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Pequenos municípios do Oeste do PR superam metas para 2021 na Educação Básica

Nos anos iniciais, Bom Sucesso do Sul, Quatro Pontes, Tupãssi, Realeza, Marmeleiro, Renascença, Quatro Pontes, Salgado Filho e Pérola ultrapassam as médias estadual e nacional no Ideb

Os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirmaram a qualidade de ensino na rede municipal das cidades de Bom Sucesso do Sul, Quatro Pontes, Tupãssi, Realeza, Marmeleiro, Renascença, Quatro Pontes, Salgado Filho, e Pérola. De 2015 a 2017, as nove cidades paranaenses com menos de 20 mil habitantes já alcançaram as metas de 2021 para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Com pouco mais de 3 mil habitantes e nota 7,7, Bom Sucesso do Sul figura entre os cinco melhores resultados do Ideb no Paraná e os 50 melhores do Brasil. De 2015 para 2017, a evolução do município foi de 6,9%. Com nota 7,5, as cidades de Realeza e Tupãssi apresentaram crescimento de 8,7% e 13,6%, respectivamente, e figuram entre as 15 melhores notas do Paraná e as 100 melhores nacionais.

As nove cidades do Oeste do Paraná ultrapassaram as médias estadual (6,5) e nacional (5,8) e possuem o mesmo sistema de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As escolas mantidas da rede municipal adotam o sistema de ensino Aprende Brasil, que contribui para padronizar a educação de qualidade nas cidades. “Todos os  alunos utilizam o mesmo material de ensino, promovendo oportunidades iguais e inclusão digital. Isso faz com que o nível de aprendizado de todos seja uniforme e com a mesma qualidade”, salienta a gerente de produto do Aprende Brasil, Damila Bonato.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota da Prova Brasil e da taxa de aprovação, e divulgado a cada dois anos.

Com o convênio do Aprende Brasil, as redes municipais de ensino utilizam o material didático, apoio pedagógico, assessoria na gestão, formação continuada dos professores e sistemas de monitoramento de qualidade. Além disso, o sistema de ensino conta ainda com o Portal Aprende Brasil On – um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Além disso, o sistema possibilita ao gestor da escola, ao professor e aos familiares o acompanhamento do processo escolar, por meio de relatórios, com análises inteligentes sobre o desempenho de cada aluno ao longo de sua trajetória.

Para Damila Bonato, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com as escolas. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma a gerente, que destaca também outras duas cidades paranaenses com bons resultados no Ideb: Arapoti (6,6) e Indianópolis (6,7) – ambas acima das médias estadual e nacional, que já superaram as metas para 2021 e utilizam o mesmo sistema de ensino.

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