O funcionamento de lojas anexas aos supermercados รฉ uma tendรชncia que jรก se consolidou, especialmente por serem grandes aliadas dos consumidores, que tem fรกcil acesso a mais serviรงos em um mesmo local, otimizando seu tempo com comodidade e seguranรงa. O crescimento do setor de supermercados โ 2% no primeiro semestre deste ano, em comparaรงรฃo com o mesmo perรญodo de 2017, segundo o รndice Nacional de Vendas da Associaรงรฃo Brasileira de Supermercados (Abras) โ tambรฉm significa melhora nas vendas deste tipo de ponto comercial. “Ao fazer suas compras, o cliente jรก aproveita para pagar contas na lotรฉrica, fazer refeiรงรตes, passar na farmรกcia e utilizar serviรงos de chaveiro, cabeleireiro, sapataria e conserto de roupas, por exemplo”, observa Paola Noguchi, diretora executiva da DCL Real Estate, empresa que oferece soluรงรตes imobiliรกrias em diversos setores como varejo, logรญstica, corporate, shoppings centers e self storage.
A integraรงรฃo tornou o varejo um centro de compras completo, com recursos para suprir diferentes necessidades com conforto e conveniรชncia. ร uma via de mรฃo dupla โ o supermercado oferece espaรงo seguro e com estacionamento e as galerias complementam as soluรงรตes oferecidas no local. Paola ressalta que o custo-benefรญcio para o empreendedor รฉ excelente, pois o lojista tem a vantagem de contar com um fluxo garantido e maior de pessoas e a possibilidade de atrelar a imagem do seu negรณcio ao de uma grande marca. “Todos os imรณveis da DCL ocupados por supermercados possuem espaรงos para lojas. O perfil dos locatรกrios รฉ bastante diversificado e atendemos desde pequenos empreendedores atรฉ grandes franquias”, comenta.
O Salรฃo de Beleza Princess Hair, que atua em Curitiba hรก mais de 20 anos, possui uma rede com quatro unidades, sendo que uma faz parte da galeria do Walmart do bairro Juvevรช. O salรฃo, que oferece serviรงos diferenciados, com atendimento exclusivo e profissionais altamente qualificados, รฉ um dos exemplos que confirmam o sucesso das galerias. Alรฉm de manter os negรณcios jรก existentes, as marcas estรฃo ampliando sua atuaรงรฃo. O Boticรกrio passou de um quiosque no Hipermercado BIG, localizado no bairro Xaxim, em Curitiba, para uma loja maior no mesmo local em junho. Para Paola, a tendรชncia รฉ que o mix de produtos e serviรงos fique cada vez mais diversificado e com a presenรงa de marcas relevantes, elevando o nรญvel de experiรชncia de compras.
Last mile tambรฉm รฉ tendรชncia para galerias de supermercado
O conceito de last mile – ou รบltima milha, em portuguรชs โ faz parte da logรญstica das empresas e tรชm ganhando atenรงรฃo especial do e-commerce, que ainda tem dificuldades de entregar seus produtos aos consumidores. O last mile รฉ a รบltima etapa da entrega da mercadoria ao consumidor final, fase decisiva do processo logรญstico e que determina a qualidade do serviรงo prestado pela loja e o seu comprometimento com o cliente. Uma das soluรงรตes para resolver questรตes como atrasos, extravios e alto custo do transporte รฉ criar parcerias com lojistas que desejam se tornar um pick up point, ou seja, um ponto de retirada.
A soluรงรฃo รฉ vantajosa para todos os envolvidos โ o comรฉrcio eletrรดnico resolve os problemas com o last mile, o consumidor fica satisfeito e a loja que se torna um ponto de retirada tem maior fluxo de pessoas, com mais chances de aumentar as vendas e ainda recebe uma pequena comissรฃo sobre os produtos entregues. Nรฃo vai gerar nenhum custo adicional para o lojista. Paola ressalta que ao se tornar um local de entrega, troca ou devoluรงรฃo do e-commerce, a loja tem sua divulgaรงรฃo ampliada e atrai novos clientes. “Eu acredito que esta รฉ uma tendรชncia muito forte para as galerias e se tornarรก realidade em breve”, completa a executiva.