O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, chega à capital paranaense, praça mais importante do Estado, na próxima quinta-feira (20). Negócio de atacado do GPA, o Assaí está presente em 18 Estados com 133 lojas e está em um ritmo acelerado de expansão. No ano passado, a rede inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior. A unidade de Curitiba demandou R$ 45 milhões em investimentos e gerou aproximadamente 580 empregos diretos e indiretos na região, já que uma das características do Assaí é valorizar a mão de obra local. No Paraná, a rede já possui outras três lojas: duas em Londrina e uma em Maringá.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Curitiba é a maior cidade do Paraná e possui papel importante na economia não só da região, como também do Estado. “Curitiba é um polo importante para o desenvolvimento do Paraná. Como já temos três unidades bem consolidadas no interior do Estado, vimos uma boa oportunidade para a expansão da rede na capital e região metropolitana, uma vez que a localidade possui perfis de potenciais clientes aderentes ao nosso negócio, sejam eles consumidores finais em busca de economia, sejam pequenos e médios empreendedores que se abastecem em nossas lojas”, explica o Presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes. Serão atendidos pequenos e médios comerciantes, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias), além dos consumidores finais, atraídos pelo preço baixo e economia característicos do setor. Um dos pontos mais atrativos do Assaí é a economia para o cliente. A compra pode ser de 15% a 20% mais econômica na comparação com o varejo tradicional, de acordo com dados da Nielsen. O Assaí oferece mais de 7 mil produtos entre itens de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.
A loja, com localização estratégica, em frente ao terminal do Pinheirinho, na Linha Verde (BR116), é a maior da rede no Estado do Paraná. O salão de vendas possui mais de 6 mil m², com 32 check-outs e a unidade conta com mais de 460 vagas de estacionamento. A nova loja de Curitiba tem, ainda, um moderno sistema de ar-condicionado que permite a economia de até 40% do consumo de energia elétrica. Trata-se do sistema de refrigeração transcrítico, que consiste na utilização de gases naturais, especialmente o CO2, e componentes tecnológicos, como o ejetor de vapor e líquido. O Brasil é pioneiro na realização desse tipo de instalação na América do Sul e a loja do Assaí em Curitiba é a primeira da rede a utilizar a tecnologia. “Sempre buscamos formas de tornar a nossa operação cada vez mais eficiente e sustentável. Já temos usinas solares instaladas em algumas das nossas lojas pelo Brasil e acreditamos que o sistema de refrigeração transcrítico é mais um passo na busca por esse objetivo. Diminuir o consumo de energia elétrica é um desafio constante para nós e temos conseguido alcançar resultados muito satisfatórios a partir das soluções que escolhemos utilizar”, analisa Gomes.
Quando se fala em economia, a política de dois preços é um dos diferenciais da rede. Essa estratégia atende às necessidades de todos os clientes que tem acesso às lojas. Com essa dinâmica, o consumidor não precisa comprar uma caixa fechada de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades já é possível pagar o valor de atacado – essa informação está disponível nas etiquetas dos produtos expostos na área de vendas. Além disso, o Assaí também disponibiliza o seu cartão de crédito próprio, o Passaí. “Com o cartão, os clientes têm a vantagem de pagar o preço de atacado comprando apenas uma unidade de determinado produto, ou seja, não é preciso adquirir uma quantidade mínima definida para aproveitar a economia proporcionada nas compras em atacado. Esse benefício é inédito no segmento de atacado de autosserviço do Brasil”, destaca Gomes.
Crescimento
O Assaí tem apresentando números significativos de crescimento: no primeiro semestre deste ano, por exemplo, a rede cresceu 24% em vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.Segundo Belmiro Gomes, isso pode ser explicado a partir de alguns fatores. “Um deles é a assertividade do negócio e a adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles consumidores finais em busca de economia, empreendedores que buscam preço baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável. Além disso, o momento econômico mais desafiador que o País viveu nos últimos dois anos também colaborou para que as pessoas buscassem formas alternativas para economizar e encontraram no atacado uma opção que vale a pena”, comenta.
De acordo com dados da Nielsen, aproximadamente 10 milhões de famílias migraram dos supermercados e hipermercados para fazer suas compras de abastecimento nas lojas de “atacarejo” atraídos principalmente pelo preço. “Soma-se a este cenário a aceleração da expansão do segmento, bem como do Assaí propriamente dito. Com o crescimento e a abertura de novas lojas, regiões e cidades que antes não tinham lojas de atacado nos arredores passam a conhecer o segmento e optam por realizar suas compras nesse canal”, observa o Presidente da rede.
Uma pesquisa realizada pelo Data Popular em parceria com o Assaí Atacadista em 2017 constatou que os consumidores finais estão optando, cada vez mais, pelo atacarejo. Dentre os entrevistados, 60% afirmam ter passado a fazer compras no segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar comprando quando a situação melhorar.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 133 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2017, a rede inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior.