Recente pesquisa do Google mostrou que apenas 9% dos entrevistados não vão aproveitar as promoções da Black Friday desse ano. No ano passado, os brasileiros gastaram mais de 2 bilhões de reais na promoção anual. O gasto médio foi de R$1.178.
O principal motivo para a não participação na black friday brasil, segundo a pesquisa, é a falta de dinheiro. Muitos consumidores preferem pagar contas ao invés de gastar. Além disso, a falta de confiança nas promoções é um obstáculo para 37% dos entrevistados participarem da promoção. Por outro lado, 75% dos consumidores que já comprarem nesta sexta-feira especial afirmaram que gastaram o valor médio que esperavam.
Nos últimos anos, os campeões de vendas na black friday brasileira foram os eletroeletrônicos (smartphones, TVs e eletroportáteis). Esse ano, com a adesão de novas lojas, as roupas e acessórios também entrarão na lista dos mais procurados. Segundo o Google, eletrônicos e vestuário devem os itens comprados na sexta-feira promocional de 2018.
No ano passado, os brasileiros compraram em 3,9 categorias diferentes, entre elas eletrônicos, viagens e beleza — o que representa uma alta de 15% em relação a 2015.