Com mercado cada vez mais competitivo, escola de idiomas aposta em prática direcionada à entrevista de emprego

inFlux English School aposta em atividade que prepara os alunos para o processo seletivo em língua inglesa.

Num cenário de 13 milhões de pessoas desempregadas, o levantamento da revista Forbes oferece uma luz no fim do túnel: multinacionais de diferentes setores já traçaram planos para investir no Brasil. A estimativa é que até o final deste ano essas empresas estrangeiras invistam US$ 1,85 trilhão no país.

O alto investimento das empresas significa também necessidade de capacitação de mão de obra e o baixo domínio da língua é o principal obstáculo quando se trata de recrutamento. Gestores de recursos humanos afirmam que sem o domínio do inglês, os profissionais ficam estagnados em empresas multinacionais – isso quando conseguem passar pelo processo seletivo.

Pensando no recrutamento, a inFlux English School criou o Hiring Experience (contratação, em inglês) que tem como objetivo preparar o aluno para o processo seletivo em inglês, seja como candidato à vaga ou como recrutador. “O projeto surgiu porque identificamos que um processo seletivo que envolve um idioma que não é o português costuma intimidar e estressar o candidato. Toda a atividade foi desenvolvida conforme as principais características de uma seleção” explica a gerente pedagógica da escola, Lívia Bueno.

Ela conta ainda que essa atividade leva em consideração dicas de apresentação pessoal, bem como os chunks, ou seja, combinações de palavras mais comuns utilizadas na situação para que o aluno possa entender e ser entendido durante o processo seletivo.

O fundamental é perder o medo de falar em público, a entrevista de emprego é uma situação de estresse elevado e que exige do candidato um forte controle emocional. “O segredo é conhecer bem a empresa, entender como funciona o processo de seleção dela e procurar estar preparado para várias etapas com diferentes enfoques, desde um simples teste de inglês até defesa de opiniões, apresentação pessoal e dinâmicas em grupo” finaliza.