De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 7,8% em julho se comparado ao mesmo período de 2017. Foi o melhor resultado da atividade varejista para o mês dos últimos seis anos.
Segundo os economistas da Serasa Experian, os setores ligados aos bens de consumo duráveis, impulsionados por taxas de juros mais baixas e pela expansão, ainda que modesta, do crédito ao consumidor, exibiram desempenho melhor do que os setores mais ligados à massa de rendimentos, e lideraram a expansão da atividade varejista.
O segmento de veículos, motos e peças foi o que mais cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado: 15,0%. Na sequência, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, com 13,9%, e o segmento de combustíveis e lubrificantes, com 5,8%. Já no campo negativo temos o ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (queda de 6,2%), além de recuos de 4,3% no segmento de materiais de construção, de queda de 1,4% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios, sempre quando comparados com o mesmo mês do ano passado.
A série histórica deste indicador está disponível em
https://www.serasaexperian.
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
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