Início + Mais Gente Pontos de Atendimento ao Empreendedor realizam encontro no oeste do PR

Pontos de Atendimento ao Empreendedor realizam encontro no oeste do PR

Espaços são extensões do Sebrae/PR e parceiros nos municípios para atender empreendedores de micro e pequenas empresas

 

Equipes comprometidas com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais. Assim seguem agentes de atendimento, executivos e instituições parceiras que atendem nos dez Pontos de Atendimento (PAs) ao Empreendedor no oeste paranaense. Os espaços funcionam dentro de associações empresariais como canais do Sebrae/PR nas cidades de Assis Chateaubriand (Aciac), Cascavel (Acic e Amic), Guaíra (Aciag), Laranjeiras do Sul (Acils), Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Medianeira (Acime), Palotina (Acipa), Santa Helena (Acisa) e Quedas do Iguaçu (Aciqi).

 

Destaques entre todos os 45 PAs do Paraná, as equipes desses espaços na região não param de se capacitar para atingir melhores resultados. No último dia 31 de julho, estiveram presentes no Encontro Regional dos Pontos de Atendimento do Oeste do Paraná, na sede da Associação Empresarial de Medianeira (Acime). A programação do evento reforçou conceitos, despertou para novos olhares ao desenvolvimento empresarial e possibilitou a troca de experiências e tendências entre os integrantes dos PAs da região.

 

“Temos, dentro dos PAs, a forte união entre o Sebrae/PR com as associações empresariais além da parceria com outras instituições de fomento ao empreendedorismo, como sindicatos, cooperativas de crédito e universidades. Aliado a isso, temos um ‘casamento perfeito’, que é a capilaridade, por termos uma quantidade expressiva de canais de atendimento na região; e a qualidade desse atendimento; que resultam nessa condição de apoio continuado aos empreendedores nos municípios”, enfatiza o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein.

 

Stein lembra, ainda, que dos oito Pontos de Atendimento no Paraná reconhecidos com o Selo de Referência Ouro, no início do ano, sete são do oeste paranaense. “Nossos PAs já têm a chancela de atendimento referência. Entretanto, neste evento, percebemos o desejo de melhoria constante, de continuar o ‘movimento’ de qualificação para garantir ainda mais resultados aos clientes, que são as micro e pequenas empresas locais. É esse desejo de superação e entrega aliado ao apoio das instituições que integram os PAs que fortalece os espaços em todas as cidades”, contextualiza.

 

Oxigenação

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, apesar de serem referência, as equipes dos Pontos de Atendimento da região buscam superar os próprios resultados. “Também é por conta do reconhecimento ao engajamento dessas equipes que fomentamos eventos como o encontro regional. É a vontade de melhoria constante e comprometimento com resultados que faz o diferencial nos PAs do Oeste do Paraná”, assegura.

 

Na programação do encontro, além das ações de alinhamento e análise do ambiente regional, os cerca de 30 participantes tiveram a oportunidade de ‘oxigenar’ os conceitos de atendimento por meio de atividades como o ‘Safari Urbano’, atividade orientada e conduzida a céu aberto para análise e despertar sobre tendências e cenários; palestra-show sobre inovação, relacionamento com clientes e experiências; e, ainda, o relato de atendimento e resultados a clientes da Acime e atuação da associação empresarial no desenvolvimento dos negócios.

 

“Nossa intenção foi ‘mexer’ com as experiências de cada um deles em relação ao atendimento aos empresários e despertar para novas tendências, a exemplo do safári, onde puderam sentir ‘na pele’ o ambiente do empresário. Isso possibilita que saiam de suas ‘zonas de conforto’ para repensar e buscar a superação dos próprios reconhecimentos. O evento mostrou que, mesmo que se esteja vencendo, é preciso se superar, estar preparado para ser cada vez melhor”, assinala Willian Braga Tomaz.

 

Prática

Foi, justamente, a atividade do ‘Safari Urbano’ que chamou a atenção do executivo da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (Aciag), Nilson Oliveira. “A simplicidade do ato e o grau de riqueza de informação gerada por meio das visitas às empresas me abriu a visão. Costumamos visitar clientes e potenciais clientes, mas não com esse olhar de ir para dentro do negócio, conhecer, de fato, a empresa e detectar suas demandas. Minhas visitas serão diferentes daqui para frente”, prevê.

 

Marco Antônio Ottobelli, um dos empresários que receberam a ação de Safari Urbano, sentiu-se lisonjeado com a oportunidade de mostrar sobre o seu negócio, uma hamburgueria gourmet aberta há quatro anos em Medianeira. “Meu irmão e eu, André Felipe, ficamos muito felizes em poder compartilhar nossa história com o grupo. Conhecemos o trabalho do PA na Acime, que sempre nos assessora quando preciso, e já usamos algumas das soluções do Sebrae/PR, como o Empretec e Sebratec, por exemplo”, sintetiza o empresário.

 

Sobre o encontro regional, Nilson de Oliveira conta que, sendo um dos PAs mais ‘jovens’ – inaugurado em março do ano passado, também aproveitou a ocasião para se integrar com a rede. “Quando nos conhecemos pessoalmente, criamos um ponto de referência mais forte entre as equipes. As conversas nos tornam mais próximos e sintonizados, não somente entre os atendentes, mas entre os representantes das associações empresariais estreitando laços”, assinala.

 

A agente de atendimento do PA de Marechal Cândido Rondon, Paloma Talita Mancini Santin, além da visita às empresas destacou sobre o alinhamento do grupo no início dos trabalhos do Encontro Regional dos Pontos de Atendimento do Oeste do Paraná. “Percebemos que temos as mesmas dificuldades diante dos atendimentos nos PAs, independentemente da cidade onde estamos. São detalhes que precisam ser melhor estruturados para que nosso trabalho traga ainda mais resultados”, aponta.

 

Na avaliação do empresário Gustavo Szlapak, proprietário de uma bike-shop em contêineres de Medianeira, foi gratificante abrir a empresas para servir de visitação ao grupo dos PAs. “Estou há 15 meses com a empresa na cidade e ainda não conhecia os serviços do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, apesar de conhecer o trabalho e atuação do Sebrae/PR junto aos empreendedores. É uma oportunidade de troca e aproximação”, argumenta.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Sair da versão mobile