngua portuguesa em 2017 e 224 pontos em matemรกtica. Os nรบmeros apresentam aumento em relaรงรฃo ร avaliaรงรฃo anterior, em 2015, quando as pontuaรงรตes foram respectivamente 208 e 219. Os resultados do 5ยบ ano melhoram a cada ano desde 2003 tanto em portuguรชs quanto em matemรกtica.
No 9ยบ ano, as mรฉdias crescem a ritmo mais lento, desde 2007 em portuguรชs e, desde 2015 em matemรกtica. A mรฉdia passou de 252 para 258 em lรญngua portuguesa de 2015 para 2017 e de 256 para 258 no mesmo perรญodo em matemรกtica.
No 5ยบ ano, cerca de 58% dos municรญpios que participaram da avaliaรงรฃo tiveram mรฉdia inferior ร nacional em portuguรชs e 56% tiveram mรฉdia inferior ร brasileira em matemรกtica. No 9ยบ ano, essa porcentagem aumenta, cerca de 63% dos municรญpios ficaram abaixo da mรฉdia em portuguรชs e 61% em matemรกtica. A etapa de ensino รฉ ofertada majoritariamente pelas redes municipais. Esses municรญpios estรฃo concentrados principalmente nas regiรตes Norte e Nordeste.
Ministรฉrio da Educaรงรฃo
Na avaliaรงรฃo do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anรญsio Teixeira (Inep), responsรกvel pela avaliaรงรฃo no ensino fundamental hรก avanรงos, sobretudo no 5ยบ ano, em ambos os componentes avaliados. A pasta reconhece que no 9ยบ ano, โos avanรงos foram menoresโ.
Os resultados sรฃo do Saeb, aplicado em 2017 aos estudantes do 5ยบ e do 9ยบ ano do ensino fundamental de escolas pรบblicas, alรฉm dos estudantes do รบltimo ano do ensino mรฉdio de escolas pรบblicas de forma censitรกria e para estudantes de escolas particulares de forma amostral. Cerca de 77% dos estudantes participaram das provas, totalizando cerca de 5,5 milhรตes de alunos de 73 mil escolas.
Publicado emย 30/08/2018 – 11:11
Porย Mariana Tokarnia – Repรณrter da Agรชncia Brasilย ย Brasรญlia
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